Nome incompleto

Bom dia, pessoal!

Estou fazendo o processo de nacionalidade para o meu avô, os avós dele eram portugueses e casaram no Brasil, só que os dois tinham o mesmo sobrenome. Então o pai do meu avô, na certidão de casamento dele e na certidão de nascimento do meu avô, acrescentou um sobrenome para ele e para o pai dele (sei que tenho que corrigir isso). A minha pergunta é: na certidão de casamento do meu bisavô, o nome da minha avó aparece completo com 3 nomes próprios e depois acrescentando o sobrenome do meu bisavô, mas, na certidão de nascimento do meu avô, a minha bisavó aparece só com 2 nomes próprios. Será que eu envio a certidão de casamento deles para ser mais uma prova que se tratam das mesmas pessoas, apesar do sobrenome a mais, ou é melhor não enviar para não gerar algum questionamento sobre o nome da minha bisavó?

Comentários

  • @Sampt , tenho a mesma dúvida se envio mais documentos do que o solicitado para ajudar a esclarecer a divergência do nome do meu pai, que era português.

  • @opovoa sim. Eu não tenho experiência, mas estou achando melhor enviar para esclarecer que se trata da mesma pessoa. Só fico meio preocupado pelo fato de o nome da minha bisavó não estar completo, mas acho que não deva atrapalhar. Agora também não sei se apostilo essa certidão ou não.

  • Eu tenho a mesma duvida. Meu nome de solteira tem 3 nomes. O meu nome, o sobrenome da minha mae, e o sobrenome do meu pai. Mas na certidao dos meus filhos so tem o meu nome, e sobrenome do meu pai. O meu nome do meio nao esta presente. Sera que isso pode dar problema para retirar a cidadania dos meus filhos?

  • editado November 2024

    @CintiaHS

    Possivelmente sim, pois o que foi omitido não foi um “nome do meio”, como os americanos e ingleses usam, e sim parte do seu apelido (sobrenome).

    “Maria Oliveira da Silva” é uma pessoa diferente de “Maria da Silva”.

  • @ecoutinho Entendi. Entao vou ter que retificar a certidao deles no cartorio, certo?

  • Boa tarde pessoal, comecei agora o pedido de nacionalidade portuguesa para meu pai, vou pedir pelo formulário de neto de português, achei o assento de batismo do avô lá português, porém consta apenas o nome e nome da mãe, não consta o sobrenome e nome do pai, está filho ilegítimo.

    Encontrei depois o registro do casamento do português, nele já consta o sobrenome Pereira, mas ainda não tem o nome do pai, que foi onde originou o sobrenome.

    Alguém já esteve nessa situação? Qual caminho seguir agora?


    Agradeco a ajuda dos colegas.

  • @fhpereira

    É relativamente comum o caso de alguém que foi batizado com "pai incógnito" (ou filho ilegítimo só constando a mãe) depois passar a citar o nome de um pai em documentos posteriores (por exemplo, ao casar).

    Há duas razões principais para isso:

    Uma é que a pessoa, que sabia quem era seu pai "de verdade" (mesmo nunca tendo sido "formalmente" reconhecida como tal), passa a declarar o nome do pai. Muitos casamentos aqui no BR eram feitos com base apenas em declarações dos interessados, com 2 testemunhas corroborando os dados, sem apresentar nada mais. Nisso, muita informação "incorreta" (do ponto de vista formal) é incorporada aos documentos e em todos os subsequentes.

    Outra possibilidade é os pais terem se casado após o batismo da criança e, com isso, o nome do pai pode formalmente ser incorporado aos documentos da pessoa. Isso aconteceu com um familiar meu: os pais se casaram poucos meses depois, "resolvendo" a questão de "pai incógnito". Tem um outro caso mais distante na família (e já vi outros assim ao ajudar o pessoal aqui) onde os pais só casaram literalmente à beira da morte do progenitor - era a última chance de resolver essa questão (que, na época, ainda tinha implicações muito importantes, inclusive para heranças etc).

    O caminho a seguir seria diferente para cada uma dessas situações.

  • @CarlosASP obrigada por sua contribuição, eu não tenho a informação se eles se casaram, mas acredito que sim, pois o único documento que temos que aparece o nome do pai é um documento da entrada do português no Brasil e então lá consta que esse português é filho de tal pai e tal mãe, mas não conseguimos saber em que momento esse "reconhecimento de paternidade" aconteceu e se essa informação precisa constar no processo de nacionalidade.

    No entanto se dermos entrada com a certidão de batismo que não consta o sobrenome e nome do pai, junto com a certidão de casamento do português que já consta o sobrenome e uma cópia desse documento suporte com o nome do pai, seria possível o processo de nacionalidade? Ou teria que fazer constar o sobrenome no batismo?

  • @fhpereira

    esse documento é um passaporte PT, ou um documento BR?

  • @CarlosASP documento BR, diz Certificado da Inscrição emitido pelo Consulado de Portugal em São Paulo.

  • @fhpereira

    Se foi emitido pelo consulado PT, então é um documento PT.

    Isso pode ser um sinal que ele apresentou ao consulado PT algum documento onde constava o nome do pai.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.