Validade de documentos no Processo de Nacionalidade

Boa dia estou com as certidoes de nascimento de meu Pai e de meu avo em maos e juntando mais documentos.

Minha irma me alertou sobre a data de validade desses documentos para Portugal.

As certidoes apostiladas as copias dos documentos, etc. Tem prazo de validade para o andamento do processo? vejo as pessoas aqui informando que levarao mais de 1 ano para conseguir todos os documentos.

Muito Obrigada!

Patricia

Comentários

• @patmarques

As certidões não têm validade, entretanto quanto mais antigas forem maior a chance de serem documentos fraudados (do ponto de vista de quem vai analisar na conservatória) por isso o ideal é usar documentos mais recentes possível.

Eu tento usar sempre emitidos há menos de 1 ano, mas não acredito que um documento com 2 ou 3 anos de emissão cause problema. A partir disso eu evitaria. Pode passar batido ou pegar um conservador mais criterioso que vai te pedir uma nova certidão atualizada.

• ecoutinho

Muito obrigada!

• E no meu caso informara-me que as certidões tinham que ter no máximo 3 meses na altura de fazer o processo…

• @Zephyrus

A certidão que tem validade de 3 meses é a de antecedentes criminais emitida no site da PF, usada apenas em processos de atribuição de netos, ou cônjuges, tempo de residência, sefardita e outras modalidades de aquisição. Essa consta a validade na própria certidão.

As certidões emitidas em cartório como as de nascimento e casamento não têm validade, mas eu não aconselho usar nada com mais de 2 a 3 anos de emissão.

• @ecoutinho ok. Pensei que era em relação de registos cromais do estrangeiro legalizados pelo consulado… ou certidões de nascimento estrangeiras.. disseram-me que mais de 3 meses não são aceites.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.