Nomes semelhantes mas tecnicamente diferentes do pai portugues

TLDR: meu pai tem nomes semelhantes mas diferentes entre EUA e Portugal, e entre alguns documentos estado-unidenses. Seria uma problema e que devo fazer se é?


Olá pessoal,


Ja postei sobre a situação de casamento por meu pai e não será mais uma problema pra mim, mas tenho mais uma pergunta.


Meu pai português adotou um nome pouco diferente em Portugal quando acedeu a sua cidadania. Seu nome nos EUA é Manuel (primeiro) Vilar (ultimo) Jr. (“suffix”), e em Portugal é e sempre era Manuel (primeiro) Marques Vilar (últimos). Nunca mudou nome em EUA nem Portugal, seus nomes sempre foram assim, e sei que modelo 1C é possível adotar nome diferente do seu nome original quando alguém acede a nacionalidade Portuguesa. Acho que isto é a situação do meu pai.


É mais complicada também pq seu nome na minha certidão de nascimento é Manuel (primeiro) Marques (“middle”) Vilar (último). Toda a outra informação é o mesmo, incluindo seu número de seguridade social dos EUA, data e local do nascimento, seus pais, e o resto. Assim, o certidão de casamento que foi transcrito com sucesso para equivalente em Portugal tem nome diferente também, e o português tem seu nome português.


Num mão, achou que não seria problema pq registou o casamento com sucesso apesar da diferença, e o registo vai ver que o homem com o nome semelhante foi nascido no mesmo lugar e a mesma data do que a cidadão, e é casado á mesma mulher que a mãe deste filho (mim), e vão ver neste certidão de casamento que tem o mesmos pais do que diz na certidão de nascimento estado-unidense que devem ainda ter. Apesar de tudo disso, sei que neste fórum algumas pessoas já tinham problemas com diferencias em nome de antepassados portugueses e quero evitar isto.


Então:

1. Séria uma problema que há variação nos nomes entre seus certidões de nascimento português e estado-unidense o meu certidão de nascimento, assim se aparentemente Portugal já sabe e a outra informação é o mesmo?

2. Se é problema, devo enviar meu pedido e esperar para exigência ou preparar os documents para resolver agora?

3. Quais documents precisaria para resolver a diferença, se é problema?

Comentários

  • editado July 17

    @joaquim2002

    Vamos simplificar; liste apenas os nomes que aparecem nos documentos que são necessários para o SEU processo de nacionalidade.

    Do seu pai, você precisará apenas do assento de nascimento PT dele. É irrelevante como o nome dele consta em outros documentos US.

    De você, precisará da sua certidão de nascimento US e de seu documento de identificação US.

    Confira todos os nomes que aparecem nesses documentos e veja se há divergências.

    Pelo que entendi, seu pai aparece no assento de nascimento em PT como "Manuel Marques Vilar".

    E, na sua certidão de nascimento US ele aparece da mesma forma. É isso?

    Aqui a lista do que você precisa como filho maior de idade:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

  • @CarlosASP

    Tenho sorte que meu nome não é diferente entre meu documento de identificação e meu certidão de nascimento.

    Estás correto que meu certidão de nascimento US e o certidão de nascimento PT ambos tem o nome``Manuel Marques Vilar`` para meu pai, mas a divergência é nas categorias dos nomes.

    No meu certidão US, diz o primeiro nome Manuel, nome do meio Marques, e último nome Vilar.

    No seu certidão PT, diz o primeiro nome Manuel e o último nome Marques Vilar.

    Seria esta divergência, entre o nome do meio e o último nome, uma causa de exigência?

  • @joaquim2002


    Seria esta divergência, entre o nome do meio e o último nome, uma causa de exigência?

    Duvido, pelo simples fato que em Portugal e no Brasil não se usa esse conceito de “nome do meio”, da mesma forma que nos EUA. A pessoa tem nome e sobrenome e são esses campos que constam nos formulários oficiais, documentos de identificação etc. Entendo que não se trata de divergência, apenas uma diferença na forma em que os dois países classificam os “componentes” do nome de uma pessoa. Provavelmente essa separação será ignorada e o “middle name” de seu pai no seu birth certificate será considerado como parte do apelido (como por sinal aconteceu quando o assento de nascimento português dele foi emitido).

    No seu certidão PT, diz o primeiro nome Manuel e o último nome Marques Vilar. 

    O motivo é simples: se você verificar o assento de nascimento português, verá que sequer existe um campo para “nome do meio” ou “middle name”. O que existe é nome e apelido (surname/last name).

    Eu concordo com o @CarlosASP , simplifique e foque no que é relevante.

    O processo de filho é o mais simples que tem dentre as opções de se obter nacionalidade portuguesa, não invente complexidade onde não existe. Se o único “problema” com a documentação for esse, eu simplesmente ignoraria isso e mandaria os documentos logo para a conservatória.

  • @ecoutinho

    Obrigado pela explanação sobre diferença na classificação dos nomes ente BR/PT e EUA. Desculpe para inventar complexidade onde não existe. Só quero ser todo claro antes de enviar meu pedido. Vou simplificar e falar só sobre os três documentos precisos com o processo de filho.

    Pode ser só uma outra coisa em relação a isto, e aparece que não seria problema. Meu apelido (desculpe para “último nome”) nos EUA é Marques Vilar, mesmo ao apelido do meu pai em PT mas diferente ao seu apelido no meu certidão EUA. Apesar disto, se você está correto aparece que PT não importa a classificação dos nomes quando há razão pela diferença e os nomes são mesmos. Está correto?

    Desculpe outra vez se não é pergunta boa e é só produto da minha ansiedade. O resto do meu pedido já é pronto e quero enviar em breve (e entregar na planilha aqui para contribuir aos dados lá).

  • @joaquim2002

    Concordo com a explicação do @ecoutinho

    Eu já mandaria o processo como está; me parece que você já tem todos os documentos em mãos.

  • @CarlosASP @ecoutinho

    Obrigado pelos conselhos. Enviei meu pedido já com os documentos como eram. Só a esperar agora.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.