Novo Cartão de Cidadão - Ativação
Prezados colegas.
Estou com dificuldades para habilitar a Chave Móvel Digital, bem como para ativar o Cartão de Cidadão pelo aplicativo do celular.
Aparentemente o aplicativo só consegue reconhecer o Cartão de Cidadão no modelo antigo.
Alguém passa por este problema também?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Ricosne vc precisar de leitor de smartcard para conseguir isso. Pelo celular, eu não conheço e nem sabia que podia. Até prova em contrário, precisa do smartcard.
@Destefano , tem um aplicativo para IOs e Android chamado Autenticação Gov.
Esta ferramente está habilitada tanto para ativar o cartão de cidadão quanto para ativar a chave móvel digital.
Ocorre que, aparentemente pela marca d'água que aparece no aplicativo quando se chega na etapa de digitalizar o cartão de cidadão, o aplicativo só funciona para o cartão de cidadão no modelo antigo.
Fui ver as avaliações na loja da App, aparentemente não funciona muito bem.
@Ricosne eu tenho aqui o cartão antigo... vou tentar...
@Ricosne , você tirou o novo cartao só para atualizar ou você nunca tinha tirado o CC antes?
@texaslady , não requisitei ainda o meu cartão de cidadão.
É da minha irmã.
Ela nunca teve outro antes.
@Ricosne ,
Ela foi ao consulado retirar ou recebeu em casa o cartão mais a carta pin?
@texaslady , recebeu em casa o cartão e a carta.
Pediu minha ajuda para fazer os procedimentos.
Mas não consegui pelo aplicativo
@Ricosne ,
parece mesmo mais um problema com o aplicativo. O jeito é ela ir até o consulado para ativar. Sobre o smartcard que o destefano falou, ele só lê cartões que já estão ativados. Eu ativei a minha CMD pelo smartcard, mas pode ser pelo app também, pelo menos podia. Mas se sua irmã precisar ir ao consulado, é melhor já ativar a CMD lá também. Você pode tentar contato com eles e perguntar:
https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/contactos
@texaslady , obrigado!
Acho melhor mesmo ela ir ao consulado.
@Ricosne Eu estou com problemas com este novo Cartão de Cidadão também. Precisei renovar, veio o novo modelo. Retirei na Loja do Cidadão, então imagino que já esteja ativado. Mas não consigo usar a chave móvel digital, não consigo usar o leitor de cartões (que funcionava com o antigo), não consigo atualizar nem ativar pelo aplicativo "Autenticação Gov".... mas no aplicativo "ID gov pt" já aparece o novo cartão.
A impressão que dá é que o sistema não reconhece o novo cartão ou está passando por algum problema.
Vou novamente na Loja do Cidadão para ver se me ajudam. Se descobrir algo te aviso.
@GuilhermeAugusto , agradeço desde já por nos atualizar!
@Destefano , conseguiu utilizar o aplicativo com o seu CC antigo?
@Ricosne não. Não consigo acessar ele pelo celular. Normal pelo leitor smartcard, mas pelo Cel não consigo.
@Destefano , não deve ser mesmo um aplicativo funcional. O aplicativo está mal avaliado na loja da apple.
olá pessoal,
Recebi o meu CC no vice consulado em Curitiba, e já fizeram a ativação lá mesmo! 👍️
tentei ativar a chave móvel digital, onde a aplicação ( autenticação.gov ) pede para tirarmos uma foto do cartão, frente e verso.
Após varias tentativas de conexão, ele não reconheceu o cartão. 😖
estou fazendo isso para poder cadastrar o meu email junto a autoridade tributaria, e não ter que informar um representante fiscal. Sei que agora, morando no Brasil e não tendo nenhum bem em Portugal, não sou obrigado, mas gostaria de poder informar esse email mesmo assim!
Acho que o jeito é aguardar uma nova versão do aplicativo! 😥
@Viniciuspc pode utilizar um leitor de smartcard conectado ao notebook para ativar o cartão cidadão e para se autenticar aos serviços (precisara do PIN de autenticação com 4 digitos, enviado por carta para sua morada), exemplo:
https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-pedido-chave
Para conhecimento essa semana o app Autenticacao.gov para Iphone voltou a funcionar (nao estava enviando SMS para autenticação apos inserir o numero do telemovel)
Boa tarde amigos(as),
Algum dos colegas já conseguiu alternativa para ativar o cartão do cidadão do modelo novo que foi solicitado e recebido através de um consulado? Sigo tentando mas o app não lê o modelo novo. Quando insiro o cartão no leitor pelo aplicativo da autenticação gov.pt ele reconhece o cartão, me mostra os dados, mas na parte dos certificados ele informa que está inativo ou cancelado.
@Felipencs , não consegui utilizar o aplicativo Autenticação.GOV.
Acabei nem tentando mais ativar o cartão ou a chave móvel digital da minha irmã.
@Felipencs
Passei pelo mesmo problema e conswgui ativar pelo computador usando um leitor de cartão. Apesar do inconveniente de ter que comprar esse acessório, ele não é caro e pode ser usado também caso vc tenha ecpf etc.
@Ricosne , @Felipencs ,
este app autenticacao.gov é um problema. Eu consegui ativar minha CMD, mas depois disso não consigo autenticar nada, quando entro com minha CMD, diz que vai enviar um codigo de segurança por SMS, mas nunca envia. Acabei desistindo de fazer qualquer coisa.
Mas li em algumas notícias que o app autenticação.gov seria substituído pelo app gov.pt. Veja notícia no link abaixo. Isso foi em dezembro. Ainda não tive o animo de tentar ver se funciona. Se alguém tentar e funcionar, por favor me avise. Mas o curioso é que o app autenticação.gov ainda está ativo.
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc24/comunicacao/noticia?i=govpt-a-nova-aplicacao-movel-para-servicos-publicos-ja-esta-disponivel#:~:text=27%20%C3%A0s%2011h48-,Gov.pt:%20a%20nova%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20m%C3%B3vel%20para,servi%C3%A7os%20p%C3%BAblicos%20j%C3%A1%20est%C3%A1%20dispon%C3%ADvel&text=A%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20m%C3%B3vel%20gov.pt,de%20forma%20pr%C3%A1tica%20e%20segura.
Eu recebi meu CC no inicio de janeiro/25 e não consegui criar a CMD nem acessar o sistema gov.pt. Quantos aos apps, tanto o antigo como o novo, não resolvem o problema da ativação do cartão.
Então, fui ao Consulado e pedi a ativação do certificado digital e a criação de uma CMD. Comprei um leitor de cartões e verifiquei que o certificado digital funcionou perfeitamente após o procedimento no Consulado. Já a CMD criada no Consulado, ao tentar finalizar a validação com o sms, sempre retornava que estava incorreta. Para resolver, entrei no sistema autenticacao.gov.pt com o meu cartao ativado e o leitor de cartões, apaguei a CMD criada no consulado e criei uma nova. A validação deu certo e finalizei o processo.
Em resumo: é fundamental ativar o certificado digital do CC e ter um leitor de cartões. Isso facilita muito a ativação da CMD.
Obrigado pelas respostas, pessoal. Já tentei ativar meu certificado de todas as formas, porém sem sucesso. Enviei email ao consulado para agendar uma visita para ativar o cartão e criar a CMD. Acho que é a única opção que me resta.