Certidão portuguesa do meu avô

Gostaria muito da ajuda de vcs!!

Preciso encontrar a certidão de nascimento do meu avô em Portugal.

Eu tenho o nome dele, o ano em que nasceu e o nome de seus pais.

Como faço?

Nome: Aristeu Pinto Cardoso

Ano de nascimento: 1917

Pais: Antônio Pinto Cardoso e Emília Marques de Jesus


No documento de imigração do meu tio avô ( irmão do meu avô) diz que ele era de Centro- Beira Alta.


Alguém pode me ajudar!!!

Comentários

  • editado June 19

    @natiellycosta

    Ele deve ter nascido na freguesia de Canas de Senhorim, concelho de Nelas, distrito de Viseu,

    Nessa freguesia achei o batismo de dois irmãos mais velhos, inclusive Evaristo, que também foi para o Espírito Santo. Ver tif 270:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1256530

    Se olhar na lateral direita do batismo acima, pode ver que até já averbaram o casamento de Evaristo no Rio de Janeiro e seu óbito em Vitória.

    Como Aristeu nasceu em 1917, use o civilonline (custa 10 euros) para pedir o assento de nascimento dele. Coloque a mesma freguesia do irmão. Nas observações, coloque que só tem o ano de nascimento. Mas, pelo conjunto de informações, eles devem localizar.

    Siga o guia abaixo para pedir pelo civilonline (custa 10 euros). Leia com atenção TUDO, especialmente a parte final que fala de nascimentos com mais de 100 anos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    nota: Beira Alta é o nome antigo de uma região, que inclui o distrito de Viseu:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Beira_Alta

  • Boa tarde!!!

    Muito obrigada!! Fiz o que vc me orientou ontem a noite.

    Agora estou esperando receber o código.

    Ansiosa para receber 😊

    Demora assim mesmo?

    Quando eu receber aviso aqui, mas só tenho que agradecer

  • @natiellycosta

    Hoje em dia o civilonline tem levado alguns dias úteis (talvez uma semana) para responder, pois houve um grande aumento no número de pedidos.

    No seu caso, pode levar uns dias a mais, a depender da velocidade da conservatória de Nelas. Eu desconfio que o registro dele, por ser de 1917, ainda não está informatizado e a conservatória de Nelas é que fará isso a partir do contato do civilonline, Fará isso para o civilonline poder te enviar o código de acesso. Algumas fazem isso muito rápido (até no mesmo dia), outras demoram um pouco mais.

    Quando receber o código de acesso, olhe no fim do assento e ele provavelmente dirá a data em que foi criado o registro informatizado. O próprio número do assento no alto já irá indicar isso; ele vem no formato xxxx/ano de criação. Desconfio que será xxx/2024,

    Dica: grave o que receber em arquivo Word; assim poderá imprimir quantas cópias quiser do assento no futuro (pois o código de acesso vale só por 6 meses), Também pode imprimir já várias cópias. Nunca se sabe quando vai precisar de uma outra cópia.

  • Boa tarde!!!

    Muito obrigada!! Fiz o que vc me orientou ontem a noite.

    Agora estou esperando receber o código.

    Ansiosa para receber

  • Muito muito muito obrigada mesmo!!!

    Vou aguardar e quando receber eu informo aqui

  • Boa tarde!!!

    Sexta eu recebi um e-mail falou que meu pedido foi cancelado devido ao prazo de pagamento expirou. Mas no dia que fiz o pedido recebi um e-mail falando que o pagamento estava ok .

    Alguém pode me ajudar por favor?

  • talvez voce tenha clicado várias vezes e abriu mais de um pedido, tendo um sido confirmado e o outro expirado por falta de pagamento no prazo. Verifique os numeros dos pedidos nestes emails para ver se é isso mesmo...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.