Processo Concluido

Recentemente recebi o email falando que o processo foi concluido com sucesso, como preciso de realizar o registro de casamento da minha vo com meu avo em portugal, eu precisaria do registro da certidao, para eu poder dar inicio no processo de dupla nacionalidade da minha mae, tem algum site que ja posso pedir uma copia desse registro de certidao’?

obrigado


Comentários

  • @pedropaulogaspar


    como está escrito no próprio e-mail, você receberá em breve uma cópia do assento.


    mas se não quiser esperar, pode pagar 10 euros e pedir no Civil Online.

    Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa

  • Bom dia a todos!

    Venho buscar entendimento do averbamento no assento de nascimento.

    apos o assento de nascimento sair, dei entrada na transcrição de casamento e pedi um assento de nascimento atualizado com a transcrição. Gostaria de entender o Averbamento no. 2.

    ”Averbamento no. 1, de 2024-02-09

    Atribuída a nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º, nº 1, alínea d) da Lei nº 37/81, de 3 de

    outubro. Processo nº xxxxx/21

    Processado automaticamente pelo sistema

    Averbamento no. 2, de 2024-06-11

    Completada a menção da naturalidade no sentido que a registada é natural da cidade do Rio de Janeiro,

    Estado do Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil. Processo nº xxxxx/21 da Conservatória do Registo

    Civil de Faro.

    Oficial de registos(a) Sandra Maria Sousa Silva S A Guerreiro, Conservatória dos Registos Centrais Lisboa

    Averbamento no. 3, de 2024-06-13

    Casou civilmente com Amarito , em 04 de dezembro de 1964, no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

    República Federativa do Brasil. Nome após o casamento: Sónia. Assento de

    Casamento nº xxx/2024 do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil.

    Funcionário designado(a) Maria Teresa de Paula C. Burger, Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro,

    Brasil”

  • @Valeria_Peixoto

    Qual sua dúvida sobre o averbamento?

    O Averbamento 1 informa que a pessoa obteve nacionalidade portuguesa por atribuição como neta (art 1d).

    O Averbamento número 2 complementa com a naturalidade (Rio de Janeiro/RJ), provavelmente pq no assento original constava apenas "República Federativa do Brasil".

    O averbamento 3 atualiza o estado civil e o nome de casada.

  • Olá @ecoutinho!

    primeiramente, obrigada pelo retorno! Vcs sempre a postos!

    minha dúvida era o que quer dizer o averbamento 2. Não entendi, mas também nunca tinha visto um assento de nascimento. Não sabia se o averbamento 2 era normal de se ter.

    Obrigada.

  • editado June 16

    @Valeria_Peixoto

    O normal mesmo era a naturalidade vir já completa no “corpo” do assento de nascimento, informando a cidade, estado e país onde a pessoa nasceu, como vinha antes, mas desde o início do ano os assentos tem sido emitidos via sistema e a naturalidade tem vindo apenas com o país, aí eles completam a informação na primeira oportunidade com um averbamento. Aparentemente foi o que aconteceu nesse caso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.