Com o RG do falecido consigo solicitar em qualquer cartório a certidão de nascimento de um falecido?

Olá, sou neta de português, e não sei aonde meu pai foi registrado e ele é falecido, ele nasceu na capital do rio de janeiro, não tenho a certidão de nascimento dele, mas tenho de casamento e óbito, tenho também o rg e o cpf dele, que não diz aonde ele foi registrado.

Com o RG dele consigo pedir em qualquer cartório a 2 via da certidão de nascimento dele?

Comentários

• @Izabellepsi nao precisa do RG, vc é dependente dele. Talvez seja necessário a certidão de óbito.

• Para os processos que eu fiz. (mãe, tia e o meu) nunca precisei comprovar o pedido das certidões que pedi.

No formulário do cartório (cada um tem o seu) colocava o parentesco e sempre foi aceito.

Pedi de bisavós, avós e pais.

• @Izabellepsi

nao precisa do RG, vc é dependente dele. Talvez seja necessário a certidão de óbito.

Dependente dele, leia-se parente dele.

• @Izabellepsi

@Destefano @leonardocouto

Eu tenho a impressão de que o que ela quis dizer foi, "se eu chegar no balcão de um cartório qualquer e apresentar o RG do meu pai, eles conseguem puxar a certidão de nascimento pra mim?"

• @eduardo_augusto

Eu tenho a impressão de que o que ela quis dizer foi, "se eu chegar no balcão de um cartório qualquer e apresentar o RG do meu pai, eles conseguem puxar a certidão de nascimento pra mim?"

Relendo, foi isso mesmo que vc citou

@Izabellepsi

Com o RG dele consigo pedir em qualquer cartório a 2 via da certidão de nascimento dele?

Não consegue se não for o cartório onde ele foi registrado.

• @Izabellepsi muito provavelmente não conseguirá emitir uma certidão de nascimento de qualquer cartório assim com o RG. Já tentou procurar o registro de nascimento no familySearch . com ? Existem muitos arquivos de nascimento e talvez voce consiga localizar o cartório. Eu tentaria também fazer uma busca em alguns dos provavéis cartórios da região com os dados da pessoa, geralmente as buscas são feitas dentro de um período de 5 a 10 anos para mais e/ou para menos. Mas eu tentaria descobrir pelo familysearch primeiro. E talvez depois por outros arquivos. O que pode ajudar também é buscar por pistas em outros registros, como óbito e casamento se tiver. Se não, pode tentar fazer uma reconstrução do documento, mas ai teriam outras implicações legais no processo, como por exemplo a comprovação do reconhecimento da paternindade ou maternidade, dependendo se o o português é ascendente do pai ou da mãe.

• Eu não sei qual cartório ele foi registrado, já fui em muitos cartórios fazer a busca pela certidão de nascimento mas não encontrei nada.

• @Izabellepsi mas se vc tem o RG dele, lá vem escrito o documento que gerou o documento dele. Se for a de casamento, vc já terá onde buscar isso. Se ele for do RJ e antes de 1960, talvez vc consiga encontrar. Caso seja, coloque o nome dele, os nomes dos pais e data de nascimento dele.

• Destefano isso foi essa a intenção da minha frase

• editado November 4

pbragam sim, já fiz uma busca intensa no familySearch . com.

Eu tenho a certidão de casamento e de óbito dele, encontrei tudo pelo  familySearch. E no casamento dos pais dele, ele foi legitimado, já que os pais se casaram anos depois de terem os filhos.

Meu pai teve 4 irmãos, encontrei a certidão de nascimento de 3 deles, cada irmão em um cartório diferente da capital do rio.

Não sei mais como aprofundar as buscas

Destefano Acredito que o RG dele é muito antigo, e por isso não tem essas informações que você citou

Nome do meu pai: Waldir de Freitas (falecido)

Data de nascimento: 03/11/1921

RG: 07139298-9 Emissão: 03/01/1984 DGPC/DPT/INSTITUTO FELIX PACHECO

CPF: 18431593768

PAI: Manoel de Freitas Junior (português)

MÃE: Targelia de Moraes Freitas

[removido]

• Os meus avós casaram em 1933, depois do nascimento de todos os filhos, no extinto 6ªCRCPN

O meu pai teve mais 4 irmãos.

