Transcrição de casamento cônjuge divorciado

Boa tarde !Alguém sabe me explicar como transcrever casamento com cônjuge português anteriormente divorciado ?pelo consulado do RJ me informaram que preciso transcrever primeiro o antigo casamento dele, depois o divórcio ( o consulado não faz, somente a conservatória) e aí só depois consigo transcrever meu casamento com ele. Alguém sabe se fazendo pela conservatória o caminho é mais curto ou se consigo enviar toda a documentação pela DHL no mesmo envelope ?

Comentários

  • @VIVIAN_ARAUJO


    Infelizmente é mais complicado que isso.


    Primeiro passo: fazer a transcrição do primeiro casamento (assumindo aqui que o primeiro casamento foi realizado no Brasil). essa transcrição pode ser realizada no consulado. O consulado no RJ leva de duas a quatro semanas para fazer;

    Segundo passo: fazer a homologação do divórcio. Isso só pode ser feito em Portugal, e por um advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal. Ou seja, você precisará contratar um advogado. Esse processo é mais demorado, há poucos relatos sobre isso aqui no fórum.

    Terceiro passo: depois da homologação do divórcio, fazer a transcrição do casamento.


    Se quiser "facilitar", pode contratar um advogado que cuide do processo de ponta a ponta - a primeira transcrição, a homologação e a segunda transcrição. Vai custar mais caro, e provavelmente não reduzirá muito o tempo de tramitação da coisa toda.

    Pode calcular nisso tudo aí entre um ano e um ano e meio. Infelizmente, não há outra maneira.

  • @eduardo_augusto obrigada pelas informações!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.