Quero tirar a cidadania, mas vou me divorciar do cidadão português
Deni37
Member
Bom dia a todos! Sou casada a 13 anos com um cidadão português, vivemos ainda juntos, porém sem relacionamento marital a um tempo, e quero formalizar com o divórcio. Gostaria de saber se ao enviar a documentação com o pedido de cidadania e com algumas semanas der entrada no divórcio, posso não ter concedido o pedido? Já que a essa altura não serei mais casada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pode sim não ser aceito, na metade do processo podem pedir para cumprir alguma exigência dos conservadores e como vai confirmar algo se não é mais casada com o português? só vão arquivar o seu processo.
@welinty
Isso para o caso de cair em exigência certo? Se eu contar com a sorte de não haver exigência, é usual haver uma investigação com o cartório brasileiro?
@Deni37 estar casada com o cidadão português é requisito essencial para que seja concedida a cidadania portuguesa.
Esses requisitos são aferidos quando o conservador for decidir o processo, e não quando você der entrada no pedido.
Proceder da forma que você pretende, pode caracterizar fraude e ter consequências jurídicas sérias. Ninguém aqui vai te aconselhar a fazer isso, se fizer é por sua conta e risco.
Lembrando que o cidadão português tem obrigação legal de manter o seu estado civil atualizado.
@Deni37 Se caracterizando como fraude eles irão entrar com o processo para cancelar sua cidadania e por ser aquisitiva acho que será bem rápido o processo, como o Leo falou, atualizar o status de casamento é uma obrigação legal, a partir do momento que você for atualizar o seu status eles irão identificar que você entrou com o pedido e se divorciou antes de ser concedido a nacionalidade e pronto, menos 175 euros e algumas centenas de reais de documentos brasileiros na conta... um processo nacionalidade por casamento pode durar anos, ou aguenta mais alguns anos ou aconselho a nem tentar pedir.
@Deni37 E sim, eles fazem consultas externas, mas não sabemos se é com cartórios para saber seu estado civil, é bem provável que os órgãos brasileiros informem que o estado é divorciada ou casada.
@Deni37 esse divórcio não pode ser adiado por uns anos?