Assento de nascimento

procuro assento de nascimento de uma senhora chamada Emília Leonor Alves de Castro (há uma infíma possibilidade do 2º nome não ser Leonor, mas sim outro também terminado em L, mas é infíma)

os pais eram: João Tavares de Castro e Alexandrina da Piedade Alves.

local de nascimento é Gaia, quase de certeza na freguesia de Serzedo.

data de nascimento: algures entre 1925 e 1929, especialmente entre 1926 e 1928 (o mais provável)

já pedi à crc de Gaia há cerca de um mês, mas infelizmente estão a demorar muito. dizem que com estes dados (como se fossem poucos) as buscas são demoradas.

Comentários

  • Já tentou pedir pelo civil online?

  • e faz alguma diferença? pedir pelo civilonline, não é pedir para a crc Gaia?

    e depois há o problema de não saber com certeza o ano exacto do nascimento.

    quer dizer, uma pessoa pode até tentar 1 ano ou 2 mais prováveis, mas não havendo 100% a certeza absoluta, não vou arriscar dizer um ano ou dois só. tem que ser um intervalo um bocadinho mais comprido (não muito). e podem dar a mesma resposta de que assim leva muito tempo (não faz sentido, mas ok)

  • @hermetic na minha opinião, faz diferença, porque quando você pede pelo civil online, é um órgão interno no IRN a fazer a solicitação para a conservatória.


    Como o seu problema é a dificuldade em obter uma resposta da Conservatória de Gaia, pelo menos nas experiências que tive, ao pedir pelo civil online nunca fiquei mais do que 2 ou 3 dias sem resposta.


    Vou marcar o @Destefano e a @texaslady aqui que tem mais experiência no assunto pra opinar.

  • eu acho que é pior pelo civilonline. porque no civilonline obrigam mesmo a dar um ano exacto e eu não vou estar a arriscar um ano exacto sem ter certezas absolutas.

  • @LeoSantos @hermetic não é a mesma coisa e é melhor pelo civil online pelo mais variados motivos, dentre eles, a agilidade.

    Não é necessário dizer o ano com precisão, desde que coloque em observação que não tem certeza quanto ao ano.

    Confesso que não saberia dizer se o Civil Online é um órgão do IRN, mas penso que tanto o IRN e o Civil Online sejam órgãos do Ministério da Justiça, no entanto eles trabalham conjuntamente e se integram. Mas isso é impressão minha, não tenho certeza quanto a isso. E não faz muita diferença para nós essa situação. É apenas uma pequena observação.

  • @Destefano e @LeoSantos, afinal é a mesma coisa sim senhor. já pedi pelo civilonline, já passaram 3 dias úteis, e nem sombra de resposta. com a agravante de que aqui ainda gastei 10 euros no pedido.

  • sim, o Cicvil Online é mantido pelo IRN


    https://tinyurl.com/y8p7wjk5

  • boa tarde. queria descobrir o que aconteceu a João Tavares de Castro (natural de Oliveira de Azeméis 25/8/1887, pais: José Tavares Pereira de Castro e Henriqueta Cândida Ferreira de Castro) e a Alexandrina da Piedade Alves (natural de Montesinho, França, Bragança 2/2/1889, pais: Avelino Augusto Alves e Ermelinda Rodrigues).

    refiro-me ao óbito (data e local) já das conservatórias (pós-1911). mas também eventualmente casamento entre ambos (se o houve) e filha.

    João Tavares de Castro deve ter morrido entre 1927 e 1939. não se sabe bem onde. e é possível que Alexandrina da Piedade Alves tenha falecido no mesmo período. está quase impossível achar seja o que for em seja que conservatória do país for, sobre qualquer um deles.

    a Alexandrina teve um filho chamado David Augusto Alves em 1922 (Montesinho), mas esse era filho de pai incógnito, não é esse que procuro. não é para aqui chamado.

    ps: não há averbamentos nenhuns nos assentos de ambos do Arquivo Distrital. obrigado.

  • @hermetic nao é amemsa coisa. E nem discuto isso. Até porque o próprio Regulamento de Nacionalidade Portuguesa menciona isso, dizendo que é cópia simples. Se fosse certidão, a que é emitida pelo Civil Online, poderia ser apostilada, por exemplo. Essa que recebe pelo e-mail não é uma certidão.

    afinal é a mesma coisa sim senhor. já pedi pelo civilonline, já passaram 3 dias úteis, e nem sombra de resposta. com a agravante de que aqui ainda gastei 10 euros no pedido.

    Como outras pessoas podem ler o que escreveu, estou apenas informando as diferenças para que a sua afirmação não gere dúvidas para outras pessoas.

  • pois, mas isso agora é irrelevante pq a CRC de Gaia entretanto já respondeu e não encontrou nada com aqueles dados, nenhuma Emília. então tem que se ir pelos pais - óbito ou casamento. por isso fiz aquele post hoje. agradeço ajudas.

  • @hermetic só para esclarecer que tento fazer as postagens de forma completa, porque as postagens não destinadas apenas para vc, por exemplo, do contrário, mandaria mensagem privada. Eu quando escrevo diversas outras pessoas podem ler e serem levadas ao equívoco de considerar como iguais.

  • Bom dia. Estou buscando o assento de nascimento do meu bisavô . Tenho nome completo, nome dos pais e irmãos, possível data de nascimento e o possível local de nascimento. Como o nascimento foi em 1903 , procurei nos registros paroquiais de Sátão , em Viseu, e não encontrei. Existe outro local onde posso procurar?

  • se calhar, não achaste porque está arquivado pela data do baptismo e não pela data de nascimento. vai dizer também a data de nascimento, mas primeiro vem a data de baptismo e está organizado assim. o baptismo tanto pode ter sido 1 semana depois do nascimento como pode ter sido 8 meses, não se sabe.

    e não é preciso nome completo do seu bisavô. basta o primeiro, que é só o que aparece nos Arquivos Distritais, o primeiro nome. vem é o nome completo dos pais e é só assim que se distingue, por exemplo, um João de outro João. pelo nome dos pais.

    e convém saber a freguesia dentro de Satão onde o seu bisavô foi baptizado e que, às vezes, nem sequer coincide com o local de nascimento...p.exemplo, a minha trisavó Henriqueta Cândida Ferreira de Castro nasceu em Oliveira de Azeméis mas foi baptizada em Vila da Feira (actual Santa Maria da Feira) e, por isso, nunca será encontrada em Oliveira de Azeméis, mesmo tendo nascido lá.

    espero ter ajudado.

  • edu_viannaedu_vianna Member
    editado July 10


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.