Para envio dos documentos de nacionalidade é necessário agendar consulado ou permanência consular?
Boa noite!
Minha mãe é filha de Português e reunimos todos os documentos apontados no site do Consulado Português de SP para maiores de idade. A questão é que nesse site do Consulado pede para agendar no Consulado ou numa permanência consular, mas não tenho conseguido vaga nenhuma.
É necessário esse agendamento para quê? Apenas para ela assinar o requerimento na frente do Consul? Ou tem que entregar os documentos com o requerimento pessoalmente por ela?
Li em outros tópicos daqui - mas só achei do ano de 2021 - que se aconselha pagar pelo site que vocês disponibilizam aqui no Fórum e enviar os documentos por DHL para a Conservatória de Porto. Daí o requerimento não tem que ser assinado frente ao Consul? É seguro esse método de pagamento e envio?
Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!
Atenciosamente,
Paulo Camacho
Comentários
@PH_Camacho
O consulado pode ficar completamente de fora do,processo.
A parte da assinatura pode ser feita em um cartório. Sua mãe vai lá, assina e data o documento na frente do escrivão e ele vai reconhecer a assinatura por autenticidade. Siga as instruções do guia do fórum e mande o processo para ACP. Todo mundo do fórum faz assim e dá certo. Fazer via consulado só é mais enrolado e lento.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
@PH_Camacho
Considere-se um sortudo por não ter conseguido vaga e ainda não ter iniciado o processo no consulado.
Se aceita um conselho, fuja de consulados para processo de nacionalidade. Eles exigem mais documentos que o necessário, demoram mais que o dobro do tempo que uma conservatória em Portugal e além disso não permitem acompanhar o andamento. Use o consulado apenas para transcrições e emissão de documentos (CC e PEP).
Use o guia abaixo com o caminho das pedras e mande o processo de sua mãe direto para Portugal.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Muito obrigado pelos retornos, pessoal! Vou dar início ao processo da minha mãe e conto aqui como será. Abraços!