Aproveitamento de processo
Caros amigos, sou neto de português com pai ainda vivo. Meu primo já conseguiu concluir a dupla cidadania dele e do pai em 2016 de forma direta com Portugal(sem passar pelo consulado).
A pergunta é: Consigo usar desse processo dele para facilitar a minha atribuição visto que tenho já varias informações e documentos do meu avô português?
Outra dúvida, Meu outro primo do mesmo ciclo familiar com diferencial que o pai dele já é falecido, consegue dar entrada junto comigo nas mesmas condições de aproveitamento de pasta/processo?
Segue anexo rascunho a mão que fiz para tentar ser mais claro na minha situação.
Desde já agradeço a atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Ramonrodrigues ,
Em primeiro lugar no seu caso seria muito mais vantajoso pedir a cidadania de seu pai e a seguir a sua. Sai muito mais rápido do que pedir como neto.
Quanto a documentos, basicamente o documento em comum seria o assento do português, que pode ser uma cópia simples se já estiver no sistema. Se for um assento de batismo mais antigo e que seu primo e o pai dele usaram no processo deles, você pode no pedido de nacionalidade fazer uma referência tanto ao processo do seu tio ou do seu primo, informando o número de processo deles. Assim não precisaria tirar uma certidão narrativa do batismo do português.
O mesmo vale para este outro primo que só poderá tirar a cidadania como neto. Não me parece que o caso de vocês justifique ser apensado para aproveitamento de documentos. Mas vocês podem enviar no mesmo envelopes com cada processo em envelopes separados apenas para economizar nas despesa de envio.
Estou começando hoje a busca por informações. Poderia me indicar como iniciar essas solicitações. Quais documentos preciso e pra onde devo enviar?
Passo a passo para que eu faça direto com a conservatória como meu primo fez.