Certidoes brasileiras morando nos USA

Ola! estou comecando o meu processo da cidadania portuguesa ( meu pai ja eh cidadao portugues e tenho a certidao dele )...eu moro nos USA e estou com duvidas quanto as minhas certidoes...em 2022 eu estive no Brasil e tirei uma cópia integral e emitida por fotocópia da minha certidao de nascimento e uma copia do meu passaporte com apostilamento....essas certidoes ainda sao validas ou eu tenho que tirar outras? sera que consigo o apostilamento aqui dos USA ? Procurei essas informacoes no consulado brasileiro em Atlanta, pois moro na GA, e nao encontrei.

Agradeco desde ja a ajuda !!!


Cris Hill

Comentários

  • @criscorrea001

    Só se apostila as certidões no próprio país que emitiu.

    Sobre o passaporte, acho que a @texaslady pode te dar dicas de como fazer nos EUA.

    Se estivesse apostilada, tem gente que diz que certidões não tem prazo de validade. Acho que, como vai ter que apostilar a certidão no BR, já emitiria uma nova para não ter dúvidas. E guardaria essa que tem para outros usos, pois não vai receber de volta o que mandar para o processo de nacionalidade.

  • @criscorrea001 ,

    As certidões não tem validade conforme a CRC já afirmou. Mas, é claro que se fosse uma certidão muito antiga seria melhor tirar outra. Mas a de 2022 está OK. A cópia do passaporte já não posso afirmar, talvez fosse melhor tirar outra, principalmente se aquele passaporte venceu ou está para vencer.

    Então, quanto a apostila. Não é possível apostilar documentos emitidos no Brasil em outro país que não seja o Brasil. Então a certidão de nascimento tem que ser apostiladas no Brasil se você decidir tirar outra.

    Quanto a cópias autenticadas, aqui no Texas, eu tirei copia do passaporte no notário e enviei para autenticação no departamento de estado. Funcionou sem problemas na CRC, fazendo assim para vários processos da familia. O mesmo fiz para assinatura do formulário. Porém as regras mudaram e o departamento de estado do Texas não mais aceita fazer autenticação de cópias de documentos notarizadas. Então agora seria necessário tirar uma cópia do documento de identificação (RG ou passaporte) no consulado brasileiro e enviar ao Brasil para apostilamento (já vi casos que o conservador aceitou apenas a autenticação do consulado brasileiro, mas já vi outros casos que não aceitaram sem a apostila. A assinatura do formulário aqui no Texas ainda é possível fazer notarizando e enviando para authenticação no departamento de estado. Você pode telefonar para o departamento de estato da Georgia, setor de autenticações e indagar se eles autenticariam uma cópia de passaporte brasileiro notarizada.

    A opção mais fácil dependendo de onde a pessoa reside é ir ao consulado PORTUGUÊS para assinatura presencial do formulário e tirar cópia certificada do documento de identificação. No seu caso provavelmente você teria que ir ao consulado honorário em MIami ou na embaixada em Washington DC.

  • Muito obrigada pelas informacoes !! vou verificar tudo que vcs me disseram :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.