Walter de Freitas registrada no extinto 12 cirunscrição (irajá) nasceu em 1920

Walda de Freitas registrada no 9RCPN (sao cristovão) tardiamente nasceu em 1923

Walmir de Freitas não encontrei registro de nascimento dele, nasceu em 1925

Wanderley de Freitas registrado no extinto 6ªCRCPN (engenho novo) nasceu em 1931

• @Izabellepsi ele é anterior aos registros do Arquivo Nacional.

Considerando a data de nascimento dele, 1921, eu buscaria nos cartórios onde foram registrados os irmãos. Começaria pelo que nasceu em 1920, 11º RCPN (atualmente), depois o de 1923, 9º RCPN, e só depois então eu buscaria 6º RCPN. Também buscaria no 3º RCPN como último lugar provável e nessa ordem, considerando que os pais se casaram na 3ª Pretória, que depois veio a ser o 3º RCPN.

• @pbragam @Destefano @eduardo_augusto @leonardocouto

Bom dia! Muito obrigado pela sua ajuda de vocês. É muito solitário essa busca, estou há um ano nessa busca e foi muito bom ter encontrado o fórum para conversar.

Já segui exatamente esses passos, fiz as bucas nesses cartórios do Rio de Janeiro e não foi encontrado nada do registro de nascimento do meu pai.

Nesse momento estou pedindo a certidão negativa dessas buscas. Pois fiquei sabendo que alguns cartórios não buscam de fato e dão logo uma negativa, mas é bem caro essa certidão negativa.

Já pedi ajuda até com genealogistas para fazer uma busca mais apurada no familySearch e também não foi encontrado nada do registro de nascimento.

Está sendo um enorme mistério

• @Izabellepsi

Você já tentou solicitar o desarquivamento do processo de habilitação do casamento do seu pai?

Tive problemas para encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, o cartório dizia que não estava lá. Solicitei o desarquivamento do processo de habilitação do casamento e lá estava a certidão de nascimento, assim acharam o livro certo.

Nem sempre os processos tem a certidão de nascimento dos nubentes, mas creio que vale a tentativa. Só não tenho certeza se o Rio de Janeiro vai ter esses processos, li uma vez que eles costumavam incinerar esses documentos 🙁

• @Izabellepsi entendi... Caramba...

• @NivaldoJr

Olá, tudo bem?

Acabei de ligar nos cartórios para solicitar o desarquivamento do processo de habilitação do casamento (1947 no 7ª RCPN) e do óbito (1992 no 1ªRCPN) do meu pai, fui informada que no Rio de Janeiro após 5 anos os documentos são incinerados, segundo o Provimento Nº 50 de 28/09/2015. Uma lástima!

• Lendo os comentários do @CarlosASP @CarlosASP sobre a 12 circunscrição onde o irmão mais velho do meu pai foi registrado 1920 e o meu pai nasceu em 1921. Penso em buscar nos cartórios da 6° RCPN , 12° RCPN , 15° RCPN.

Achei que todo o material da 12ª circunscrição estava na 11° RCPN mas pelo que eu entendi dos relatos, estão espalhados.

• editado August 2

@Izabellepsi achei onde está a sua procura, na verdade, a certidão de casamento. Está no 7º RCPN. Veja a figura abaixo.

Nem sei dizer se é o 7RCPN ou 7ª Pretória. De toda forma, caso não esteja no 7RCPN, busque sequencialmente assim:

primeiro no 7RCPN, depois no 5RCPN, porque os assentos da 7ª Pretória passaram para o 5RCPN em 1940, com as alterações de 1912, os assentos da 7 Pretória não se alterou e permaneceram no 5RCPN.

• @Destefano que susto, por um segundo eu achei que você tinha encontrado a certidão de nascimento do meu pai, já estava comemorando aqui!

Amigo, eu tenho a certidão de casamento dele, está na 7RCPN mesmo, tenho ela em mãos. Mas para a cidadania portuguesa é impressindivel a certidão de nascimento, e é essa que eu não encontro de forma nenhuma.

Agradeço muito a busca e a ajuda, não vou descansar até encontrar essa certidão de nascimento.

