Falta o nome do pai no batismo em 1883

Estou ajudando a minha tia a fazer a cidadania portuguesa, porém me deparei com um problema que talvez possa inviabilizar. O batismo da portuguesa em 1883 em Souselas - Coimbra, consta que ela é filha de mãe solteira e não consta o nome do pai. A portuguesa foi para o Brasil (RJ) sozinha em 1913 e se casou com brasileiro em 1915. Na certidão de casamento, certidão de óbito e carteira de estrangeiro constam o nome do pai. Estou tentando alguma informação dos avós paternos da portuguesa, mas só tenho o nome dele, não tenho mais dado nenhum. Alguém consegue uma luz pra mim? GRATO

Comentários

• editado August 14

@Evanxx

Não partiria do princípio que pode "inviabilizar". Pode dificultar, mas muitas dificuldades tem soluções.

Primeiro passo é ter certeza que está olhando o batismo certo e não de homônima.

Sendo o correto, pode ter ocorrido algumas coisas depois. Por exemplo, a PT sabia quem era o pai dela (mesmo ele não aparecendo no batismo) e simplesmente passou a informar isso nos documentos no BR. E essa informação foi se replicando de um documento para outro. Por exemplo, ao casar, ao invés de ter realmente apresentado documentos comprovando quem era e de quem era filha, ter levado duas testemunhas corroborando o que ela estava dizendo - isso acontecia na época. Pronto: apareceu o nome do pai dela no casamento e isso se espalhou para os documentos posteriores.

Outra hipótese é , depois do batismo dela, ou os pais terem se casado, ou o pai a ter reconhecido como filha de outra forma. Com isso, documentos posteriores dela passariam a incluir o nome do pai.

Uma maneira de tentar verificar essa segunda hipótese é achar batismos de irmãos mais novos da PT, para ver se eles também são filhos de pai incógnito, ou se já consta o nome do pai. Tem a árvore da família (por exemplo, no Family Search)? Isso ajuda muito a destrinchar a história familiar e a achar mais documentos.

Se no fim das contas a PT realmente "inventou" um nome do pai aqui no BR, sempre há a possibilidade de se retificar os documentos todos no BR (aqueles necessários para o processo de nacionalidade) onde aparece esse nome - eliminando o "pai inexistente" para que tudo bata com o documento "original - o batismo dela em PT. Dá trabalho, mas muita gente já teve que fazer esse caminho. É bem comum essa coisa de "pais inventados" no BR que não existem em nenhum documento em PT.

• @CarlosASP

Acredito que o batismo esteja correto, inclusive pelas buscas no "Family search", seguindo suas orientações, localizei uma irmã da portuguesa, que também foi batizada somente com o nome da mãe. Acho que realmente vc "matou a charada", a portuguesa inventou o nome do pai. Já vi que teremos que entrar com retificações nos registros brasileiros, inclusive para fazer a transcrição do casamento da portuguesa com o brasileiro, pois a mesma não foi declarante do nascimento do pai da minha tia. Vc sabe me dizer de estas retificações tem custos altos?

• @Evanxx

O custo total vai depender do número de documentos. Faz um tempo que tive que fazer retificação (e foi só num documento); não lembro mais quanto saiu entre o custo da retificação em si e das certidões que tive que obter.

Converse com o cartório onde está cada certidão que pretende retificar, pois cada um tem um procedimento diferente e pedem coisas diferentes. Uns fazem mais fácil, outros emperram bastante.

O processo de sua tia é como neta ou filha?

Antes de sair retificando coisas - um tema que não gosto muito de dar opiniões sobre quando ou não fazer - sugiro que coloque aqui os nomes (não precisam ser os verdadeiros, mas tem que estar consistentes com as variações em cada certidão) de todos os envolvidos (registrado, pais e avós) em cada certidão que precisa apresentar para cada geração.

É o conjunto dessas informações que leva o conservador a "acreditar" ou não que se trata realmente da pessoas certas. Por exemplo, Maria. filha de Joao da Silva e Ana dos Santos, não parece ser a mesma pessoa que Maria, filha de Ana dos Santos e pai incógnito. E. no caso de netos, Terezinha filha de Maria e Fulano e neta materna de Joao da Silva e Ana dos Santos também levanta a dúvida se é a mesma pessoa que se ela deveria aparecer como neta materna de Ana dos Santos e avô incógnito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.