Certidão de batismo do avô

Saudações!

Sou sacerdote na Diocese de Marília, no Estado de São Paulo - Brasil.

Meu avô paterno, Joaquim Batista , filho de José Batista e Maria de Jesus, nasceu em Galisteu - Portugal . Foi registrado no dia 29 de novembro de 1909. Em junho de 1911 ele mudou-se para o Brasil.

Entretanto, não temos acesso à sua Certidão de Nascimento.

No momento, meu sobrinho está solicitando a cidadania portuguesa e, para tanto, precisamos da Certidão de Batismo do meu avô, o que ajudaria muito na sequência dos documentos.

Comentários

  • editado July 16

    @JCBatista

    Existiu uma paróquia de Galisteu que depois foi incorporada à de Vide entre Vinhas, no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda. Talvez seja essa.

    https://geneall.net/pt/mapa/139/celorico-da-beira/

    Os livros de batismo de 1909 não estão online para consulta. Nesses casos, faça um pedido de pesquisa para o Arquivo Distrital da Guarda, através do sistema CRAV e informe os dados que tem, listando Vide entre Vinhas como a freguesia. Terá que fazer um cadastro grátis no CRAV:

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1243534

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/oservices

  • CarlosASP

    Agradeço pelas informações.

  • Boa tarde.

    Sou do Rio de Janeiro e estou em busca da certidão do meu avô: Joaquim José Ferreira, filho de Joaquim Narcizo Ferreira e Custódia Thereza Maria, nascido em Minho, Portugal (informação contida na carteira de trabalho do Brasil) em 23/07/1893. Com estas informações, como conseguiria encontrar a certidão?

    Muito Obrigado

  • @Lucioferreira66

    O nome dele é bastante comum; o pai dele também tem homônimos tanto no BR como em PT, o que dificulta a busca.

    Para mitigar isso, você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

    Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo (o link tem que ser para alguém já falecido). Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • Bom dia

    Estou iniciando o processo de cidadania Portuguesa, sou neto de Português. Não tenho nenhum conhecimento e se possível gostaria de ajuda.

    Minha primeira busca foi a certidão de batismo do meu avô, nascido em 1902 na Gaula Ilha da Madeira.

    Já encontrei pelo acesso do e-mail certidoes.abm.srtc@madeira.gov.pt, porem agora estou com uma pendência e não sei como resolver, preciso pagar a taxa de €10 e não sei qual a melhor opção para seguir com este pagamento. Alguém por favor se já seguiu com este pagamento? Qual o caminho?

  • Apenas para conhecimento caso alguém tenha esta dificuldade, consegui realizar o pagamento através da Wise, com o numero do Iban do cartório e o pagamento das taxas foi possível enviar os valores para o cartório com sucesso e certidão foi emitida

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.