Cópia transcrita ou reprográfica? Ajuda

Boa tarde. Solicitei cópia transcrita do assento de batismo da minha bisa portuguesa (ela nasceu antes de 1911) a Universidade de Coimbra e eles me responderam com o seguinte email:

“A certidão, em que todo o conteúdo do assento é transcrito datilograficamente, de acordo com as regras de ortografia atuais, com exceção dos nomes próprios, que se mantêm no original, tem um custo de 20,00€, a que acresce o custo da transcrição no valor de 30,75€/hora ou fração de hora, totalizando 50,75€. A estes valores acrescem os portes de envio em 7,90€ (correio internacional registado com aviso de receção), no valor total de 58,65€.“

Sera que devo pedir mais uma cópia, no caso a reprográfica ou so a cópia transcrita do assento ja basta para que eu possa enviar a Portugal? Sera que essa cópia (transcrita) ja vem com certificado? Estou meio perdida no assunto, desde ja agradeco a ajuda.

Comentários

  • @Natlvs entre em contato novamente com a Universidade de Coimbra, e fale que precisa especificamente de uma certidão narrativa certificada - para fins de nacionalidade.

  • @LeoSantos tudo bem? eu pedi exatamente o que voce escreveu - eles me responderam isso:


    “Em resposta à questão que coloca, informo que o Arquivo pode emitir doismodelos de certidões:

    - Certidão transcrita, conforme indicado no email anterior, que importa em 20,00€, acrescidos de 30,75€ de cada transcrição e dos portes de correio no valor de 2,95€ (correio registado nacional) ou de 7,90€ (correio registado internacional, com aviso de receção, num total de 53,70€ (correio nacional) ou 58,65€ (correio internacional);

    - Certidão composta por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento. Este tipo de certidão importa em 20,00€, acrescidos de 3,15€ (correio nacional registado) num total de 23,15€ ou de 8,40€ (correio internacional registado com aviso de receção) num total de 28,40€.“


    estou ainda mais confusa

  • @Natlvs peça a segunda:


    - Certidão composta por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento. Este tipo de certidão importa em 20,00€, acrescidos de 3,15€ (correio nacional registado) num total de 23,15€ ou de 8,40€ (correio internacional registado com aviso de receção) num total de 28,40€.“

  • @Natlvs


    fiz uma busca aqui no fórum e a indicação é que a certidão "com frontispício" pode ser usada no processo de nacionalidade.

    Porém, sabemos também que o consulado de Santos não aceita essa certidão para fazer transcrição de casamento. Provavelmente os outros consulados também não aceitem.

    Ou seja, depende do que você vai fazer com essa certidão.


    Recomendação: escreva para a conservatória para onde pretende enviar o seu processo: "Pretendo fazer a solicitação da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo tal, da Lei da Nacionalidade. Um dos documentos exigidos é o assento de nascimento ou de batismo do ascendente Português. No meu caso, o assento se encontra no arquivo da Universidade de Coimbra, que pode disponibilizar o documento em dois formatos:

    * Certidão transcrita

    * Certidão composta por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento

    Qual dos dois formatos pode ser utilizado para instruir o processo de nacionalidade?"


    Se optar por escrever para a conservatória, não esqueça de depois voltar aqui e nos dizer a resposta!

  • @eduardo_augusto @Natlvs como ela fala em "enviar a Portugal" no post original, presumi que a certidão é para fins de nacionalidade e não para transcrição em consulados.


    De qualquer forma, fica a dica do Eduardo.

  • @LeoSantos


    como ela fala em "enviar a Portugal" no post original, presumi que a certidão é para fins de nacionalidade e não para transcrição em consulados.


    eu estava indo nessa direção, mas lembrei que tb há algumas pessoas que mandam documentos para Portugal para fazer transcrição... então fiquei um pouco inseguro. mas se ela escrever para a conservatória, aí terá a informação 100% correta.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.