Encontrar cartório de registro RJ

Bom dia, gente! Sou bisneto de português juntando os documentos necessários para começar o processo de cidadania.

Meu pai não sabe em qual cartório foi registrado. Consegui achar no site do detran as seguintes informações:

Livro:

E 216

Folha:

257V

Termo:

12949

Circunscrição:

00

Municipio:

RIO DE JANEIRO

UF:

RJ

É o 1RCPN-RJ? Alguém consegue me ajudar?

Comentários

  • @leandrovcs


    Que estranho, não consta a circunscrição.

    Assim, não é possível saber onde foi feito o registro.

    Já olhou na carteira de identidade dele?


  • @eduardo_augusto acabei de pedir para ele conferir. Mas não constaria o cartório de casamento?

  • @eduardo_augusto não consta

  • @leandrovcs


    na identidade constaria o documento que foi apresentado quando o RG foi pedido. Pessoas casadas normalmente apresentam a certidão de casamento. Mas de repente o RG dele podia ser antigo, ou talvez ele não fosse casado.


    Essas informações que você obteve no site do DETRAN se referem a certidão de nascimento ou de casamento?

  • Achei de nascimento no detran. Será que existe outra forma de fazer a busca?

  • @leandrovcs


    olha... eu não tenho certeza, mas acho que o DETRAN digitaliza os documentos apresentados.

    assim, é possível que eles tenham uma cópia digital dessa certidão de nascimento.

    se não tiverem, ainda sugiro uma outra tentativa: se seu pai ainda trabalha, a empresa com certeza tem o "prontuário de empregado" dele. normalmente as empresas pedem uma cópia da certidão de nascimento, com um pouco de sorte vc encontra lá.

    na falta disso, vc pode ir tentando de RCPN em RCPN... Faz o pedido para o 1º RCPN, informa o número do livro, da folha e do termo. Se eles retornarem dizendo que não encontraram, tenta no 2º RCPN... e vai assim até encontrar.

    normalmente as pessoas são registradas próximas do local de nascimento. se vc tiver essa informação, pode começar pelo RCPN que for mais perto.

  • Obrigado pelo retorno. Vou tentar

  • @Guilherme Moreira

    Então é o 1RCPN-RJ mesmo?

  • acha que vale pagar uma busca deles?

  • @leandrovcs

    Seu pai nasceu no exterior? Foi emancipado?

  • @leandrovcs


    Não vejo nenhum indicativo de que essa certidão esteja no 1RCPN. @Guilherme Moreira , pq vc apontou na direção desse cartório específico?


    Quanto a "valer pagar uma busca", é uma decisão sua. Você pode ir caçando em cada cartório, pagando pelas buscas... ou pode gastar um pouco mais de tempo procurando outras informações. Sei que muita gente fica "ansiosa" querendo resolver as coisas logo, mas termina às vezes gastando dinheiro sem tanta necessidade. Converse com seu pai, veja se de repente ele não tem uma carteira de identidade antiga. Ou uma cópia da certidão de nascimento "esquecida" em algum lugar... não sei há quanto tempo vc está procurando esse documento. Há pessoas que ficam semanas, meses, até encontrar.

    Por outro lado, se o @Guilherme Moreira disser que está mesmo no 1RCPN, aí pode confiar que a fonte é segura! ele é um dos "magos das certidões" aqui no fórum.

  • @Guilherme Moreira Meu pai nasceu no Brasil.

    @eduardo_augusto Eu conversei com meu pai e olhei todos os documentos antigos, farei novamente, mas realmente não tem nada :/

  • @Guilherme Moreira as numerações de livros antigos no Rio de Janeiro são caótica, muitos tem várias letras além das convencionais A para nascimento, B casamento, E livro E, etc. Então este registro pode ser um registro de nascimento normal apenas com o livro utilizando uma nomenclatura fora do padrão. Como exemplo veja a "sopa de letrinhas" dos livros que foram para 15o da Penha https://www.15rcpnrj.com.br/site/index.php/acervo/listagem-12-circunscricao

  • @AlanNogueira o que você me indicaria fazer?

  • @leandrovcs pesquise nos cartórios da região onde seus avós moravam quando seu pai nasceu. Se ele tiver irmãos, veja se seus tios tem as certidões de nascimento deles e procure nos mesmos cartórios, há uma grande chance de terem sido registrados no mesmo lugar .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.