Atribuição para netos, mas não tenho como conseguir a certidão de nascimento

Bom dia amigos,

Estou com um problema no processo de atribuição de cidadania para netos da mãe ( neta de portuguesa ) de um amigo meu ....

Já consegui a certidão portuguesa de batismo da avó portuguesa dela , a certidão de casamento da avó portuguesa dela com o avô panamenho. Na certidão de nascimento do pai dela, consta como declarante o avô que nasceu no Panamá. Minha dúvida é que não consigo transcrever o casamento da avó portuguesa dela, porque não tenho a certidão de nascimento do avô. O avô dela que era marinheiro e veio parar no rio de janeiro pq o navio em que trabalhava precisou fazer reparos e neste meio tempo, ele conheceu a avó dela, que engravidou e eles se casaram , nasceu o pai dela que ele registrou e em seguida foi embora com o navio com a promessa que voltaria, e nunca mais voltou .... tem como fazer este processo sem a transcrição deste casamento e sem a certidão de nascimento do avô dela ?

Fico no aguardo e desde já agradeço a todos que poderem me ajudar

Comentários

• @JorgeCoelho10

Já tentou obter a certidão de nascimento do panamenho? Você tem os nomes dos pais dele e possivelmente outros dados, pois vão constar no casamento.

Já buscou no Family Search com essas informações?

Com os dados que tiver, entraria em contato com órgãos panamenhos para ver se te dão o caminho das pedras. Se não tentar, não vai saber se é possível ou não.

Por email, poderia ser os consulados:

https://www.panaembabrasil.com.br/consulares/consulados/

Já o Registro Civil do Panamá só achei endereço para carta mesmo:

Dirección Nacional de Registro Civil

Edificio del Registro Civil,

Calle El Pausílipo y Ave. República de Cuba,

Barrio de La Exposición - Bella Vista,

Ciudad de Panamá.

Volta e meia aparece alguém tentando fazer transcrição de casamento com supressão do nascimento de um dos cônjuges. Porém, pelo menos eu, não tenho visto há tempos alguém ter conseguido fazer @texaslady

• texasladytexaslady Beta
    editado August 15

@CarlosASP , @JorgeCoelho10 ,

caso não encontre mesmo a certidão de nascimento do nubente estrangeiro é possível fazer com suprimento. Eu fiz dos meus avós sem a certidão de nascimento da minha avó, mas eu enviei o atestado de óbito. Meu caso não dá muito para comparar pois eu fiz a muitos anos pela embaixada de Portugal e na ocasião não havia tanta exigência. Aqui no fórum já tivemos alguns relatos, mas nem sempre é fácil de localizar e pelo que dizem não são todas as conservatórias que aceitam fazer. O último relato que vi do link abaixo, a transcrição foi feita pelo consulado de São Paulo, porém levou 14 meses. Mas não custa consultar o consulado do RJ, talvez eles façam também.

Porém seria ótimo encontrar mais informações do nubente, não sei se fazem esta transcrição somente com a certidão de casamento.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/350389/#Comment_350389

• @CarlosASP Bom dia a todos os companheiros aqui do fórum, em especial ao Carlos pela atenção...

eu consegui pelo family search localizar a certidão de casamento deles, em relação ao avô do Panamá, que não consigo localizar a certidão de nascimento dele para transcrever o casamento , uma vez que foi ele o declarante do nascimento do filho e não a mãe portuguesa....

nome : Constantino Guerrero; Panamenho

data de Nascimento : 24/05/1899;

Pai : Eládio Guerrero; Panamenho

Mãe : Jacintha Guerrero; Panamenha

Caso algum colega aqui do fórum possa me ajudar, agradeço desde já.

Uma outra dúvida, caso possam me ajudar existe algum modelo de ofício a ser enviado explicando o ocorrido para solicitar a supressão de certidão ?

muito obrigado a todos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.