Pedido de nacionalidade aprovado e agora?

O pedido de nacionalidade de meus filhos menores foi aprovado, aparece assim no site justiça.gov.pt "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

O passo 7 na sequencia está com cor laranja, entendo que ainda nao está Terminado por completo até que seja criado este registro.

Quanto tempo isso demora? e depois que isso for criado, como eu faço para receber a certidão de nascimento deles de Português?

Comentários

  • NatalyNataly Member

    Pessoal, bom dia! Aproveitando esse canal, o meu já está com verde no passo 7, sabem como posso consultar meu assento de nascimento? Fiz pela Acp de Porto.

    obrigada

  • @asarcas os registos tem sido criados de forma eletrônica pelo novo sistema, geralmente em um dia do mês eles criam todos os registos.

    Isso pode demorar alguns meses ainda, basta ir acompanhando até a consulta ficar com a bolinha 7 - verde. Como são menores e tem prioridade, pode ser que saia mais rápido.

    Geralmente o ACP tem mandado o assento de nascimento para o endereço de email que foi cadastrado junto com o pedido. Caso não receba, pode pedir uma certidão no civil online após concluído.


    @Nataly Mesma coisa, se não recebeu o assento de nascimento no endereço cadastrado no processo, peça uma certidão pelo civil online. custa 10 euros e aqui ensina a como fazer:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • @LeoSantos Olá, tudo bem?

    Você saberia me orientar a respeito de uma informação em relação a juntada de documentos para processo de atribuição?

    No caso, estou com os documentos juntados, porem minha cnh que tem menos de 5 anos está com meu nome de solteira, porem me casei recentemente, no caso, juntando a minha cnh com o nome de solteira interfere em como o meu assento portugues ira ser emitido ou no prorpio formulário 1c consigo informar meu nome hoje de casada?

  • @Panmela salvo engano, a conservatória não aceita CNH, precisa mandar o RG ou passaporte.

  • @Panmela


    sua situação não ficou muito clara, então vou dar algumas respostas diferentes, use a que se aplicar ao seu caso:


    (1) Você ainda não enviou o seu processo para Portugal. Ou seja, seu processo ainda não começou, você está "juntando os documentos". Resposta: você deve preencher o formulário 1C com o seu nome atual, ou seja, o nome de casada, assim como um novo RG, já com o seu nome de casada. Envie ainda uma via da sua certidão de casamento, para justificar a mudança do nome.


    (2) Você já enviou o seu processo para Portugal. Ou seja, o seu processo já está na Conservatória, mas na época você não era casada. Ou seja, o seu formulário 1C foi preenchido e enviado com seu nome de solteira. Resposta: não faça nada agora. Aguarde a conclusão do processo, e depois de obter a nacionalidade portuguesa, faça a transcrição do seu casamento.

  • @LeoSantos muito obrigado pelos esclarecimentos! Irei aguardar o andamento final do registro. Muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.