Bisavô
BrunaReRo30
Member
O bisavô do meu marido é português casado com uma italiana, tenho a certidão de nascimento dele, vou precisar da certidão de casamento e os dados da bisavó também, para dar início a nacionalidade?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@BrunaReRo30
Só para confirmar: você sabe que seu marido, como bisneto, não pode ainda solicitar diretamente a cidadania PT?
Só filhos e netos vivos podem. Quando uma dessas pessoas tiver obtido a cidadania PT, aí sim seu marido poderá solicitar a dele (pois ele se tornará filho ou neto de um cidadão PT).
Quem está vivo entre o cidadão PT e seu marido? Essa pessoa que terá que solicitar a cidadania primeiro. A documentação varia.
Se for um neto/a:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Se for um filho/a:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Sobre a pergunta se vai precisar dos documentos da esposa IT, a resposta é "depende".
Você tem que olhar a certidão de nascimento do filho/a (o avô ou avó de seu marido) desse cidadão PT . Tem que procurar as seguintes informações:
Quando foi feito o registro desse nascimento (antes ou depois da criança fazer um ano?)
Quem foi declarante do nascimento da criança. Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança, diz algo do tipo "declaro que Fulana deu luz a uma criança tal e tal" e também assina o livro de registro.
Olhar os todos os nomes (do registrado, pais e avós) nas certidões do PT e da criança BR e ver se todos eles batem entre si ou há divergências.
Essas respostas vão determinar se será preciso ou não o casamento dele com a IT (e a certidão de nascimento da IT) também.
@CarlosASP
Sim, tenho conhecimento que ele só poderá tirar depois que fizermos ou da avó dele ou do pai. Mas obrigado pela orientação. 😉
Quanto as demais informações realmente não tinha feito nenhuma dessas verificações. Muito obrigado, ajudou bastante.