Sou filho de português. Nascido na Suíça

Ola bom dia !! Nasci na Suíça, mas como meu pai era casado ainda em portugal, mas não mais na Suíça, ele e minha mae , me registram so na Suíça!! Nisso com dez anos fui morar no brasil com minha mãe!! Hoje com meus 22 resolvi volta pra Suíça mas , não tenho direito nada Suíça.. mas tenho direito a nacionalidade portuguesa do meu pai , nisso viemos juntos a portugal e pagamos um advogado pra fazer o processo todo !! E esta a correr o processo, mas tem o porem ja se passar 90 dias que possso ficar em portugal, estou ilegal, gostaria de saber oque posso fazer !!

Comentários

  • @LukasMarques21

    Precisará providenciar um visto. Seu processo de nacionalidade portuguesa vai levar no mínimo 1 ano para concluir.

  • Ao todos sao 6 mes que estou, em portugal por que infelizmente o advogado que abriu o processo pra mim, diz em questão de 4 meses ficava pronto, na teoria estou a 6 mes aqui , sem poder fazer nada !! E com medo de ser deportado!! Ou algo assim .. não podendo sair arruma um emprego!! Fazer nada além de esperar esse documento!!

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado June 22

    @LukasMarques21 como você está com advogado, o melhor seria consultar com ele qual a melhor solução para você.

    Existem muitos detalhes que precisam ser observados, por exemplo, com quem vc está em Portugal, se há dependência econômica, com qual passaporte entrou, etc...

    Tudo isso pode levar a diferentes respostas, como um possível reagrupamento familiar, manifestação de interesse, benefícios da CPLP, etc...

    De qualquer forma, a pior coisa que você pode fazer é deixar vencer o prazo da sua estadia sem buscar algum visto, fale com o seu advogado sobre a sua situação e qual a melhor opção que se aplica a você.

  • Estou na casa da minha irma que e portuguêssa também!! E meu pai que esta arcando com todas as minhas despesas! Mas ela não mora aqui. Mora na Suíça!! Infelizmente como o advogado tinha me dito que e poucos mes ficava pronto nos aqui não nos preocupamas com isso , mas infelizmente ja estou pra ca 6 mes !! Então 3 mes que estou ilegal aqui .. agora nao se faz mais interesse de manifestação e nem visto consigo fazer estando aqui !! Tenho ja nif .. que minha irma fez pra mim , minha morda e daqui ja .. o advogado infelizmente e um lerdo por pergunto as coisa por gajo , se quer me responde!

  • E nisso e triste ter que fica preso dentro de casa , nessa situação a por isso vim até aqui ver se tem algum coisa que consigo resolver.. não e nem questão finaciar mas sim e fica so dentro de casa ,não poder sair isso não e vida !! .. desse de ja agradeço a todos que tiram um tempinho pra mim dar um luz nesse problema

  • @LukasMarques21


    Infelizmente não há muito que se possa fazer na sua situação.

    Você tem a opção de voltar para o Brasil e esperar a conclusão do seu processo - e aí voltar para Portugal já como português. Essa é a ação mais "segura" e "correta" que você poderia tomar, do meu ponto de vista.

    Ou senão, terá de permanecer aí, nessa condição de ilegal, até conseguir a cidadania. Como o seu processo está rolando há 4 meses, pode contar aí mais 6 a 10 meses para finalizar com a emissão do assento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.