Solicitação pelo CRAV ou IRN?

Prezados,

Boa tarde. Espero que todos se encontrem bem. Primeiramente, gostaria de agradecer pela criação de fórum. Encontrei muitas informações indispensáveis aqui.

Minha dúvida é a seguinte: estou auxiliando meu pai a reconhecer sua cidadania portuguesa. Meu tio já fez seu processo de cidadania por volta de 2016, portanto já possuo a certidão de nascimento do avô do meu pai, português.

Essa certidão é anterior a 1911 e por isso, encontrei aqui no site que deveria solicita-la ao CRAV. Já encontrei até o passo a passo de como fazer.

Já entrei em contato com o CRAV e esses já até me passaram o código de referência da referida certidão.

No entanto, em contato com meu tio, esse me informou que à época, solicitou a certidão diretamente ao IRN, através do CRC, por via posta, me enviando até uma cópia do documento do IRN autenticando a certidão.

Gostaria de saber se devo seguir os passos do meu tio e solicitar diretamente ao IRN ou se pelo CRAV seria a melhor opção. Essa certidão do CRAV, conforme o passo a passo seguido aqui, seria a melhor forma de solicitar a certidão?


Grato desde já pela atenção,

Matheus Couto da Fonte.

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado June 28

    @mathcouto o que acontece é que em alguns casos, a conservatória faz digitalização/insere no sistema do registo civil os dados da certidão anterior a 1911.


    Aconteceu comigo, pq os livros da cidade ficaram na conservatória e não foram pro arquivo distrital (pode acontecer por outros motivos também).


    Se tiver certeza que a certidão está lançada no sistema do registro civil, peça pelo civil online.


    Porém como você já tem o código da certidão, é mais garantido pedir ao CRAV, ainda que demore mais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.