Busca por antepassados

Olá!

Não sei estou postando no local correto. Se não for, peço antecipadamente sinceras desculpas.

Sou neto de portugueses. O meu processo de cidadania está em curso sem problemas.

Porém, estou em busca dos antepassados por parte de minha avó, portuguesa. Tenho apenas as informações que constam no registro de casamento (Rio de Janeiro), de óbito dela e do meu avô:

Maria Amélia Seixas (nome de solteiro), Maria Amélia Simões (nome de casada).

Nasceu em 3/9/1903 em Freixinho, Sernancelhe, Viseu. Filha de Maria Augusta Seixas e João Eduardo (embora esteja no registro de óbito, o nome do pai não é uma informação 100% segura, sempre foi dito que ela "não tinha pai" e no registro de casamento não consta o pai). Não tenho informações de quando imigrou para o Brasil nem em qual porto ela desembarcou. Casou-se com meu avô, Caetano de Abrantes Simões em 15/10/1933 no Rio de Janeiro. Faleceu em 8/8/1968 no Rio de Janeiro.

Nos arquivos do Digitarq.advis os registros de batismo desta localidade vão até 1900. Existe alguma outra fonte de pesquisa (preferencialmente online e gratuita)?

Agradeço desde já.

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado August 5

    @Marciomagal


    Já tentou o family search?

  • @LeoSantos

    Sim, o mecanismo de busca do Family Search não é lá essas coisas. Certamente sou o maior contribuinte do Family Search referente à localidade de Lobelhe do Mato. Estou inserindo, retificando e revendo todas as informações da localidade a partir de documentos do Digitarq.advis (Através do repositoriohistorico.pt). Mas este localidade é do meu avô.

    A localidade da minha avó os registros no Family Search são poucos, encontra muito poucos com o sobrenome Seixas.

  • Olá, amigos! Tudo bem?

    Gostaria de uma ajuda, estou buscando a cidade de nascimento de um amigo, o ancestral português dele chamava-se Francisco do Nascimento (Teixeira) era filho de Manoel Teixeira e Angelina Rosa, nasceu no no de 1894, sei disso porque encontrei os dados do casamento dele no Brasil em 1922, com Albertina Fernandes (de Jesus), onde consta que eram naturais de Portugal, mas não a cidade. Encontrei o desembarque dele em 1906 no Rio, mas infelizmente não consta maiores detalhes sobre a cidade de origem, apenas a religião e profissão.

  • Ainda estou em busca de locais que possa realizar a busca.

  • @Marciomagal já tentou verificar na conservatória de Sernancelhe? Se não envie um email {bem objetivo) com os dados que possui pedindo para que façam a busca...

  • editado October 17

    @lalah_ontheroad ele se casou no cartório da freguesia de Santana, seria interessante você tentar buscar o casamento religioso dele nas igrejas proximas... mas infelizmente no family search os matrimonios digitalizados nao chegam na data do casamento dele... https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZ3W-DG?owc=M6ZR-238%3A131775101%2C131776902%3Fcc%3D1719212&wc=M6ZR-R38%3A131775101%2C131776902%2C135497201&cc=1719212 talvez você possa tentar verificar junto ao Arquivo da Curia Metropolitana, geralmente os casamentos religiosos mencionam o local de batismo dos noivos... ou talvez alguem no forum consiga encontrar...

  • @lalah_ontheroad

    Encontrei uma boa pista... essa Ricardina possivelmente era irmã dele https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1186049 imagem m0085.tif, no registro do obito dela é mencionado a freguesia onde nasceu (Vila Pouca de Aguiar, que fica no distrito de Vila Real) e também os locais de nascimento dos pais Manoel Teixeira (São Martinho, Cabeceira de Basto) e Angelina Rosa (Lage, Vila Verde).

    Você pode ir folheando os livros das freguesias do Concelho de Vila Pouca de Aguiar https://tombo.pt/f/vpa14, sugiro começar pela sede e também buscar alguns anos antes e depois da data declarada, é bem provavel que esteja por lá.

    Depois nos conte o resultado, boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.