Registro realizado após maioridade

olá, pessoal. sou nova por aqui e estou dando entrada no processo do meu pai (neto de portugueses). minha dúvida é: o único registro que temos da minha avó paterna (falecida - filha de portugueses, nascida no Brasil) é uma certidão de nascimento com data de emissão em 25/06/1945, quando ela já tinha 23 anos (nasceu em 27/03/1922). acredito que tenham feito o registro em virtude de casamento. é um impedimento, por conta do registro ter sido feito na maioridade dela?

Comentários

  • @amaralroberta

    Muitas vezes as pessoas perdiam o registro original e acabavam fazendo um outro mais tarde (por exemplo, para casar); era mais simples.

    Já tentou ver no cartório perto de onde ela nasceu se há um registro anterior?

    Se quiser, deixe os dados de sua avó aqui para ver se alguém acha um possível registro mais próximo da data de nascimento.

  • @CarlosASP obrigada pela resposta! ja tentei procurar em diversas fontes, mas não encontro nada. de toda forma, seguem dados:

    nome de solteira: Esperança de Ornelas Flor, data de nascimento 27/03/1922, na capital do estado de São Paulo (distrito de Santana). O registro que temos é de 18/06/1945 no RJ - na certidão informa o decreto 16146 de 1944.

    nome do pai português: Cláudio de Ornelas Flor

    nome da mãe portuguesa: Maria de Góis Flor

    registro de casamento dos portugueses, na Ilha da Madeira: 22/07/1919

  • @amaralroberta

    Veja esse registro do familysearch. Pode ser uma irmã, ou o registro dela com um erro na digitalização do site.

    Já tentou pedir uma busca no cartório de Santana? Já precisei de uma certidão da minha família nesse cartório e atenderam super bem por email na época.

    https://cartoriosantana.com.br/


  • @CarlosASP@ecoutinho sim, essa é a irmã dela.

    abri uma solicitação de busca nesse cartório hoje, vou aguardar retorno deles. muito obrigada! :)

  • @CarlosASP @ecoutinho vocês sabem como consigo visualizar uma imagem no family search quando aparece a mensagem:


  • @amaralroberta


    Sim, é só seguir as orientações que estão escritas... ou visita um centro do FamilySearch, ou em uma biblioteca afiliada ao FamilySearch.

    O FamilySearch é um projeto da Igreja de Jesus Cristo dos ´Santos dos Últimos Dias, também conhecida como "igreja dos mórmons".

    Você pode procurar a igreja mais próxima da sua casa, e normalmente eles conseguem te ajudar.

  • editado June 20

    @amaralroberta

    Complementando a resposta do colega, aqui o link para achar o CHF do FS mais próximo de você. Entre em contato para saber os horários. São limitados por serem voluntários que atendem, mas em geral são bem prestativos, Só presencial. Se for, leve uma lista de todos os arquivos "suspeitos" que pretende desbloquear:

    https://locations.familysearch.org/pt/search

    Como Esperança nasceu em 1922, eu desconfio que esse aqui possa ser o registro dela. Como já comentado, a indexação (feita por leitura de caracteres por computador) gera muitos erros. Se clicar na seta da data do evento, vai ver que uma delas é 1922. Eu desconfio que o FS passou os registros por OCR (reconhecimento de caracteres) várias vezes; cada hora dava um resultado diferente, pois a tecnologia ainda está muito longe de ser precisa para ler documentos escritos à mão (mas melhor que nada). E, na lista de nomes citados no registro, lá no fim tem "Esperança Ornellas". A indexação é muito bagunçada e, frequentemente, não identifica corretamente quem é quem (o registrado, o pai, avô etc):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V4Z-WHB7

    Se olhar os outros nomes, também há fragmentos de nomes de avós, como Clara e Jose de Ornelas Flor e o da mãe Maria Ornellas, e tem um "Claudio Dorneles Flor" (pode ser o pai). O mesmo acontece no da irmã Emilia que o colega colocou. Tem uma "Ca-ra de Gois"; talvez seja a outra avó e um "Ma-Nove de Goes", provavelmente Manoel de Gois, que poderia ser o nome do outro avô..

  • @ecoutinho @CarlosASP @amaralroberta Nesse link do Family o registro de nascimento é da irmã Emília.

    Mas achei o registro da Esperança no cartório de Santana feito em 31/03/1922. Em 1947 foi feita uma retificação.


  • @PH86 @amaralroberta

    Que bom que achou o registro de 1922. Assim não tem a questão do registro tardio.

    E a retificação já deixa os nomes alinhados com o que provavelmente constam nos outros documentos da família.

  • editado June 21

    @PH86

    Muito bom!!!! Curiosidade: como vc encontrou essa imagem? No FS?

    @amaralroberta

    Se entendi corretamente, esse era o elo que faltava para vc montar o processo de neto do seu pai.

    Boa sorte

  • @PH86 @ecoutinho @CarlosASP muito obrigada pela ajuda, pessoal. eu abri um chamado no cartório de Santana-SP pra efetuar a busca e estou aguardando resposta.

  • @amaralroberta

    Com a imagem do registro encontrada pelo @PH86 entendo que não é caso mais de chamado para busca e sim pedir de uma vez a certidão.

  • @PH86 @ecoutinho @CarlosASP muito obrigada pela ajuda, pessoal. Acabei tendo alguns imprevistos pessoais e não consegui voltar aqui antes, mas consegui a certidão em Santana e dei entrada no processo do meu pai. Agora é aguardar e aguardar! 😊

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.