Novo Cartão de Cidadão - Ativação

Prezados colegas.

Estou com dificuldades para habilitar a Chave Móvel Digital, bem como para ativar o Cartão de Cidadão pelo aplicativo do celular.

Aparentemente o aplicativo só consegue reconhecer o Cartão de Cidadão no modelo antigo.

Alguém passa por este problema também?

Comentários

• @Ricosne vc precisar de leitor de smartcard para conseguir isso. Pelo celular, eu não conheço e nem sabia que podia. Até prova em contrário, precisa do smartcard.

• editado June 25

@Destefano , tem um aplicativo para IOs e Android chamado Autenticação Gov.

Esta ferramente está habilitada tanto para ativar o cartão de cidadão quanto para ativar a chave móvel digital.

Ocorre que, aparentemente pela marca d'água que aparece no aplicativo quando se chega na etapa de digitalizar o cartão de cidadão, o aplicativo só funciona para o cartão de cidadão no modelo antigo.

Fui ver as avaliações na loja da App, aparentemente não funciona muito bem.

• @Ricosne eu tenho aqui o cartão antigo... vou tentar...

• @Ricosne , você tirou o novo cartao só para atualizar ou você nunca tinha tirado o CC antes?

• @texaslady , não requisitei ainda o meu cartão de cidadão.

É da minha irmã.

Ela nunca teve outro antes.

• @Ricosne ,

Ela foi ao consulado retirar ou recebeu em casa o cartão mais a carta pin?

• @texaslady , recebeu em casa o cartão e a carta.

Pediu minha ajuda para fazer os procedimentos.

Mas não consegui pelo aplicativo

• @Ricosne ,

parece mesmo mais um problema com o aplicativo. O jeito é ela ir até o consulado para ativar. Sobre o smartcard que o destefano falou, ele só lê cartões que já estão ativados. Eu ativei a minha CMD pelo smartcard, mas pode ser pelo app também, pelo menos podia. Mas se sua irmã precisar ir ao consulado, é melhor já ativar a CMD lá também. Você pode tentar contato com eles e perguntar:

https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/contactos

• @texaslady , obrigado!

Acho melhor mesmo ela ir ao consulado.

• @Ricosne Eu estou com problemas com este novo Cartão de Cidadão também. Precisei renovar, veio o novo modelo. Retirei na Loja do Cidadão, então imagino que já esteja ativado. Mas não consigo usar a chave móvel digital, não consigo usar o leitor de cartões (que funcionava com o antigo), não consigo atualizar nem ativar pelo aplicativo "Autenticação Gov".... mas no aplicativo "ID gov pt" já aparece o novo cartão.

A impressão que dá é que o sistema não reconhece o novo cartão ou está passando por algum problema.

Vou novamente na Loja do Cidadão para ver se me ajudam. Se descobrir algo te aviso.

• @GuilhermeAugusto , agradeço desde já por nos atualizar!

@Destefano , conseguiu utilizar o aplicativo com o seu CC antigo?

• @Ricosne não. Não consigo acessar ele pelo celular. Normal pelo leitor smartcard, mas pelo Cel não consigo.

• @Destefano , não deve ser mesmo um aplicativo funcional. O aplicativo está mal avaliado na loja da apple.

• olá pessoal,

Recebi o meu CC no vice consulado em Curitiba, e já fizeram a ativação lá mesmo! 👍️

tentei ativar a chave móvel digital, onde a aplicação ( autenticação.gov ) pede para tirarmos uma foto do cartão, frente e verso.

Após varias tentativas de conexão, ele não reconheceu o cartão. 😖

estou fazendo isso para poder cadastrar o meu email junto a autoridade tributaria, e não ter que informar um representante fiscal. Sei que agora, morando no Brasil e não tendo nenhum bem em Portugal, não sou obrigado, mas gostaria de poder informar esse email mesmo assim!

Acho que o jeito é aguardar uma nova versão do aplicativo! 😥

• editado October 5

@Viniciuspc pode utilizar um leitor de smartcard conectado ao notebook para ativar o cartão cidadão e para se autenticar aos serviços (precisara do PIN de autenticação com 4 digitos, enviado por carta para sua morada), exemplo:

https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-pedido-chave

Para conhecimento essa semana o app Autenticacao.gov para Iphone voltou a funcionar (nao estava enviando SMS para autenticação apos inserir o numero do telemovel)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.