Ajuda para achar bisavó portugues

Pessoal boa noite,

Com ajuda de tópicos, aqui é colaboração de outros usuários consegui localizar minha bisavó e seu registro em macedo cavalheiros.

Ocorre que preciso achar meu bisavô e não consigo de forma alguma.

Somente temos a sua certidão de obtido que conta que nasceu em tras os montes( minha mae se lembra que ele.l sempre dizia mesmo ter nascido em tras os montes)

Segundo certidão de óbito ele morreu em 17/04/1970 com 80 anos(minha mãe também lembra pois eles estava Na casa dela)

Nome Adriano augusto (porém o nome correto é Adriano augusto seixas)

Nomes nos pais:

Manoel Augusto seixas

Maria augusta seixas

Meu bisavó e bisavó não se casaram no papel o que sabemos é que veiram Juntos de PT.

Preciso achar o registro dele para ajudar na cidadania pois ele foi o declarante do nascimento do meu avô e achar este registro pode ajudar muito.

Criei a árvore no family search para ajudar com.tudo. que encontrei até agora.

Se puderem ajudar agradeço.

Comentários

• Olá preciso de ajuda. Onde achar a certidão de nascimento ou de batismo do bisavô CARLOS GONÇALVES nascido em 14/05/1872 em Belinho,Conselho de Esponzede distrito de Braga em Portugal? casado com Júlia Martins Gonçalves.

• Gostaria de localizar as certidões dos meus bisavôs

Valentim Gomes campos

Virginia Lamosa campos

Sou bisneto deles e quero tira minha cidadania portuguesa e só tenho os óbito deles e a data de nascimento do Valentim e o CPF dele.

• editado August 3

@Lukas30

Devem ser estes registros

Virgínia n°14 https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1095855 ...m0415.tif

freguesia de Álvora / Arcos de Valdevez / Viana do Castelo

Valentim n°24 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1306867 ...m0127.tif

freguesia de Valadares / São Pedro do Sul / Viseu

Casamento https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-XGMF

• Oi, eu estou tentando achar registro de batismo ou de nascimento do meu bisavô João Baptista.

sua data de nascimento pode ser 12/12/1873 ou 28/12/1872. Ele nasceu no distrito de Vila Real em Bragança e seus pais eram Antônio Teixeira Baptista e Constância Rosa Baptista.

eu já procurei por dezenas de registros de batismos e não achei nada. Gostaria de ter este documento para poder fazer os documentos do meu pai para eventualmente fazer o meu.

muito obrigada por qualquer ajuda.

Juliana

• @Julianasmith0810

Desde ser este registro n°13 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1204215 ...m0102.tif

freguesia de Caravelas / Mirandela / Bragança

• @klebersilvaaguiar

infelizmente não consegui achar o batizado dele nestes documentos que você me mandou.

Existe algum outro que eu deveria procurar?

Muito obrigada!

Oi, eu estou tentando achar registro de batismo ou de nascimento do meu bisavô João Baptista.

sua data de nascimento pode ser 12/12/1873 ou 28/12/1872. Ele nasceu no distrito de Vila Real em Bragança e seus pais eram Antônio Teixeira Baptista e Constância Rosa Baptista.

eu já procurei por dezenas de registros de batismos e não achei nada. Gostaria de ter este docum

• @klebersilvaaguiar

Consegui achar, as datas estavam erradas pel minha família mas achei nos documentos que você mandou… muito obrigada mesmo!!!

• Boa noite , estou tentando buscar informações sobre meu bisavô, pois minha falecida vó dizia ser Português, só tenho o nome dele Thomas Izidoro da Silva, se alguém puder ajudar ,obrigado

• @Kleber Silva Aguiar

Kleber vi tem muita expericia e mais de 2600 ajudas ao pessoal aqui no.forum.

Sei que minha missao e dificil mas será que consegue me.ajudar, já tentei tudo que aprendi com vcs li e re li vários tópicos e tutoriais e não acho meu bisavó.

Nome dele era

ADRIANO AUGUSTO SEIXAS.

