Regresso a Portugal, País de origem documentos caducados

Boa Noite, a todos os membros do fórum.

Peço a vossa ajuda,eu vou agendar para a renovação do cartão de cidadão no vice consulado de Recife,mas não sei aonde encontrar o requerimento para preencher e levar no dia do meu agendamento.

Solicito, mais uma dúvida, terá algum outro jeito de mesmo com o cartão caducado e passaporte eu solicitar no vice consulado um passaporte temporário ou emergencial para regresso ao País de origem Portugal.

Solicito, poderei solicitar o cartão de cidadão sendo divorciado no Brasil e casado no País de origem, minha intenção é providenciar advogado em Portugal para a homologação da sentença estrangeira.

Comentários

  • editado June 16

    @NunoT

    O fato de ser divorciado no Brasil não deve impedí-lo de solicitar novo cartão de cidadão e PEP, mesmo o divórcio ainda não ter sido homologado em Portugal. O único possível inconveniênte é que se você tiver alterado seu nome ao se casar, os documentos serão emitidos com seu nome de casado.

  • @ecoutinho

    Desde já lhe agradeço, seu comentário.

    Infelizmente, tenho o passaporte caducado e o cartão de cidadão faz 6 anos e fui muito displicente e terminei aqui, por ficar só.

    Solicito ajuda, porque eu não consigo contactar o vice consulado de Recife, nem por ligação nem por email,e resido longe,por conta do "Requerimento"que pedem, já preenchido, e creio que não me vão (imprimir o Requerimento para preenchimento lá na hora).Eu tenho acesso ao Requerimento para renovação do cartão de cidadão dos Consulado de SP, e do RJ. Por favor tem como haver um (link) que possa colocar aqui para acessar e baixar esse requerimento para que se a a companhia aérea recusar, eu terei de emitir pelo vice consulado de Recife, os documentos.


    Todas as informações no consulado mostram " Não compre passagens aéreas sem ter os documentos válidos"

    Eu estou num desespero, sem ajudas, ainda tenho, dúvidas como se pode comprar uma passagem aérea sem o passaporte válido , porque na hora de fazer a compra pela agência pedem o passaporte válido porque dizem que é obrigatório, para após efetuar o chekin.

  • @NunoT para entrar em Portugal não terá problemas com o passaporte caducado, desde que o vôo não faça escala em outros países, o problema é que para sair do Brasil precisa de um passaporte válido, salvo engano.


    Você tem cidadania brasileira ou de algum outro país, ou apenas portuguesa?

  • @NunoT


    Peço a vossa ajuda,eu vou agendar para a renovação do cartão de cidadão no vice consulado de Recife, mas não sei aonde encontrar o requerimento para preencher e levar no dia do meu agendamento.


    Se o seu cartão venceu há menos de 30 dias, talvez você consiga renovar online. Veja o vídeo: DE 15s FixedFare Fast Sofi 16x9 (youtube.com)

    Para fazer presencialmente: até onde eu sei, não há um requerimento, basta você fazer o agendamento e comparecer ao consulado com os seus documentos vencidos.


    Solicito, mais uma dúvida, terá algum outro jeito de mesmo com o cartão caducado e passaporte eu solicitar no vice consulado um passaporte temporário ou emergencial para regresso ao País de origem Portugal.

    Você precisa verificar isso junto ao Consulado. Eu sei que para cidadãos brasileiros no exterior, existe um documento chamado autorização de retorno ao Brasil, que é fornecido pelos consulados brasileiros no exterior e que servem para permitir aos brasileiros voltar ao brasil, mesmo que não tenham outros documentos. Imagino que Portugal também tenha algo assim, para casos como o seu.


    Solicito, poderei solicitar o cartão de cidadão sendo divorciado no Brasil e casado no País de origem, minha intenção é providenciar advogado em Portugal para a homologação da sentença estrangeira.

    Pode pedir a renovação do cartão.

  • @LeoSantos Muito obrigado pela sua resposta e seu interesse em responder.

    Sou Português de origem , sem qualquer outra cidadania, mas com cartão de residente permanentemente no Brasil válido.

    Se eu tivesse outra cidadania puderia providenciar um passaporte mais barato e mais rápido, mas infelizmente não tenho.

    Então se eu não tenho como regressar ao meu País de origem com o cc e passaporte caducados terei que providenciar junto ao vice consulado de Recife que é a minha área, mesmo sendo 250 km de distância.

    O Problema também está no facto de eu não conseguir o "Requerimento" que solicitam impresso e preenchido para a renovação do meu cartão de cidadão português e como venho pedindo a ajuda de todos os membros, aonde posso acessar para conseguir o requerimento para levar ao vice consulado de Recife.

    Acredito que não me irão imprimir o Requerimento para preencher na hora, porque não encontrei nas pesquisas, o requerimento para o vice consulado de Recife,somente nas pesquisas vi os requerimentos nos consulados de SP E RJ.

    Já ligo há meses e enviei email.

    Pode me ajudar ou algum membro

    Regressar ao País de origem, acredito que eu tendo mesmo os documentos caducados, deveria haver alguma lei que permitisse.

    Houve uma companhia aérea que me deu a informação que se eu como português embarcasse do meu próprio País de origem para o Brasil não teria problema, e recomendou procurar o vice consulado de Recife ou a Polícia Federal aqui no Brasil, não faz sentido.

    Ajudem aonde consigo o requerimento .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.