Solicitação pelo CRAV ou IRN?
Prezados,
Boa tarde. Espero que todos se encontrem bem. Primeiramente, gostaria de agradecer pela criação de fórum. Encontrei muitas informações indispensáveis aqui.
Minha dúvida é a seguinte: estou auxiliando meu pai a reconhecer sua cidadania portuguesa. Meu tio já fez seu processo de cidadania por volta de 2016, portanto já possuo a certidão de nascimento do avô do meu pai, português.
Essa certidão é anterior a 1911 e por isso, encontrei aqui no site que deveria solicita-la ao CRAV. Já encontrei até o passo a passo de como fazer.
Já entrei em contato com o CRAV e esses já até me passaram o código de referência da referida certidão.
No entanto, em contato com meu tio, esse me informou que à época, solicitou a certidão diretamente ao IRN, através do CRC, por via posta, me enviando até uma cópia do documento do IRN autenticando a certidão.
Gostaria de saber se devo seguir os passos do meu tio e solicitar diretamente ao IRN ou se pelo CRAV seria a melhor opção. Essa certidão do CRAV, conforme o passo a passo seguido aqui, seria a melhor forma de solicitar a certidão?
Grato desde já pela atenção,
Matheus Couto da Fonte.
Comentários
@mathcouto o que acontece é que em alguns casos, a conservatória faz digitalização/insere no sistema do registo civil os dados da certidão anterior a 1911.
Aconteceu comigo, pq os livros da cidade ficaram na conservatória e não foram pro arquivo distrital (pode acontecer por outros motivos também).
Se tiver certeza que a certidão está lançada no sistema do registro civil, peça pelo civil online.
Porém como você já tem o código da certidão, é mais garantido pedir ao CRAV, ainda que demore mais.
@LeoSantos peço desculpas pela demora na respostas. Muito obrigado pelo esclarecimento! Solicitei um orçamento ao CRAV e estou aguardando esses me responderem. Saberia me dizer como posso ter certeza que a certidão está registrada no civil online? Nesse caso teria que enviar email a eles?
Desde já, lhe agradeço imensamente pela resposta anterior.
@mathcouto uma forma seria ver essa certidão antiga que o seu tio tirou, outra forma seria arriscar 10 euros e pedir no civil online :D
Não sei se eles vão te responder isso por email, mas vc pode tentar.
@LeoSantos não tenho nem palavras pra descrever a gratidão pela disponibilidade com a qual eu vejo que você trata todos por aqui. Esse site é de um serviço inestimável. Iria abusar mais um pouco de sua boa vontade e enviar a foto da certidão por aqui para tentarmos descobrir juntos, e também iria me arriscar no civil online. Por sorte a CRC de Boticas me informou que há dois anos enviaram todo acervo da época para o arquivo geral, então agora estou certo que deve ser feito pelo CRAV mesmo. Aguardo o orçamento que solicitei para eles.
Mais uma vez muito obrigado pela disponibilidade. Sei que surgirão mais dúvidas no caminho e poder contar com os amigos do fórum nos dá forças pra continuar.
@mathcouto quando eu fiz o meu processo eu recebi bastante ajuda aqui, por isso tento sempre ajudar quem precisa. É uma forma de 'pagar' a ajuda que recebi, mesmo que ninguém tenha me cobrado nada.
Dito isto, agora você já sabe que deve pedir pelo CRAV, desejo que dê tudo certo no seu processo, siga em frente!