Data de nascimento divergentes

Pessoal, boa noite! Tudo bem?

As certidões brasileiras necessárias para o processo chegaram hoje e percebi uma divergência.

O português da minha família nasceu em 1875 em Coimbra, porém, na certidão de casamento do filho dele está que ele nasceu em 1877.

É algo que precisarei retificar antes de mandar para Portugal?

Obrigada

Comentários

• @Malu6820 eu enviaria o processo com os documentos necessários do jeito que está, sem retificação, para ganhar tempo. Foi isso que fiz com o processo de neto do meu avô, onde existe divergência no nome da mãe do português na certidão de nascimento do filho do português (pai do meu avô). Você pode solicitar a retificação administrativa junto ao cartório, que em teoria seria bem rápida. Se o cartório aceitar fazer a retificação administrativa, ótimo, você já faz a correção e em alguns dias fica tudo pronto e você já pode enviar para Portugal. Mas se o cartório não aceitar a retificação administrativa, aí você terá que fazer uma retificação por via judicial (com abertura de processo jurídico de retificação), que pode demorar meses (um ano, ou até mais), dependendo da carga de trabalho do judiciário da sua cidade. Então, neste caso, seria melhor enviar o documento como está, para ganhar tempo, e enquanto o processo segue em Portugal (que ultimamente está demorando muito) você faria a retificação judicial e enviaria o documento posteriormente.

Se caso todos os outros dados estiverem alinhados com o registro de batismo do português, eu li aqui no fórum que às vezes o documento é aceito sem necessidade de retificar. Porem acho melhor solicitar a retificação. Verifique todos os dados da certidão portuguesa, e veja se há necessidade de outras retificações e já solicita tudo de uma vez.

Nem tudo precisa ser retificado também, há uma certa tolerância quando está evidente e sem dúvidas (ao verificar os nomes, locais de nascimento, etc) que os documentos são de fato do português e seus descendentes.

• se conseguir fazer por via administrativa e se ficar pronto em alguns dias, eu faria a retificação administrativa e enviaria já corrigido. Se for por via judicial, eu enviaria como está, e faria a retificação e. enviaria o documento retificado posteriormente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.