Sobre meu bisavô e cidadania portuguesa

Bom dia!

Sou bisneta de imigrante português, que foi para o Rio de Janeiro no inicio do século 20. Encontrei uma cópia de sua certidão de idade, redigida na igreja de São Cosme Damião de Garfe, Póvoa de Lanhoso, Diocese de Braga. Foi bem fácil encontrar a mesma certidão digitalizada em http://pequisa.adb.uminho.pt .

Com esta confirmação de que existe a original nesta igreja em Portugal, o que preciso fazer para buscar minha cidadania portuguesa? Minha avó Olivia, filha do meu bisavô poruguês, faleceu em 2019. Possua a certidão de óbito de minha avó, bem como sua certidão de nascimento digitalizada em cartório no Rio de Janeiro.

Minha mãe está viva e tem 74 anos.

Como devo proceder? Agradeço imensamente a quem puder me ajudar.

Zila Longenecker

Comentários

  • editado July 13

    @Zila_Longenecker

    No momento, você ainda não tem direito por ser apenas bisneta.

    Quem tem direito é sua mãe por ser neta. Mas, uma vez sua mãe tendo obtido a nacionalidade PT, você se torna filha de uma cidadã PT e, por isso, pode fazer o seu processo como filha.

    Você terá que obter as cópias físicas dos documentos, seguindo com atenção as instruções desse guia para o processo de sua mãe:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

    Tem alguns detalhes a mais. Por exemplo, precisa olhar a certidão de nascimento de sua avó Olívia e ver quem foi o declarante do nascimento dela e quando isso foi feito. Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança, assina o livro e diz algo do tipo "declaro ser o pai da criança".

    Veriifique se foi o ascendente PT que fez isso e se foi antes de a criança completar um ano de idade. Isso facilita muito o processo,

    Também já olhe o batismo do PT, o nascimento BR de Olívia e de sua mãe para verificar se todos os nomes (de pais e avós) que constam nessas certidões batem com os que constam nas outras duas.

  • Boa noite,

    Estou na busca do registro de batismo do meu Bisavô, nasceu na freguesia de Cabeceiras de Basto, paróquia de São Nicolau. Alguém poderia ajudar?

    Manuel de Oliveira

    Nasceu entre 1880/1881

    Filho de Gravelina Rosa e Joaquim de Oliveira

    já conseguimos

    também os dados da filha que veio com ele, e de outra filha que veio depois. Procuramos tudo, porém no tombo.pt só tem cadastros até 1879.

    Desde já Agredecemos

  • @Kleber Silva Aguiar

    Achamos no domingo, vi sua mensagem agora, mas realmente estava no link que enviou, o livro é o 66. Muito obrigado. Porém uma informação que não tínhamos estava dificultando, pois meu bisavó recebeu apenas o sobre nome da mãe no registro de batismo, que era Gravelina Exposta, o Oliveira acredito que tenha recebido quando fez maior idade ou algo assim. Agora é descobrir se existe alguma forma disto ter acontecido quando fez o cartão de imigração, ou alguma forma de identidade da época.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.