Atribuição para filhos de portugueses naturalizados - APC

Consegui por meio de advogados a naturalização de minha mãe, filha de portugueses, e a transcrição de seu casamento. Gostaria agora de dar inicio ao meu processo como filho de portuguesa naturalizada, mas por conta própria.

Vi no fórum que recomendam mandar os documentos por correio diretamente pra CRC ou para APC para evitar a demora de agendar uma vaga no consulado e pra mandar para o APC pela maior agilidade de certos processos como na atribuição para filhos.

Fiquei na duvida que no site do fórum ele destaca que o um de meus pais tem que ter nascido em território português (https://www.cidadaniaportuguesa.com/arquivo_central_do_porto/)

Então como minha mãe foi naturalizada eu só posso dar entrada pela CRC?

Ainda não tenho muita experiência no processo e gostaria de um auxilio.

Espero estar criando o tópico no local correto, qualquer direcionamento é muito bem vindo!

Comentários

  • @MarioBn

    Sua mãe obteve a nacionalidade PT pelo artigo 1C? Se estiver na dúvida, olhe no primeiro averbamento ao fim do assento de nascimento PT dela que vai dizer.

    Se foi, você pode mandar para ACP sim. A ACP aceita processos de filhos 1C se o ascendente PT tiver nascido em PT, BR, Uniao Europeia e Reino Unido.

    Fiz o meu processos (e de meus irmãos) na ACP como filhos de uma cidadã PT nascida no BR. E milhares de outras pessoas já fizeram também.

    Só seguir o guia aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/