Data de nascimento errada
Olá pessoal, estou começando as pesquisas pra solicitar a cidadania pro meu pai como neto de portuguesa.
Vou colocar minhas dúvidas em tópicos pra organizar e facilitar as respostas.
Localizai o assento de Batismo da portuguesa que consta a data de nascimento 15/11/1907.
Já no casamento ela informou a data de nascimento como 05/10/1908.
Fora a data, todo o resto está de acordo.
1- É necessário fazer a retificação?
solicitei o assento de batismo pelo Registro Civil on-line e paguei 10€, recebi por e-mail a chave de acesso pra quele documento simples.
2- Com esse documento eu consigo ir até o cartório e pedir pra retificar a data de nascimento na certidão de casamento?
3- a portuguesa casou com um brasileiro aqui no Brasil, preciso fazer a transcrição do casamento?
4- preciso fazer a transcrição do casamento da filha da portuguesa? A certidão de casamento será usada ou eu devo usar somente a certidão de nascimento da filha da portuguesa?
5- Mesma pergunta sobre o neto da portuguesa, eu devo usar a certidão de nascimento dele ou a de casamento(pensando que eu como filha dele depois solicitarei a minha cidadania)?
6- o nome no assento de Batismo consta só Anna, ao se casar ela citou como Anna de Oliveira e na certidão de nascimento da filha consta como Ana Vieira (sobrenome do pai da portuguesa), tem problema essa mudança de dois N’s pra um N só? E o sobrenome?
Desculpem se for um tópico muito repetido, mas estou com certa dificilmente pra entender todo o processo. Quanto mais eu leio mais em dúvida eu fico.
Desde já agradeço q atenção de vocês.
Comentários
@Naathycl
É necessário fazer a retificação?
Sugiro que o faça, pois há uma probabilidade grande de cair em exigência.
solicitei o assento de batismo pelo Registro Civil on-line e paguei 10€, recebi por e-mail a chave de acesso praquele documento simples. Com esse documento eu consigo ir até o cartório e pedir pra retificar a data de nascimento na certidão de casamento?
Não. Infelizmente é um pouco mais complicado que isso. Via de regra, você precisa do registro certificado e apostilado. Veja esse tópico aqui: Guia Prático - Apostilhamento de docs. portugueses através da Procuradoria Geral da República - Página 7 — Fórum Cidadania Portuguesa
Importante: antes de fazer qualquer coisa, entre em contato com o cartório onde está arquivada a certidão de casamento e pergunte exatamente como é o processo, pois varia um pouco de cartório para cartório... alguns exigem certos documentos, alguns exigem outros documentos, e por aí vai.
a portuguesa casou com um brasileiro aqui no Brasil, preciso fazer a transcrição do casamento?
A princípio, sim, pois o registro de batismo traz apenas o primeiro nome da portuguesa. Com a transcrição de casamento, ocorre o que se chama de "fixação" do nome, ou seja, passa a ficar registrado o nome que a pessoa passou a usar como adulta.
preciso fazer a transcrição do casamento da filha da portuguesa? A certidão de casamento será usada ou eu devo usar somente a certidão de nascimento da filha da portuguesa?
Não é possível fazer a "transcrição do casamento da filha da portuguesa", assumindo que ela nasceu no Brasil e se casou com um Brasileiro. Só se faz transcrição quando pelo menos um dos nubentes é português.
Mesma pergunta sobre o neto da portuguesa, eu devo usar a certidão de nascimento dele ou a de casamento(pensando que eu como filha dele depois solicitarei a minha cidadania)?
Certidão de nascimento.
O nome no assento de Batismo consta só Anna, ao se casar ela citou como Anna de Oliveira e na certidão de nascimento da filha consta como Ana Vieira (sobrenome do pai da portuguesa), tem problema essa mudança de dois N’s pra um N só? E o sobrenome?
Anna = Ana, sem problema. Quanto aos sobrenomes, está confuso. Na certidão de casamento ela se apresenta como Anna de Oliveira, mas na certidão de nascimento ela é identificada como Ana Vieira, sendo o Vieira o sobrenome do pai dela, e não o sobrenome do marido dela?
@eduardo_augusto
Agradeço pelas respostas.
Quanto a última pergunta:
ainda não peguei a certidão de nascimento da minha avó (filha da portuguesa), mas tenho a de casamento e a de óbito e o nome da mãe dela consta como Ana Vieira (ao invés de Ana Tarci que seria o sobrenome do marido dela).
eu tenho alguns documentos de estrangeiro dela que aí sim possuem o sobrenome do marido dela por isso fiquei um pouco confusa.
vou colocar em anexo os docs pra vc dar uma olhada se puder
@eduardo_augusto
Por algum motivo esses não
foram no outro comentário