Trabalhadores da AIMA anunciam greve de agosto a dezembro

O que era muito ruim, parece que pode piorar...

Com uma lista de 25 reivindicações, os trabalhadores da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vão fazer greve de 22 de agosto até 31 de dezembro deste ano. O pré-aviso foi entregue nesta semana ao governo, de acordo com um documento a que o DN teve acesso.

(...)

A greve foi convocada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais e vai abranger todos os trabalhadores da federação, independentemente do vínculo contratual. O órgão esteve reunido com representantes do Executivo a 1 de agosto, tendo aí sido apresentadas as principais reivindicações dos funcionários. De acordo com o sindicato, o encontro teve a participação de um “chefe do gabinete do secretário de Estado e um assessor para os assuntos da AIMA”. O sindicato lamentou que o secretário de Estado não tenha participado da reunião. “É quem tem competência política para a decisão”, destaca no documento.

(...)

A lista de 25 “necessidades/constrangimentos” passa por todas as áreas da agência, como a ausência de regulamento interno e de comunicação entre direção e funcionários, o não pagamento de horas extraordinárias aos mediadores culturais e falta de meios para se deslocarem. É cobrada também a criação de mais canais de comunicação entre a AIMA e os utentes, de modo a “aliviar a pressão sobre o único canal de comunicação disponível”. Neste momento há apenas dois números de telefone disponíveis, sendo recorrentes as reclamações de pessoas que ligam milhares de vezes por dia e não conseguem ser atendidas. Um centro de contacto foi anunciado para o primeiro semestre, mas não se concretizou. 

(...)

Fonte: https://www.dn.pt/1747557560/trabalhadores-da-aima-anunciam-greve-de-agosto-a-dezembro/

Comentários

• @Destefano É...

Já posso desistir da minha Nacionalidade ou ainda tá " cedo "?

Triste pra não falar TRÁGICO, uma situação destas de um país dito " 1° mundo "

😭

• editado August 11

Um centro de contacto foi anunciado para o primeiro semestre, mas não se concretizou.

Acho que no Brasil é a mesmas coisa... mas não deixa de impressionar a quantidade de "anúncios" que são feitos, como se as coisas já estivessem decididas e encaminhadas...

• @jpvecchi Situação complicada mesmo, o que resta é esperar e ver se o governo toma alguma atitude e cancela essa greve e pelo menos cumpre com algo para ajudar o pessoal do AIMA, os meus amigos com cartão de residência vencidos desde 2023 esperando atendimento e ja até pagaram antecipado para agendar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.