NASCIDO Aproximadamente em 1980 na região de trás os montes, acreditamos ser em macedo cavalheiros pois minha bisavó também nasceu lá eles se conheciam desde novos, mas não se casaram no papel.(tiveram 11 filhos todos falecidos)

Nome da minha bisavó(esposa nao casada no papel) era carmelina augusta.

O nome dos pais dele eram:

Manoel Augusto seixas

Maria augusta seixas.

Nome do meu avô filho do português era NARCISO Augusto seixas.

Faleceu em SP na casa dos meus avós(tambem falecidos) mas nao achamos nada de documentos  além da certidão de óbito

• editado August 28

@LENINROSIS

O @Kleber Silva Aguiar certamente irá encontrar algo mais direto, coloco aqui os elementos que consegui localizar:

Seu avô Narciso foi registrado pela mãe em Sao Paulo,, apesar de nascido em MG, conforme autorização judicial https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDC-PH9Z?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZ6-48PX&action=view. O registro menciosa que pai era viuvo e que vivia no Rio de Janeiro, enquanto a mãe morava em SP, o que pode indicar que já não mais viviam juntos. Assim, a indicação do nome dos pais dele pode não ser tão precisa, já que declarada pela sua bisavó muitos anos após o nascimento do seu avô...

Dito isso, um possível registro de batismo de Adriano Augusto poderia ser este de 1907 em Torre de Moncorvo, Bragança (mesma regiao da sua bisavó) https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X5Q-LBT1 (o teor voce pode consultar em um CHF do Family Search ou pedir reprodução no arquivo distrital), porém ele seria 10 anos mais novo e o nome da mãe não confere, o que me leva a crer que possa ser apenas um homonimo, mas deixo aqui para que confirme.

Outro Manoel Augusto Seixas, esse de nascimento provavel 1885 (declarou ter 51 anos, mais velho que sua bisavó) tinha filha com Carmem Pinhal Seixas chamada Maria AParecida Seixas que se casou em Barretos-SP. Isso pode fazer sentido uma vez que o pai de seu avo Narciso era "viuvo". Não sei se reconhece os nomes dessa esposa anterior ou da filha que se casou... caso alguem da sua familia reconheça esses nomes, pode ser ele... este Manoel declarou que era natural de Mira - Portugal (que eu saiba fica em Coimbra, mas tem outras "Mira" em Portugal).

Edit: encontrei o casamento deste Manoel e ele tinha mais um sobrenome "Sá", no casamento declarou ser de 1911 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS6P-CFWJ?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQY3H-V8ZM&action=view. Ou seja provavelmente mais um homonimo...

• @Kleber Silva Aguiar

Kleber vi tem muita expericia e mais de 2600 ajudas ao pessoal aqui no.forum.

Sei que minha missao e dificil mas será que consegue me.ajudar, já tentei tudo que aprendi com vcs li e re li vários tópicos e tutoriais e não acho meu bisavó.

Nome dele era

ADRIANO AUGUSTO SEIXAS.

NASCIDO Aproximadamente em 1980 na região de trás os montes, acreditamos ser em macedo cavalheiros pois minha bisavó também nasceu lá eles se conheciam desde novos, mas não se casaram no papel.(tiveram 11 filhos todos falecidos)

Nome da minha bisavó(esposa nao casada no papel) era carmelina augusta.

O nome dos pais dele eram:

Manoel Augusto seixas

Maria augusta seixas.

Nome do meu avô filho do português era NARCISO Augusto seixas.

Faleceu em SP na casa dos meus avós(tambem falecidos) mas nao achamos nada de documentos  além da certidão de óbito

• @AlanNogueira

Boa noite, sei que vc ajuda muita gente e quero mais um vez te agradecer, vc foi quem me deu uma aula e me ajudou a achar o registro da minha bisavó em macedo cavalheiros aprendi a procurar os distritais com sua ajuda.

Quanto ao meu bisavô(Adriano augusto seixas) a história é longa e confusa, ele era comerciante de tecidos e viajante, veio de Portugal com minha bisavó(carmelina) e se instalou inicialmente em Minas Gerais.

Tiveram 11 filhos todos registrados muitos anos depois de nascidos meu avô(narciso) foi registrado junto com a irmã que já tinha mais de.20 anos quando ela foi casar, eles não tinham hábito de registrar os filhos.

