Dúvida sobre T.C em outros processos de nacionalidade

Oi pessoal, uma dúvida. Realizei a transcrição de casamento e outros familiares podem se beneficiar disso nos processos de nacionalidade deles. É preciso enviar alguma cópia da transcrição? Indicar algum número de registro? Ou uma vez que a TC é feita, automaticamente portugal ja tem ciencia disso quando os processos chegarem lá?

Comentários

• @larabarata a TC nada mais que a lavratura de um assento de casamento realizado no exterior no registros portugueses. Além disso, aqueles que forem portugueses nubentes no assento de casamento, tbm serão averbados nos assentos de nascimento o referido casamento. Assim, uma vez feita a TC, ele ficará lá para sempre, sendo um divórcio, por exemplo, apenas um novo averbamento, sem apagar o registro anterior do casamento. É como uma história da pessoa, mas de forma pública.

• Eu tenho outra teoria.

Depende.

Se foi feito uma transcrição de casamento de uma pessoa com batismo. Antes da criação do sistema nacional de registro. Essa transcrição não é averbada no assento de batismo no arquivo distrital.

Explicando melhor. Num caso concreto.

A minha mãe tirou a cidadania por 1D de neto. Meu bisavô português nasceu em 1888. E eu somente tinha o assento de batismo dele. Fiz a transcrição em 2021 do casamento dele com minha bisavó. No arquivo distrital essa informação não irá aparecer, caso um primo da minha mãe, neto do mesmo bisavô, venha a requerer o assento de batismo atualizado.

Claro que não faz sentido esse primo fazer nova transcrição, mas ele tem que saber, pelo menos, o número da transcrição de casamento, para informar no novo processo de nacionalidade dele.

Agora

Se foi feita a transcrição de uma pessoa cujas informações já constem nos registros (a partir de 1911), aí sim acho que não terá problemas. Aparece no sistema.

• @leonardocouto Isso leonardo, é exatamente o meu caso, a ascendente nasceu antes de 1911 e foi feita com o de batismo. E vou enviar o número de registro para eles colocarem no processo deles. Obrigada!

• editado August 14

@larabarata @leonardocouto transcrição de casamento feita nos dia de hoje sempre irá aparecer no sistema, porque será feito de forma informatizada. Ainda que não apareça no assento de batismo, isso só será relevante se não tiver a informação de que foi feita e alguma informação não bater. Por que? Porque quando fazemos uma transcrição de casamento, também criamos um assento de casamento e o IRN busca essa informações em seu sistema, creio eu que de forma automática, estilo Family Search, razão pela qual não acho que isso seja um problema. De toda forma, a pergunta foi no sentido se há necessidade de se transcrever mais uma vez, sendo respondido que não há essa necessidade, porque não se registra ato civil mais de uma vez no mesmo lugar (Portugal, no caso).

Assim:

Se foi feita a transcrição de uma pessoa cujas informações já constem nos registros (a partir de 1911), aí sim acho que não terá problemas. Aparece no sistema.

Considerando que a transcrição foi realizada depois de 1911, SEMPRE aparecerá no sistema essa transcrição.

• @Destefano

Eu discordo

Em um assento de batismo, com nascimento anterior a 1911, eu acho pouco provável que, quando o processo for analizalizado, o conservador irá ter o trabalho de entrar no sistema e ver se o casamento foi transcrito ou não.

Se fosse o meu processo, eu já enviaria o assento de batismo + a transcrição de casamento. Não contaria com a sorte de mandar sem, achando que o conservador vai achar no sistema. Cair em exigência, ter prazo para cumprir, etc.

Uma simples busca no civil onlie, de transcrição resolve. Custa 10 EUR

• @leonardocouto vc disse que discorda, o que vc discorda? Confesso que não consegui entender o que vc não entendeu. Até porque, eu disse uma coisa e sua observação foi em sentido totalmente diferente. Eu falei que o assento de casamento é informatizado e em relação a isso, o que vc não concorda? Eu disse em algum lugar que não era para indicar nada sobre o assento de casamento ou não enviar o número do assento do casamento?

Por fim, não sei se vc sabe, mas todos os processos passam por pesquisa automática quanto aos seus ascendentes. Assim, se uma pessoa manda um processo de neto. E antes do término do processo dele, o pai dessa pessoa consegue a nacionalidade como filho, essa pessoa, o requerente, que pediu como neto agora também é filho. E nesse caso, aparecerá nas pesquisas internas e o processo de neto mudará para filho. E a nacionalidade será concedida como filho.

• @Destefano Discordo que sempre aparecerá no sistema. Sua primeira frase. Ainda mais em se tratanto de batismo + transcrição.

Simple assim.

Sempre e Sitemas do IRN na mesma frase não combinam.

Só acho que você gosta de uma boa briga. Fique bem :) Encerro.

• @leonardocouto e repito: transcrição de casamento feita nos dia de hoje sempre irá aparecer no sistema, porque será feito de forma informatizada.

Eu não gosto de briga, pelo contrário, se eu soubesse que estava nesse nível, nem teria respondido. No entanto, como a resposta não foi direcionada vc, apenas disse aquilo que tenho certeza, não o que acho que possa ser. Porque as pessoas não gostam de argumentar com argumentos, muito menos de serem contrariadas. Gostam de contrariar, mas se é contrariada, fica chateada.

Desejo o mesmo para vc, fique bem. E encerro tbm por aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.