Retificação de nome em Certidão
Bom dia! Estou iniciando um processo de nacionalidade para Neto.
- Encontrei a certidão de meu avô (português). No documento consta o nome: Perfeito Pedro Aleixo, filho de Maria do Rozario.
- Na Certidão de nascimento de minha mãe (filha do português) consta: filha de Perfeito Aleixo e Zélia Ribeiro Aleixo. Como avós paternos: João Pedro Aleixo e Maria do Rosário Aleixo. Assim, temos duas inconsistências em relação a Certidão de Nascimento do português: No nome do meu avô foi omitido o nome Pedro; e o nome da avó paterna diferente do que consta na certidão de nascimento do português.
- Perfeito Aleixo (português) foi o declarante do nascimento de minha mãe, dias após o seu nascimento.
- Perfeito Aleixo e Zélia Ribeiro Aleixo (meus avós) eram casados (cartório) antes do nascimento de minha mãe.
- Alguém poderia me dizer se é o caso solicitar a retificação dos nomes na certidão de nascimento de minha mãe (filha do português)?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Fabio75 esse é um caso que EU não retificaria.
Rozario e Rosário = mesma pronúncia, pela prática habitual das conservatórias não precisa de retificação.
A questão do nome do meio também acredito que não haverá problemas, pois era prática comum acontecer isso de suprimir um nome do meio, e ainda assim fica perfeitamente caracterizado que é a mesma pessoa.
@LeoSantos muito obrigado pelas dicas. Em relação ao nome da Mãe de Perfeito Pedro Aleixo (Maria do Rozario) consta como Maria do Rosário Aleixo, na certidão de minha mãe ( foi incluído Aleixo no nome). Isso também não é necessário retificar?
mais uma vez, muito obrigado pelo seu tempo e disposição em ajudar!
@Fabio75
Concordo com o @LeoSantos , mandaria como está, sem retificar nada. Nenhuma das diferenças são inconsistências ou erros.
@ecoutinho Muito obrigado!!! Farei assim então. Vou enviar se retificar…espero que dê tudo certo.@LeoSantos
Boa tarde pessoal!
Estou com dúvida se precisa ou não fazer retificação:
Na certidão de nascimento de meu pai ( filho do português) consta Avó paterna Maria RosaRia, mas na certidão do português consta Maria RosaLia. Preciso retificar a certidão de nascimento de meu pai?
Obrigada pela ajuda.