Processo de Nacionalidade em Vila do Conde?

Olá amigos, em 08/2023 enviei o processo 1c do meu pai para Vila do Conde, passados quase 1 ano ainda esta fase 1, mais alguém tem processo nessa conservatória?

Comentários

  • @ALEXANDRELOPES


    Infelizmente, processos enviados para conservatórias "menores" tendem a ser imprevisíveis. Essas conservatórias tem menos recursos, técnicos e humanos, para processar os pedidos.

    Por exemplo, Vila do Conde tem apenas 2 conservadores (em Agosto de 2023, data do último relatório). Ou seja, se um fica doente e o outro sai de férias... todos os processos simplesmente param.

    Compare por exemplo com o Arquivo Central do Porto (ACP), que na mesma época, tinha 15 conservadores.

    Além disso, como no fórum nós sempre recomendamos que as pessoas mandem seus processos para o Porto, há pouquíssimos relatos das outras conservatórias. O que a gente percebe é: sempre que alguém fala "mandei meu processo para a conservatória tal, e foi rapidinho", imediatamente essa conservatória e inundada de novos pedidos. É como uma pirâmide, quem entra cedo se dá bem, o restante fica no prejuízo.

    Na ACP os processos tem levado de 12 a 18 meses. Para não ficar angustiado, eu sugiro contar 18 a 24 meses no seu processo - se sair antes, melhor pra você!


    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.