Necessito transcrever o casamento dos meus avós para Portugal?

Minha avó brasileira casou-se com meu avô português por volta do ano de 1936. A minha mãe foi declarada na certidão de nascimento pelo seu pai português (meu avô)... Meus pais e avós são falecidos! não há divergências nos nomes dos meus avós na certidão de nascimento da minha mãe! necessito mesmo localizar a certidão de nascimento e de casamento da minha avó brasileira que divorciou-se do meu avô português e enviá-las na transcrição? não acho essas certidões em lugar algum! a certidão de batismo do meu avô português está na biblioteca virtual da Madeira e ele nasceu em 1904, então acredito que não necessito de outra certidão de nascimento valendo a certidão de batismo mesmo.

Comentários

  • @Renêxx ,

    tendo sido seu avô português que declarou o nascimento de sua mãe na menoridade, a transcrição de casamento não é necessária Para o processo de neto não é requerida a certidão de casamento dos avós, a não ser para sanar alguma divergência. Se precisar segue aqui o link do guia para pedido 1D netos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d#latest

  • @texaslady a minha mãe foi declarada pelo meu avô português na menoridade sim! já a minha avó brasileira é filha de Portugueses que casaram no Brasil e a tiveram no Brasil...os pais da minha avó brasileira vieram da mesma região que veio o meu avô Português e tem até o casamento dos pais dela (meus bisavós portugueses) averbado em Portugal na mesma biblioteca virtual da ilha da Madeira em que está o assento do meu avô português. Tenho a certidão de casamento dos pais portugueses da minha avó brasileira que averbaram em Portugal, mas nenhuma certidão da minha avó brasileira. Os meus avós se divorciaram e a minha mãe é fruto do primeiro casamento deles, então pelo fato do pai tê-la declarado como filha na menoridade em sua certidão dispensa a transcrição, né...seria obrigatório apenas caso ambos fossem portugueses e houvesse divergências no nome ou para os filhos do segundo matrimônio de meu avô português, certo? sobre averbar divórcio e casamento posso deixar definitivamente de lado, né...O que acham de eu enviar o assento de nascimento português onde consta a averbação do casamento dos meus bisavós portugueses (pais da minha avó brasileira)? Já que não vou enviar nada da minha avó Brasileira! talvez eu ainda encontre a certidão de nascimento dela e envie junto para sanar divergências

  • @Renêxx ,

    Se não há divergências entre as certidões de nascimento do avô português, da filha dele (sua mãe) e da sua não há porque enviar outras certidões não requeridas. Isso pode sim dar margem para encontrarem alguma outra divergência. Se você está pedindo pelo seu avô não é necessário mandar nada de sua avó e muito menos dos pais dela. Quando preenchee o formulário o que será solicitado são os dados de seu avô português. Mas atenção cheque com cuidado estas 3 certidões requeridas, se está tudo certo não mande mais nada. Se no assento de seu avô português consta apenas o primeiro nome, será preciso fixar o nome dele e para isso a única certidão a mais que eu sugiro que envie seria a de casamento dele. Ou como opção se você tiver o passaporte dele.

  • @texaslady no assento do meu avô português consta apenas o primeiro nome, mas eu possuo uma certidão de registro de entrada de imigrante emitida pelo arquivo público do estado brasileiro onde possui um número de imigrante e a informação de que ele veio junto com o irmão ao imigrar...é um arquivo com selo de autenticidade e assinado eletronicamente pelo diretor geral do arquivo público do estado. Tenho uma certidão digital com assinatura eletrônica e tbm uma certidão física desse registro! nesse documento vem o sobrenome que eu informei ao enviar a certidão de óbito da filha dele ao arquivo público que a emitiu. Solicito o passaporte ao arquivo público do estado brasileiro ou envio essa certidão mesmo?

