Apostilamento Haia - dúvida sobre quais documentos precisam apostilar

Já estou para enviar a documentação para Lisboa e estou na dúvida se todos precisam ser apostilados

Documentos que sei que é obrigatório, são todas as certidões emitidas no Brasil

Os que estou em dúvida se precisa são:

•Formulário de requerimento para netos

•Certidão de Batismo do português que solicitei em COIMBRA-PT

•Procuração + Prova de vida (requerente tem 79 anos)

•RG do requerente + RG do procurador

Outra dúvida, o RG do meu avô foi emitido em 2011, já passou do prazo de 10 anos. É necessário solicitar uma 2ª via ou a validade do RG é indiferente para a conservatória?

Comentários

• @MichelliNabarro

•Formulário de requerimento para netos

nao

•Certidão de Batismo do português que solicitei em COIMBRA-PT

nao

•Procuração + Prova de vida (requerente tem 79 anos)

nao precisa enviar

•RG do requerente + RG do procurador

sim. Atencao: a procuracao deve especificamente mencionar „processo de nacionalidade portuguesa“. Outra observacao: vai precisar reconhecer a Firma do outorgante nessa procuracao. Por que nao logo dar o formulario para ele assinar?

Outra dúvida, o RG do meu avô foi emitido em 2011, já passou do prazo de 10 anos. É necessário solicitar uma 2ª via ou a validade do RG é indiferente para a conservatória?

altamente recomendado obter um novo RG.

• Olá! Precisava de ajuda, estou solicitando pedido de apostilamento das certidões de batismo dos meus bisavós, que foram emitidas em Portugal. Vou enviar para Portugal para apostilar.

O procedimento de nacionalidade é para minha mãe, meus bisavós eram portugueses.

Fiquei com algumas dúvidas:

1 - se o requerimento para apostilar pode ser feito em meu nome (bisneta) ou teria que ser em nome da minha mãe, porque ela pedira a nacionalidade;

2 - se o reconhecimento de firma teria que ser por autenticidade ou por semelhança

3 - Só uma cópia autenticada do RG seria suficiente, ou precisaria apresentar certidão de nascimento também?

Desde já agradeço pelo auxílio!

• @daniellesouza2024

antes de responder… pq vc quer apostilar as certidoes portuguesas?

• @eduardo_augusto

vou precisar fazer retificação na certidão de nascimento da minha avó. O nome dos meus bisavós estão errados

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.