Aproveitamento de processo

Caros amigos, sou neto de português com pai ainda vivo. Meu primo já conseguiu concluir a dupla cidadania dele e do pai em 2016 de forma direta com Portugal(sem passar pelo consulado).

A pergunta é: Consigo usar desse processo dele para facilitar a minha atribuição visto que tenho já varias informações e documentos do meu avô português?

Outra dúvida, Meu outro primo do mesmo ciclo familiar com diferencial que o pai dele já é falecido, consegue dar entrada junto comigo nas mesmas condições de aproveitamento de pasta/processo?

Segue anexo rascunho a mão que fiz para tentar ser mais claro na minha situação.


Desde já agradeço a atenção.

Comentários

  • @Ramonrodrigues ,

    Em primeiro lugar no seu caso seria muito mais vantajoso pedir a cidadania de seu pai e a seguir a sua. Sai muito mais rápido do que pedir como neto.

    Quanto a documentos, basicamente o documento em comum seria o assento do português, que pode ser uma cópia simples se já estiver no sistema. Se for um assento de batismo mais antigo e que seu primo e o pai dele usaram no processo deles, você pode no pedido de nacionalidade fazer uma referência tanto ao processo do seu tio ou do seu primo, informando o número de processo deles. Assim não precisaria tirar uma certidão narrativa do batismo do português.

    O mesmo vale para este outro primo que só poderá tirar a cidadania como neto. Não me parece que o caso de vocês justifique ser apensado para aproveitamento de documentos. Mas vocês podem enviar no mesmo envelopes com cada processo em envelopes separados apenas para economizar nas despesa de envio.

  • Estou começando hoje a busca por informações. Poderia me indicar como iniciar essas solicitações. Quais documentos preciso e pra onde devo enviar?

    Passo a passo para que eu faça direto com a conservatória como meu primo fez.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.