  • @Renêxx ,

    pelos documentos que você descreveu penso que esta certidão funcionaria. Mas vou marcar aqui alguns colegas que possam opiniar. @CarlosASP , @AlanNogueira , @Destefano , @eduardo_augusto

  • @Renêxx @texaslady

    no assento do meu avô português consta apenas o primeiro nome, mas eu possuo uma certidão de registro de entrada de imigrante emitida pelo arquivo público do estado brasileiro onde possui um número de imigrante e a informação de que ele veio junto com o irmão ao imigrar...é um arquivo com selo de autenticidade e assinado eletronicamente pelo diretor geral do arquivo público do estado. Tenho uma certidão digital com assinatura eletrônica e tbm uma certidão física desse registro! nesse documento vem o sobrenome que eu informei ao enviar a certidão de óbito da filha dele ao arquivo público que a emitiu. Solicito o passaporte ao arquivo público do estado brasileiro ou envio essa certidão mesmo?

    Tenho dúvidas da possibilidade de uso dessa certidão. Primeiro, essa certidão tem que constar dados que possa identificar a pessoa certificado pelo documento como sendo a pessoa que nasceu e é o que consta no assento do pai do requerente e do requerente. Nem sempre essas certidões possuem o nome dos avós e, em se tratando de época relativamente remota, os nomes eram muito parecidos. Assim, uma certidão de óbito seria semelhante a essa, porém, a melhor certidão seria a de casamento, ainda que não transcreva o casamento, essa certidão é um documento firmado pelo português, onde há a assinatura dele para poder casar.

  • @texaslady @CarlosASP @AlanNogueira @Destefano @eduardo_augusto Dei muita sorte e consegui localizar ontem a certidão de casamento do meu avô Português e tbm localizei a certidão de nascimento da minha avó brasileira, ambos eram casados! Ao transcrever o casamento no consulado do RJ eles devolvem os arquivos originais? vou enviar por sedex! na transcrição posso informar que minha avó brasileira era filha de Portugueses e enviar o assento de nascimento dos pais portugueses dela? Ah! no registro de batismo que é de 1904 consta os nomes dos pais e dos avós do meu avô português

  • @Renêxx

    O consulado do Rio vai destruir os documentos enviados após concluir a transcrição. Só vai receber uma cópia do assento de casamento gerado após a transcrição.

    Depois de concluido o processo, o utente receberá o assento de casamento por email e os documentos utilizados para instrução do processo, destruídos.

    Mas, antes de tudo, eles vão examinar a documentação. Se estiver ok, eles mandam o link para pagamento. Se não estiver ok, eles devolvem os documentos (por isso pedem um envelope).

     Envelope (preferencialmente de plástico) para devolução de documentos, caso haja erros, com os dados do requerente no destinatário.

    Tudo detalhado aqui: siga à risca as instruções para não ter problema; leia tudo com atenção antes de sair mandando algo. Como dito pela colega, não envie nada além do exigido. O procedimento em si é simples, mas cheio de detalhes:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

    Como no seu caso o PT nasceu antes de 1911, preste atenção nisso:

    Os registros de nascimento com mais de 100 anos estão arquivados nos Arquivos Distritais, devendo nesse caso o interessado solicitar a certidão de nascimento, diretamente ao Arquivo Distrital correspondente à naturalidade do nacional português e enviar-nos o original desta certidão remetida pelos Arquivos Distritais de Portugal.

    Para a transcrição não interessa que sua avó BR seja filha de PT. Só interessa se ela é PT ou não. No caso, ela não é. Ela no caso da transcrição é a "nubente estrangeira"; só mande dela o que se pede no link acima

  • @texaslady @CarlosASP @AlanNogueira @Destefano @eduardo_augusto Ao enviar o processo para Lisboa sem a transcrição do casamento e nem do óbito do português, como saberei da notificação sobre a exigência de uma provável transcrição de casamento que não fiz? e ainda assim resolveram me solicitar! mesmo o português tendo sido o declarante do nascimento do filho...Essa notificação aparece em algum sistema virtual de que terei acesso ou é feita de forma rudimentar por correio postal vindo de Portugal ?

