Ajuda por favor encontrar certidão do meu avô

Olá bom dia, me chamo Celso Linhares e Castro

Estou a procura da certidão de nascimento do meu avô, e peço de coração se puder me ajudar a localizar, não consegui localizar a cidade que ele nasceu mas estou mandando email para todo conservatório existente. Se puder me ajudar serei eternamente grato.


Segue abaixo as informações


Nome: Jorge Linhares

Nascimento: 14/04/1930

Mãe: Norina Linhares

Pai: Miguel Furtado Linhares

Comentários

  • editado June 18

    @CelsoLinhares Boa tarde.

    Você não dispõe de mais nenhuma informação que possa ajudar? Sabe o ano de nascimento dos pais?

    De onde vc é? Veja se esse site ajuda pelo menos a verificar a ocorrência do sobrenome e facilitar a busca. Fica difícil fazer uma procura tão ampla. Se houver alguma informação que possa restringir, já ajudaria.

    Estava dando erro no link, então troquei o caminho. Mas indo em Base de Dados -> Emigrantes de Portugal para o Brasil -> Titulares de Passaporte, tem como acessar passaportes de portugueses que entraram no Brasil. Não achei os nomes que vc falou, mas pode dar alguma luz sobre as localidades mais prováveis, pela ocorrência dos sobrenomes. Por exemplo: para o sobrenome Linhares existem ocorrências de portugueses naturais dos concelhos de Santo Tirso, Santa Maria da Feira, Barcelos, Mogadouro, Vila Flor, etc. Pode ser um caminho pra se tentar seguir.

    https://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=9

  • @DoraCouto

    boa noite essas sao as informacoes que possuo

  • @CelsoLinhares

    Você tem o local e data de casamento de Jorge e Maria do Carmo?

    Dependendo de onde foi, pode pedir o desarquivamento da habilitação de casamento. Nesse processo, as pessoas tem que apresentar documentos de identificação para poder casar,

    Outra coisa: qual a fonte de informação para os pais de Jorge? "Norina" não é um nome PT; me parece que houve algum erro de transcrição do nome correto dela. Talvez Dorina?

    Uma busca rápida no FS mostrou que as pessoas com o sobrenome "Furtado Linhares" tendem a ser dos Açores.

  • @CarlosASP

    Vou tentar localizar e se eu achar coloco aqui mas se tiver um número para contato seria melhor

  • @CelsoLinhares

    Todo contato é feito exclusivamente pelo fórum.

  • @DoraCouto

    @Carlos


    Ele nasceu em bragança

  • editado June 26

    @CelsoLinhares

    A certidão do casamento dele em Queimados diz que Jorge nasceu em 19/04/1930 em "Austin, neste estado".

    Austin é um bairro de Nova Iguaçu.

    Acho que o registro dele estaria no 1 RCPN de Nova Iguaçu. Já tentou lá?

    Se não estiver, pergunte para eles qual é o RCPN que cobre Austin.

    Eu acho que o 1 RCPN de Nova Iguaçu tem 2 divisões. me parece que a que cobre Austin é esse aqui:

    https://api.whatsapp.com/send?phone=5521988993916

    Fica aqui (só buscar no índice da letra C para cartório):

    https://www.topshopping.com.br/loja.php

    Você pode também contatar o cartório do casamento em Queimados para pedir o desarquivamento da habilitação de casamento. Nesse processo, as pessoas tem que apresentar documentos de identificação para poder casar,

    Adianto que, infelizmente, o estado do Rio de Janeiro permitiu durante um período que se incinerasse as habilitações de casamento sem antes fazer um microfilme Depois, se deram conta da besteira que fizeram, mas aí muitas habilitações já tinham ido para a fogueira.

    Mas não deixe de tentar, pois alguns RCPNs não fizeram isso. Só se sabe verificando com eles diretamente,

    Note que no casamento o nome da mãe aparece como "Corina do Amaral", faz mais sentido que "Norina"

  • @CarlosASP


    No caso para eu ver se consigo ver o documento que ele apresentou é isso?

  • @CelsoLinhares

    As pessoas para casar tinham que provar quem eram, onde e quando nasceram etc. Isso tudo era juntado num processo chamado "habilitação de casamento".

    O mais simples era levar a certidão de nascimento. Ao desarquivar a habilitação do casamento, cópias desses documentos aparecem e aí se descobre onde se pode pedir uma nova certidão.

    Se der azar, a pessoa não apresentou a certidão de nascimento, mas outro tipo de documento, ou até foi feito apenas uma declaração por escrito com duas testemunhas.

    Como dito, isso de desarquivar a habilitação de casamento funciona bem na maioria do BR, mas no estado do RJ tem esse problema sério de muitas habilitações de casamento terem sido destruídas sem ao menos se microfilmar antes. Mas não deixe de tentar.

    Mas, além disso, a certidão de casamento de seu avô diz que ele nasceu em Austin (Nova Iguaçu). Ou seja, salvo algum erro nela, ele seria BR e não PT. Talvez os pais deles que fossem nascidos em PT.

    De onde tem a informação que seu avô era PT?

  • @CarlosASP

    Além da foto dele toda a família dele era de portugal os irmãos e parentes ele foi para o Brasil com 13 anos só que eu acho que não sei se ele levou algum documento para o Brasil e fizeram novos documentos para ele, não sei dizer ao certo mas toda a família diz que ele veio de Portugal e os parentes que já são todos falecidos moravam lá

  • Esse é meu avô

  • @CelsoLinhares

    Deixa ver se entendi... 🤔

    Seu avô tem um registro como brasileiro, mas a família diz que ele é português? Se for isso, essa data de nascimento seria inventada ou real? Se ele veio para o Brasil com 13 anos, então poder ter algum vestígio dessa viagem por volta de 1943?

  • @CelsoLinhares

    Tem dados sobre esses irmãos, que segundo a família, nasceram em PT? Algo que mostrasse tanto os nomes dos pais, mas dos avós deles também?

    Há muitas possibilidades. Alguns irmãos podem ter nascido ainda em PT e outros já no BR ou nem sempre as histórias contadas pelas famílias correspondem exatamente aos fotos.

    Como o casamento dele lista ele como nascido em Austin (Nova Iguaçu), tentaria achar no RCPN de lá a certidão de nascimento dele para ver se esclarece a situação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.