Certidão de Nascimento ou Batismo (Espanha)

Pessoal,

boa tarde a todos.

Estou em busca da certidão de nascimento de meu bisavô (Espanhol). Será que poderiam me ajudar?

Estes são os dados que possuo dele:

Mathias Martinez (Ou Matias Martinez)

Filiação:

Domingos Martinez

Maria Rosa Martinez

Infelizmente não possuo data exata de nascimento, mas pelo registro de óbito, o ano aproximado foi 1878.

Local de nascimento pelo que a família informa é Pontevedra.

Agradeço imensamente pela ajuda.

(Não sei se publiquei na categoria certa o post. Desculpem qualquer coisa)

Comentários

  • editado July 26

    Um ótimo guia para orientar sua busca pela cidade do antepassado espanhol. Recomendo esgotar todas essas possibilidades.

    Minha situação era parecida com a sua, com a excessão que eu sabia exatamente qual era a cidade de nascimento do espanhol na província da Coruña, porque os tios do meu pai sabiam e haviam contado para ele, que felizmente guardou na memória. Na verdade sabíamos até mesmo o nome do bairro (que posteriormente confirmamos na certidão de nascimento literal).

    A maior parte dos imigrantes espanhois dessa época vinham dos interiores, com famílias simples de lavradores. Então é provável que seu antepassado não tenha sido da cidade de Pontevedra, que é a capital da província, mas sim de alguma cidade do interior da província de Pontevedra. Fiz essa dedução porque você não especificou se era cidade ou província de Pontevedra, se já souber que seja na cidade de Pontevredra com certeza poupará bastante trabalho. Atente-se também que houve a guerra civil espanhola e que muitos registros civis e de batismo foram destruídos/queimados, vi isso acontecer com descendentes de espanhois da região da Andaluzia, da Galícia ainda não vi.

    Como eu não precisei fazer buscas muito aprofundadas, talvez não possa te ajudar muito. Com o nome da cidade e o ano aproximado do nascimento (com base na idade com que ele se casou no Brasil), contratei um buscador/pesquisador brasileiro residente na Galícia que foi lá pessoalmente pesquisar pra mim e encontrou.

    Infelizmente as certidões aqui no Brasil só diziam "Hespanhol" não diziam a cidade de origem, com sorte diziam a província de onde veio.

  • Outro detalhe importantíssimo. Se no registro civil fizerem uma busca e não encontraram não quer dizer que a certidão necessariamente não exista, porque o oficial pode deixar passar sem querer, procurar de má vontade ou até nem chegar a procurar o documento. Comigo aconteceu de procurarem no registro civil e não encontrarem (com o ano aproximado que eu tinha, 1876, era na verdade 1875). Depois fizeram buscas na diocese de Santiago de Compostela (todos os arquivos antigos das igrejas das cidades da região foram enviados para lá), e lá encontraram o batismo. do meu bisavô Com o batismo fizemos o pedido da certidão negativa no registro civil e pra nossa surpresa mandaram a certidão de nascimento! Ou seja, ela estava lá, só não tinha passado despercebida da pesquisa nos livros. E nesse caso eles procuraram mesmo porque o buscador disse que conferiu se eles estavam procurando mesmo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.