Data de nascimento errada

Olá pessoal, estou começando as pesquisas pra solicitar a cidadania pro meu pai como neto de portuguesa.

Vou colocar minhas dúvidas em tópicos pra organizar e facilitar as respostas.

Localizai o assento de Batismo da portuguesa que consta a data de nascimento 15/11/1907.

Já no casamento ela informou a data de nascimento como 05/10/1908.

Fora a data, todo o resto está de acordo.

1- É necessário fazer a retificação?

solicitei o assento de batismo pelo Registro Civil on-line e paguei 10€, recebi por e-mail a chave de acesso pra quele documento simples.

2- Com esse documento eu consigo ir até o cartório e pedir pra retificar a data de nascimento na certidão de casamento?

3- a portuguesa casou com um brasileiro aqui no Brasil, preciso fazer a transcrição do casamento?

4- preciso fazer a transcrição do casamento da filha da portuguesa? A certidão de casamento será usada ou eu devo usar somente a certidão de nascimento da filha da portuguesa?

5- Mesma pergunta sobre o neto da portuguesa, eu devo usar a certidão de nascimento dele ou a de casamento(pensando que eu como filha dele depois solicitarei a minha cidadania)?

6- o nome no assento de Batismo consta só Anna, ao se casar ela citou como Anna de Oliveira e na certidão de nascimento da filha consta como Ana Vieira (sobrenome do pai da portuguesa), tem problema essa mudança de dois N’s pra um N só? E o sobrenome?

Desculpem se for um tópico muito repetido, mas estou com certa dificilmente pra entender todo o processo. Quanto mais eu leio mais em dúvida eu fico.

Desde já agradeço q atenção de vocês.


Comentários

  • @Naathycl


    É necessário fazer a retificação?

    Sugiro que o faça, pois há uma probabilidade grande de cair em exigência.


    solicitei o assento de batismo pelo Registro Civil on-line e paguei 10€, recebi por e-mail a chave de acesso praquele documento simples. Com esse documento eu consigo ir até o cartório e pedir pra retificar a data de nascimento na certidão de casamento?

    Não. Infelizmente é um pouco mais complicado que isso. Via de regra, você precisa do registro certificado e apostilado. Veja esse tópico aqui: Guia Prático - Apostilhamento de docs. portugueses através da Procuradoria Geral da República - Página 7 — Fórum Cidadania Portuguesa

    Importante: antes de fazer qualquer coisa, entre em contato com o cartório onde está arquivada a certidão de casamento e pergunte exatamente como é o processo, pois varia um pouco de cartório para cartório... alguns exigem certos documentos, alguns exigem outros documentos, e por aí vai.


    a portuguesa casou com um brasileiro aqui no Brasil, preciso fazer a transcrição do casamento?

    A princípio, sim, pois o registro de batismo traz apenas o primeiro nome da portuguesa. Com a transcrição de casamento, ocorre o que se chama de "fixação" do nome, ou seja, passa a ficar registrado o nome que a pessoa passou a usar como adulta.


    preciso fazer a transcrição do casamento da filha da portuguesa? A certidão de casamento será usada ou eu devo usar somente a certidão de nascimento da filha da portuguesa?

    Não é possível fazer a "transcrição do casamento da filha da portuguesa", assumindo que ela nasceu no Brasil e se casou com um Brasileiro. Só se faz transcrição quando pelo menos um dos nubentes é português.


    Mesma pergunta sobre o neto da portuguesa, eu devo usar a certidão de nascimento dele ou a de casamento(pensando que eu como filha dele depois solicitarei a minha cidadania)?

    Certidão de nascimento.


    O nome no assento de Batismo consta só Anna, ao se casar ela citou como Anna de Oliveira e na certidão de nascimento da filha consta como Ana Vieira (sobrenome do pai da portuguesa), tem problema essa mudança de dois N’s pra um N só? E o sobrenome?

    Anna = Ana, sem problema. Quanto aos sobrenomes, está confuso. Na certidão de casamento ela se apresenta como Anna de Oliveira, mas na certidão de nascimento ela é identificada como Ana Vieira, sendo o Vieira o sobrenome do pai dela, e não o sobrenome do marido dela?

  • @eduardo_augusto


    Agradeço pelas respostas.

    Quanto a última pergunta:

    ainda não peguei a certidão de nascimento da minha avó (filha da portuguesa), mas tenho a de casamento e a de óbito e o nome da mãe dela consta como Ana Vieira (ao invés de Ana Tarci que seria o sobrenome do marido dela).

    eu tenho alguns documentos de estrangeiro dela que aí sim possuem o sobrenome do marido dela por isso fiquei um pouco confusa.

    vou colocar em anexo os docs pra vc dar uma olhada se puder


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.