• @Izabellepsi todo casamento deve ser informado ao cartório que fez o assento de nascimento dos nubentes. Considerando que existe essa certidão, vc pode indagar para eles quais cartórios eles noticiaram esse registro. Isso deve ter em algum sistema interno deles. E o fato de existir lei que possibilita incinerar documentos após 5 anos, eles têm que ter registro de microfilmagem disso. Enfim, o cartório de casamento tem que dar informações sobre isso. Se eles negarem, pedem por escrito isso. Dizendo que eles não possuem informações do registro que eles mesmo fizeram. Acho bem improvável que eles façam isso.

• @Izabellepsi , Você por acaso tem a carteira de trabalho dele? Foi nela que eu encontrei uma vez as informações de certidão que eu precisava, visto que muitos fazem a carteira antes de casar e usam a certidão de nascimento como base.

• @Izabellepsi

Essa busca realmente pode ser longa, cansativa... e no fim das contas resultar em nada.

Vão aqui mais quatro sugestões:

1) Se ele nasceu em 1921, com certeza teve que fazer o alistamento militar - mesmo que tenha sido dispensado. Tente ligar para o Arquivo do Exército, ou de preferência tente agendar um dia para ir lá. Se não me engano fica na Av. Presidente Vargas. Exército Brasileiro (eb.mil.br)

2) Normalmente as pessoas começavam a trabalhar cedo. Hoje tudo é muito informatizado, difícil conseguir falar com alguém que não seja um simples atendente ou balconista, mas o ideal seria que você conseguisse falar de repente com um gerente de agência do INSS, ou alguém com um pouco mais de "conhecimento". O INSS guarda documentos por muitos e muitos anos, porque precisa ter todo o histórico de contribuições e trajetória profissional. Não sei onde ficam os arquivos físicos, mas imagino que sejam guardados por cidade ou por estado. Vale uma tentativa também. Se você tiver a carteira de trabalho dele, melhor ainda.

3) Se ele teve um só emprego na vida (ou poucos), e se trabalhava numa empresa "sólida", é possível que a empresa ainda tenha algum documento dele guardado. Apenas como exemplo, a CSN foi fundada no início da década de 40 e ainda existe até hoje. Existe uma pequena chance de que ainda tenham documentos de trabalhadores daquela época...

4) Se ele fez faculdade, também há uma pequena chance de que a faculdade tenha algum documento guardado...

............

Como último recurso, já como uma medida meio "desesperada", você pode tentar:

1) Junte todas as certidões negativas dos cartórios do Rio:

2) Peça uma cópia inteiro teor reprográfica e apostilada da certidão de casamento que legitima o Waldir;

3) Providencie cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade do Waldir e qualquer outro documento onde conste a filiação;

4) Redija uma carta endereçada à conservatória, explicando que buscou a certidão de nascimento do Waldir mas não encontrou (evidenciado pelas certidões negativas), mas demonstrando que o Waldir era filho legítimo (evidenciado pela certidão de casamento dos pais), indicando que está apresentando documentos adicionais que corroboram a informação (a carteira de identidade e outros documentos que você tenha).

5) Pague a taxa, envie toda a documentação... e aí deixe o conservador analisar. Se não passar, bem... você terá gasto o que, uns 3 mil reais? É uma grana... mas você pode também não gastar nada, e nunca ficará sabendo se o conservador teria aceito ou não.

Veja bem, não estou afirmando que será aceito. Há uma grande chance de que não seja. Mas aí depende do realmente você quer a nacionalidade portuguesa e do quanto está disposta a gastar tentando. A verdade é que aqui no fórum nós sempre orientamos a mandar toda a documentação exigida, certinha e conferida. Mas os participantes do fórum não representam nem 1% de todos os processos que chegam a Portugal... não sabemos o quanto de "flexibilidade" existe. Sem querer aqui criar uma falsa expectativa...

• @Izabellepsi

Não consegui localizar o registro de nascimento dele, porém me deparei com um registro de óbito em 1918 de uma criança de poucos meses de idade filha natural de Targélia e "Seraphim Pereira Branco", talvez possa ser mais um possível lugar de busca o cartorio deste óbito.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DYXS-4C5?view=index&action=view

• @Destefano fui no cartório da estácio aqui no Rio de Janeiro, onde meu pai se casou e eles dizeram que na época não havia comunicação entre os cartórios e que não noticiavam os cartórios de registro sobre o casamento, que sai apenas um publicação em edital. E que por isso, não teria o que escrever para me passar. E que no sistema interno não tem nenhuma informação, além das informações que já constam na certidão de casamento.

