Ajuda para achar bisavô e tataravô português

Boa tarde, gostaria muito de alguma ajuda para achar meus bisavô e tararavôs.

O bisavô é Abílio Augusto Alves, nascido (possivelmente) em 23/10/1983, filho de Guilhermino Augusto Alves e Maria da Conceição Alves. Há uma suspeita nas histórias da família que eles são de Trás-os-Montes.

Eu achei esse registro de passaporte que parece ser de Guilhermino. Ele parece ter vindo antes para o Brasil, depois vieram Abílio e sua mãe.

Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
Imagem
PT-ADBGC-AC-GCBGC-PAS-077-01144_m0141_derivada (1).jpg
212.05 KB

Poderiam me ajudar nesse ponto?

Agradeço imensamente.

Comentários

• Desculpem-me, errei a data. É 23/10/1893. Inverti os números.

• Boa noite

Sou bisneto de Guilhermino Augusto Alves

Meu avô e Antônio Augusto Alves

Meu pai e João Augusto Alves (jotinha)

Meu nome e Elson Luiz alves

• @elsonalves

Meu avô e Antônio Augusto Alves

Antônio Augusto Alves, ou Abílio Augusto Alves?

• Abílio Augusto Alves. Acho que ele tem um irmão João Augusto Alves mesmo. Você é sobrinho neto do tio Beato?

• @jarbasgomes Interessante é que partindo da informação do possível passaporte do Guilhermino que vc colocou acima, onde constam os pais dele como Manoel Bernardo Alves e Josefa Roza e o nascimento em Vinhais (DINE), chegamos ao nascimento de um Abílio Augusto em 1864 - em Paçó - Vinhais, filho de Manoel Bernardo Alves Josepha Rosa (Ela originária de DINE). Esse Abílio faleceu em 1939.

htps://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1223076 tif 7

Também encontramos no Family Search uma árvore onde aparece o Abílio Augusto Alves como filho do Manoel Bernardo Alves e Josefa Rosa, mas nela não aparece o Guilhermino como filho.

https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GZF8-CY3.

E, adicionalmente, no Arquivo Distrital de Bragança existe o registo de passaporte para Abilio Augusto, filho do Manoel Bernardo Alves e Josefa Rosa, emitido em 1918, constando ele como viúvo e natural de Paçó - Vinhais.

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1278176

Seria esse Abílio irmão do Guilhermino ou só coincidência (bem grande) de nomes???

Coloco essas informações aqui para vc analisar e se isso faz algum sentido na sua família (seria apenas coincidência de nomes na mesma região ????). Importante também seria achar o registo de batismo do Guilhermino que deverá ser procurado preferencialmente nas imagens do Concelho de Vinhais, provavelmente nas Freguesias de Vinhais, Paçó, Dine ou Fresulfe.

• @Nairolasai faço votos que seja de fato natural de outra freguesia (como Paçó), a região é a mesma e faz muito sentido ser em alguma freguesia proxima. Se for a freguesia do pai (Dine), a coisa se complica pois parece que lá varios livros se perderam (ao menos não estão listados no Arquivo Distrital)...

• @Nairolasai , muito obrigado pela sua enorme contribuição. Realmente há um paradoxo nisso, visto que Guilhermino Augusto Alves e Abílio Augusto Alves deveriam ser irmãos nesse caso, seria uma coincidência digna de filme! O irmão e adotou o caçula como filho para sair de Portugal... Porém o Abílio sobre quem vos falo não morreu em Portugal, mas sim no Brasil, 10/12/1957. Abílio Augusto Alves filho de Guilhermino Augusto Alves e Maria da Conceição devem ser de outro lugar. Vi informações que ele veio somente com a mãe para o Brasil aos 7 anos, o que deixaria algum ponto entre 1899 e 1901 no máximo. Guilhermino faleceu em 5 de junho de 1921, com 66 anos de idade. Então provavelmente é de 1855. Realmente é muito difícil reconstruir essa história!

• @elson, Antônio Augusto era irmão de Abílio Augusto. Você tem registro de seu avô em Portugal?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.