Nacioanlidade

Ola pessoal.

Dei entrada no meu processo de nacionalidade Portuguesa a dois anos e agora recebi um email no dia 04/06 dizendo que meu processo foi concluido e que irei receber outro email com a copia informativa do meu reisto de nascimento.

Quanto tempo demora para receber este mail com as informañoes?

Tambem disseram que ja podia dar entrada no meu cartao de cidadao portugues somente com esta informacao, mas nao sei como, neste momento estou em espana.

como faco para receber a passeword de acompanamento do processo de nacionalidade online?

Obriada

Comentários

  • @Angelita_Miranda ,

    Este email acredita-se que deve chegar em breve. Em todo caso como disseram, você não precisará do assento para tirar os documentos.

    Para tirar o passaporte e cartão de cidadão basta agendar no consulado português mais próximo de onde você vive.

    Quanto a senha você pode ate ligar na LR ou mandar email. Mas a esta altura não há mais nada a acompanhar online uma vez que o processo está terminado.

  • Obrigada @texaslady

    estou em Tenerife e nao obteno nenuma resposta satisfatoria no consulado aqui via email ou teLefone. Creio que terei que ir a portugal para conseuir resolver o que é lastimavel.

    tens alguma sugestao para e ajudar?

  • @Angelita_Miranda ,

    Já que você não consegue contato com o consulado honorário, pode tentar contatar a embaixada de Portugal em Madrid e indagar sobre os serviços em Tenerife. Pode ser que este consulado honorário não esteja preparado para emissão de documentos. As vezes eles tem as permanencias consulares e nestas permanências eles aceitam pedido de documentos. Isso normalmente acontece 1 ou no máximo 2 vezes ao ano nestes consulados honorários.

    Então se não for mesmo possível a melhor opção seria a ida a Portugal, pois lá não se exige agendamento.

  • @Angelita_Miranda

    Consulados honorários não são consulados "de verdade". Tem funções muito limitadas. Só há consulados "de verdade" em Barcelona, Sevilha e Vigo (além da seção consular da embaixada em Madrid)

    A @texaslady já mencionou a "Permanência Consular". Isso é quando o pessoal de um consulado "de verdade" se desloca até alguns locais para prestar estes serviços (como receber pedidos de Cartão do Cidadão e Passaporte). No caso, são da seção consular da embaixada em Madrid que vão até as Ilhas Canárias (Tenerife e Las Palmas). Olhe as datas aqui. Teve uma permanência em abril e agora só em outubro:

    https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/rede-consular/europa/espanha#seccao-consular-da-embaixada-de-portugal-em-madrid

    Como dito, deve ter que contatar a seção consular em Madrid para agendar o atendimento na Permanência Consular:

    https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/rede-consular/europa/espanha#seccao-consular-da-embaixada-de-portugal-em-madrid

  • Obrigada @texaslady e @CarlosASP PELA INFOEMÑOES.

  • PedroSLBPedroSLB Member

    @texaslady Não é necessário o assento então para que seja possível agendar e solicitar a primeira emissão do cartão cidadão no consulado mais próximo?

  • @PedroSLB ,

    o assento não é necessário para o agendamento, mas para solicitar os documentos sim. O assento, obviamente precisa já estar emitido. No caso acima ela recebeu email informando que o assento saiu, mas que ela não precisaria dele, fisicamente para emitir os documentos, uma vez que já estaria no sistema. E ela tem o email de confirmação da emissão do assento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.