Meu bisavô viajava muito entre São Paulo, Rio de Janeiro e portugal.

Meu avô contava que está familia(viuvo) foi surpresa para todos na.l epoca, (parece que meu bisavô era uma homem de familias kkkk) a verdade é que não conseguimos achar nada sobre ele.

Com sua ajuda achei minha bisavó, dei entrada dos documentos de cidadania da minha mãe para pedir a minha após, mas me foi alertado que se achar o dele(Adriano augusto seixas) fica tudo mais fácil caso de diligência.

Sabemos que ele nasceu por volta de 1890, morreu morando com meus avós quando minha mãe era pequena no bairro do pari em SP.

A Apartir do meu avô NARCISO aí já temos tudo certinho pois sempre tivemos a.familia próxima inclusive abasteci os sites com certidões de nascimento, casamento, óbito e fiz toda a árvore.

Infelizmente dos registros que vc indicou eu também tinha achado e infelizmente não são dele.

• @LENINROSIS fico feliz por poder te-lo ajudado anteriormente, mas acho que na verdade quem encontrou o registro dela foi o Kleber :-)

Veja se talvez nao pode ser este aqui https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1290266 que tirou passaporte para o Brasil. Pela idade ele teria nascido por volta de 1877 e também era do distrito de Bragança como sua bisavó, os livros da freguesia estao aqui https://tombo.pt/f/mdl11 voce pode folhea-los (não sao grandes).

• @AlanNogueira

Sim, quanto ao registro foi ele quem encontrou, judou muito e sou muito grato

Mas foi através de alguns tópicos seus que aprendi a buscar registros e solicitar as cópias do Crav, as dicas de quantas cópias pedir, a dica de perdir a certidão narrativa.

O pessoal aqui é muito prestativo e ajuda demais, tenho muita vontade de aprender mais para retribuir os favores.

Tenho lido e tentando aprender para repassar o. Conhecimento.

Quanto ao passoporte com certeza é ele sim, está data é a segunda vez que ele estava vindo ao Brasil, já.tinham 5 filhos nascidos aqui e meu avô nasceu 4 anos após.

Ele tinha deixado minha bisavó e filhos no BR e voltado a PT para buscar mais "mercadoria".

Quanto aos registros de nascimento de baixei e folheie todos os livros de.1887, 1888, 1889, 1890, 1891, 1892 e não achei o registro dele.

Acha que tem alguma.outra freguesia ou batismal que pode ter estes registro?

De acordo com o passaporte ele nasceu em carvalhais, mas não achei nada.

• @AlanNogueira

Algumas discussões por exemplo são fenomenais, o caso da certidão que vc achou para um rapaz do"joao" nascido em.1877 em Pelotas e transcrito em PT o batismo(vi que depois foi achado o correto) foi algo que eu nunca tinha visto e uma grande conversa sobre história.

Leio vários tópicos a fim de prender, por vezes vou olhar o registro apenas para aprender como procurar e treinar a leitura para escrita da época.

Ainda nao tenho prática nas buscas mas vou aprender.

• editado August 30

@LENINROSIS sim é muito interessante e a turma aqui ajuda demais. Eu sou muito grato a todos aqui que me ajudaram a encontrar o batismo dos meus antecedentes quando eu não tinha nem muita noção de como procurar. Aos pouquinhos a gente vai aprendendo a buscar e vai tentando passar o bem adiante. Fico muito feliz de ver que está aprendendo a cada dia e logo poderá com sua experiência e conhecimentos acumulados ajudar outras pessoas e assim o ciclo continua.

Acredito que se o passaporte for mesmo o dele provavelmente o batismo deva estar nesta freguesia ou então nas freguesias vizinhas (que as vezes podem estar em outro concelho que faça limite com a freguesia declarada). As vezes também pode ter declarado o nome de um "lugar" (subdivisão da freguesia) parecido. Por exemplo tem um "Carvalhal" que é lugar da Freguesia de Avidago. Vou deixar aqui o mapa de Mirandela (retirado da Wikipedia):

A imagem do passaporte é esta aqui https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289825 imagem m0113.tif (registro 2818) lá tem mais alguns dados dele. Pela idade declarada acredito que o ano seria por volta de 1877.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.