Documento de residência para cônjuge de português

Meu marido te cidadania portuguesa e já registramos nosso casamento na conservatória em Lisboa há 1 ano e meio, essa parte está ok. Mas agora que decidimos nos mudar pra Portugal, a única opção que vi pra eu poder trabalhar é reunificação familiar, que demora 3 meses e, pelo que li no site da AIMA, precisa de uma autorização de residência (AR). Não sei como conseguir essa autorização ou se tem algum processo mais fácil pra eu conseguir trabalhar lá. Alguém teria mais informações? Obrigada!

Comentários

• @Flaviana93

Simplificando. Trata-se do chamado "artigo 15".

Você entra em Portugal, apresentando (se for pedido) uma cópia simples da sua certidão portuguesa de casamento. Se for perguntado, diga que pretende morar em Portugal com o marido. Não precisa dizer que vai fazer turismo, não precisa contar historinha, nada disso.

Você deve ficar 90 dias em Portugal. Em seguida, você tem 30 dias para ir na AIMA e solicitar a sua autorização de residência. Isso você já pode deixar agendado previamente. Há uma documentação a ser apresentada. veja os detalhes no link abaixo.

não confunda com reagrupamento familiar. são processos diferentes.

com o cartão de residência, você está regularizada em Portugal e apta a trabalhar.

Cartão de Residência para Familiares de Nacionais UE - Familiares de Nacionais UE - Nacionais UE e Familiares - AIMA

• @Flaviana93 ,

O procedimento para familiar de cidadão europeu foi descrito acima pelo @eduardo_augusto . Realmente é desta forma e a pessoa vai ficar um bom tempo sem poder trabalhar e ter os documentos.

É mesmo um inconveniente ter que esperar os 3 meses de visto de turista (mais o tempo até que o cartão de residência saia) para poder trabalhar.

Penso que não há outra forma e não sei se por acaso você fosse com visto de procura de trabalho ou mesmo de trabalho se poderia aplicar para o cartão de residência estando com outro tipo de visto que não de turista. Talvez alguém no fórum possa informar.

Ou você pode contatar a AIMA e indagar se é possível entrar com visto diferênte de turista e depois solicitar o cartão de residência como familiar de cidadão europeu.

Telefone – (+351) 217 115 000 (Custo de acordo com tarifário)

E-mail – geral@aima.gov.pt

Horário de funcionamento – Segunda a sexta, das 08h00 às 20h00

Se você descobrir que é possível, consulte aqui os diversos tipos de visto: https://www.vfsglobal.com/portugal/Brazil/visa-types.html

• Oi @Flaviana93 ,@texaslady , @eduardo_augusto

Têm alguns casos que a gente vê no yutube que conseguiram marcar e fazer o cartão de residência antes de expirar os 90 dias de turista do familiar...

Será que é verdade isso? Conhecem alguém que tenham conseguido fazer o cartão antes dos 90 dias?

Pergunto pois sou a portuguesa e meu marido ficar sem poder trabalhar seria bem pesado...

tirar o visto de procura de trabalho e depois aplicar para o cartão de residência no dia do agendamento tem problema será? Ou fazendo uma cplp ?

• texasladytexaslady Beta
    editado July 17

@Fernanda Monteiro .

É melhor contatar a AIMA nos contatos que passei acima e obter uma resposta oficial. Não dá para confiar nestes relatos quando existem 400000 solicitações de autorização e/ou renovação de residências em atraso na AIMA.

Por isso seria interessante você se informar se poderia ir com outro visto e depois regularizar lá. Assim seu marido já iria com visto,

• @Fernanda Monteiro

Recomendo que você entre em contato com o Consulado mais próximo, ou com a AIMA, para entender melhor as alternativas.

Confiar em vídeos do youtube é meio complicado. Como o foco do nosso fórum é em nacionalidade, acho que você não vai encontrar muita gente aqui com experiência em cartão de residência, que possa te dar uma orientação.

Talvez uma alternativa seja se o seu marido já tiver uma oferta de emprego. Nesse caso, suponho que ele poderia pedir um visto de trabalho.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.