  • @Renêxx

    @texaslady@CarlosASP@AlanNogueira@Destefano@eduardo_augusto Dei muita sorte e consegui localizar ontem a certidão de casamento do meu avô Português e tbm localizei a certidão de nascimento da minha avó brasileira, ambos eram casados! Ao transcrever o casamento no consulado do RJ eles devolvem os arquivos originais? vou enviar por sedex! na transcrição posso informar que minha avó brasileira era filha de Portugueses e enviar o assento de nascimento dos pais portugueses dela? Ah! no registro de batismo que é de 1904 consta os nomes dos pais e dos avós do meu avô português

    Isso depende. Não faz muito tempo e fiz a transcrição do meu casamento e eles enviaram todos os documentos de volta para o meu endereço. Caso você consiga passar por lá para pegar, talvez valha pedir para que isso aconteça. O não vc já tem.


    @texaslady@CarlosASP@AlanNogueira@Destefano@eduardo_augusto Ao enviar o processo para Lisboa sem a transcrição do casamento e nem do óbito do português, como saberei da notificação sobre a exigência de uma provável transcrição de casamento que não fiz? e ainda assim resolveram me solicitar! mesmo o português tendo sido o declarante do nascimento do filho...Essa notificação aparece em algum sistema virtual de que terei acesso ou é feita de forma rudimentar por correio postal vindo de Portugal ?

    Eles tem mandam uma correspondência de que o seu processo caiu em exigência.


    De toda forma, considerando que a sua avó é brasileira e o seu avô é português, não vejo razão para transcrição (para fins de nacionalidade) do casamento, caso ele tenha sido o declarante do nascimento do filho ou filha.

  • Olá!

    Se possível, gostaria de pedir uma ajuda. Meus bisavós eram portugueses e se casaram em Portugal. Quando eu for fazer o pedido de nacionalidade precisaria da certidão de casamento deles também ou só as certidões de batismos seriam suficientes?

    Desde já agradeço pelo auxílio!

  • @texaslady @CarlosASP @AlanNogueira @Destefano @eduardo_augusto A certidão de nascimento em inteiro teor da esposa do Português deve conter a averbação do casamento em processos para netos de português?

  • @texaslady @CarlosASP @AlanNogueira @Destefano @eduardo_augusto E me corrijam se eu estiver errado, mas pelo que entendi todas as certidões são datilografadas em inteiro teor, com exceção da certidão da esposa do português que pode ser em breve relato. E a única certidão que exige a cópia reprográfica com fotos do livro seria da filha do português em processos para netos de Português !

  • @Renêxx ,

    A certidão de nascimento em inteiro teor da esposa do Português deve conter a averbação do casamento em processos para netos de português?

    Isso não é exigido na documentação de transcrição de casamento.

    E me corrijam se eu estiver errado, mas pelo que entendi todas as certidões são datilografadas em inteiro teor, com exceção da certidão da esposa do português que pode ser em breve relato.

    A única outra certidão brasileira no processo de transcrição além da certidão de nascimento do conjuge, que pode ser de breve relato, apostilada, é a certidão de casamento que deve ser de inteiro teor, digitada e apostilada.

     E a única certidão que exige a cópia reprográfica com fotos do livro seria da filha do português em processos para netos de Português !

    Não, leia as instruções do guia no link abaixo, cada certidão está explicada lá.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d#latest

  • @texaslady @CarlosASP @AlanNogueira @Destefano @eduardo_augusto Concordo com o Texaslady ! vi essas informações em alguns videos de ditos especialistas no youtube, por isso fiquei na dúvida... Vi algumas pessoas falando em certidão de casamento da filha do português caso ela não tenha sido a declarante no nascimento do neto do português para comprovar perfilhação, mas achei isso estranho! perfilhação seria somente para o filho do português ou seria para o neto tbm? eu precisaria enviar certidão de casamento da minha mãe que é filha do meu avô português pelo simples fato de ter sido o meu pai brasileiro o declarante do meu nascimento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.