Extensão de prazo de exigência

Oi, pessoal! Boa tarde!

Eu gostaria de tirar uma dúvida. O meu processo de atribuição de cidadania para neto caiu em exigência - o meu advogado recebeu a notificação por e-mail. A conservadora exigiu a transcrição do casamento dos meus avós. No entanto, percebi que terei que retificar algumas certidões e isso pode levar mais que 30 dias úteis (prazo dado pela conservadora). Minha pergunta é: eu consigo pedir a extensão desse prazo? Se sim, como posso fazer isso? O advogado que eu havia contratado para me apoiar nesse processo se mostrou um malandro e não quero mais recorrer a ele. Inclusive, se for possível estender o prazo, sabem me dizer se eu mesmo posso solicitar isso? Obrigado

Comentários

• @DanielSoares ,

O prazo inicial é de 20 dias + 30 dias. Mas mesmo assim talvez no seu caso não seja suficiente dependendo do que será necessário para as retificações.

Mas não há problema. Primeiramente encaminhe email para o(a) conservadora explicando a situação. E prossiga com os procedimentos. Assim que terminar as retificações encaminhe outro email informando sobre o andamento e se já deu entrada na transcrição.

Ou seja, mantenha uma comuniicação com o conservador especialmente se o prazo de 50 dias estiver terminando e tudo dará certo.

• @DanielSoares

sim, é perfeitamente possível pedir uma extensão do prazo.

Escreva um email para a conservadora, coloque o seu advogado em cópia. É importante manter o advogado informado sobre o que você está fazendo, para evitar que ele faça algo em paralelo.

Escreva algo mais ou menos assim (adapte para sua própria forma de se expressar, mas procure manter uma certa formalidade):

"Prezada Sra. Conservadora Mariazinha de Tal,

No dia xx/xx/xxxx, recebi por intermédio de meu advogado, sr. Joãozinho de Tal (em cópia), cópia de uma notificação a respeito de meu processo de nacionalidade, número xxx.xxxx/xx. Foi-me exigida a realização da transcrição do casamento de Zézinho e Silvinha, respectivamente meu avô e minha avó, como condição necessária para continuidade da análise do referido processo.

Informo que estou providenciando a transcrição, mas que ela não será finalizada dentro do prazo inicialmente indicado por  V.S.ª . Assim, venho por meio deste e-mail solicitar a extensão do prazo para cumprimento da notificação por um período adicional de 30 dias. Comprometo-me a manter  V.S.ª  informada sobre o progresso da transcrição.

Na ausência de uma resposta de sua parte, entendo que minha solicitação acima foi aceita.

Cordiais cumprimentos,

Euzinho da Costa"

--> manda com confirmação de entrega e confirmação de leitura

--> a cada 30 dias, você manda um novo e-mail em cima, pedindo nova extensão do prazo, até concluir a transcrição. Vai sempre fazendo referencia aos emails anteriores.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.