E que para pedir a certidão negativa de nascimento, eu teria que fazer uma nova busca.

Eles também negaram essa informação da microfilmagem.

Desanimador.

• @Pamelavfb A carteira de trabalho dele eu não tenho, posso continuar procurando, tenho o número do INSS dele, consta na certidão de óbito dele. Ele era aposentado, não tenho lembrança dele trabalho de carteira assinada, toda lembrança que tenho dele é trabalhando como carregador de mala no aeroporto do Rio de Janeiro.

• @eduardo_augusto

É muito cansativo, e sinceramente, estou a ponto de desistir, já gastei todo o dinheiro que eu tinha e que eu não tinha. Me vejo de mãos atatadas.

Mas vou tentar a sua sugestão, ele foi dispensado no alistamento militar. Talvez eles tenham alguma informação. Farei isso essa semana mesmo.

Sobre o INSS, não consegui contato com nínguem, é sempre porta na cara. "Não sei, vou passar para outra atendente, não temos esses registros." É o que escuto deles.a

A lembrança que tenho dele trabalhando era como carregador de bagagem no aeroporto, de forma autonoma. Ele tinha pouco estudo.

Sobre a medida "desesperada" nesse momento é inviável. Mas toda sugestão, ajuda e orientação está sendo muito bem vinda e acolhida. Eu agradeço demais as trocas aqui do forúm, é só uma jornada muito cansativa e as forças e recursos vão acabando com o tempo.

• Essa semana nas idas aos cartórios, a assistente do cartório me informou uma coisa que me deixou muito angustiada.

Ela disse que se meu pai não foi registrado no nascimento pelo pai dele, eu precisaria abrir uma nova busca em todos os cartórios, pois a primeira busca que eu fiz eu coloquei como se ele tivesse um pai de registro de nascimento. Então, mesmo encontrando muitas informações parecidas eles entenderiam que seriam duas pessoas. E não me falariam absolutamente nada.

E eu não tenho certeza que o meu avô consta no registro de nascimento do meu pai, exatamente pq ele precisou legitimar os filhos no casamento anos depois do nascimento de todos os filhos.

Além disso, na certidão de nascimento do irmão mais velho do meu pai [Walter] , que nasceu um ano antes dele, não consta o nome do meu avô, e nem foi registrado com o sobrenome do meu avô que é Freitas, Walter de Freitas, ele foi registrado com o nome somente da minha avó Correia de Moraes, Walter Correais de Moraes.

Mas já na certidão de casamento do Walter, ele já está com o sobrenome do meu avô, e assina como Walter de Freitas.

Sinceramente, é um emaranhado para mim.

A sugestão da atendente era fazer 2 buscar em cada cartório da época novamente, de 1921 à 1940. Para contemplar até os 18 anos deles.

Uma busca sendo COM o registro do pai e uma outra busca SEM o registro do pai.

• @AlanNogueira @Desi Franco @eduardoalves @Pamelavfb

Pessoal, temos uma luz no final do tunel!

Descobri aqui no Rio de Janeiro, que na garagem da vara da infância, adolescencia e idoso, tem um posto da defensoria publica para realizar pedidos nos cartórios e certidões de nascimento tardia.

Eu não tinha mais dinheiro para pedir solicitação e as certidões negativas, lembram? Pois bem, fui nesse lugar e a defensoria publica abriu um processo de busca em todos os cartórios do rio de janeiro.

E o cartório de são cristovão orientou buscar a certidão de nascimento do meu pai em campos do goytacazes livro 30, folha 243, termo 3084, nome de Waldir Correia de Moraes, é possível que meu pai tenha sido registrado sem a legitimização do pai dele.

Agora, estou indo em campos, espero que tenha apenas um cartório por lá, e que eu encontre algo. Achei bem estranho essa documentação estar fora do rio de janeiro.

Mas as buscas nos outros cartórios continuam. E pediram uma busca mais severa no 7 cartório, pq meu pai se casaou lá.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.