Ajuda com Certidão de Batismo/Nascimento
Boa tarde pessoal, obrigado por me aceitarem desde já.
Acredito ser bisneto de Português, por parte da minha mãe. Gostaria da ajuda de vocês para encontrar algum documento/informação sobre ela.
Meu avô (Filho dela) dizia que ela tinha vindo de PT por conta de uma guerra, (A Única Guerra que achei nesse período foi uma em 1916…) e ele falava que ela tinha falecido muito nova também, com 31 anos…
Eu não sei se ela veio só ou com os pais, ou somente o pai ou somente a mãe, porque pelos dados que tenho, ela seria muito nova naquela época (em torno de 12 a 14 anos).
Os dados dela que consegui até agora:
Nome: Maria Infante de Portugal ou Maria Infância de Portugal ou Maria Gilda Infante de Portugal ou Maria Gilda Da Irlancia de Portugal.
Batismo/Nascimento: Aproximadamente no ano de 1903.
Local: Não tenho.
Pai: Gil Borges De Lima
Mãe: Izabel Infante De Portugal
Avô: Ezequiel Ferreira
Avó: Maria Ferreira
Casou-se aqui no Brasil com 18 anos de idade com Messias Borges Leal em 1 de setembro de 1921, em Oeiras, Piauí, Brasil.
Inclusive cheguei a achar a Certidão de Casamento da época na FamilySearch.
Dados do meu avô (Pai da minha Mãe) caso ajude:
João Borges Leal
Nascimento: 06/03/1928
Falecimento: 24/12/2009
Ontem eu consegui falar com a única filha da Maria Infante de Portugal que ainda está viva… Porém não chegou a conhecer ela, ela disse que a vó dela ( Maria Ferreira) realmente era de Portugal. Que a família dizia que ela e a Maria tinham sangue azul.
Vi algumas pessoas que sempre são mencionadas e acabam achando algo, irei marcar e agradeceria muito se toda essa história for verdade.
@Kleber Silva Aguiar @CarlosASP @Guilherme Moreira @eduardo_augusto
Comentários
@Rhuglles
Pelo casamento que você mesmo anexou ela seria brasileira....
Este José deve ser irmão dela https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89MQ-DHRY?view=index&action=view no assento tem os anos do obito, José se registrou tardiamente e se declarou brasileiro.
Casamento deste outro irmão Raimundo tem mais informaçoes (datas completas de obito dos pais) e a informação de que o noivo era "natural deste estado" e nascido em 1899.
Casamento de outra irmã (Ana Infante de Portugal) https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QHV-L3XR-397Y-4 ela também aparece como brasileira, pela idade deve ter nascido no ano 1900. A mãe dela aparece como Izabel "Rainha de Portugal".
Entendi, que estranho, porque tudo indica que ela é de lá, inclusive a mãe dela Izabel. Estou bem confuso, mas obrigado, se achar algum outro documento nos registros de lá, ficaria grato. Pois nos daqui, realmente vai constar que ela/eles são brasileiros, porque ela perdeu os documentos quando veio pro Brasil. Chegou sem nada aqui, apenas com a roupa do corpo, como dizia meus avós. E a única filha dela viva, disse que a mãe dela era de Portugal.
@Rhuglles
Por favor não leve a mal, mas quase todas as nossas familias de ascendência portuguesas têm essas histórias de que a familia portuguesa era "muito rica", "de sangue azul" etc mas perderam tudo pq vieram "fugidos da guerra", o bisavô era muito pequeno quando veio etc, "vieram clandestinos no navio" etc. No entanto na verdade o que se descobre é que a grande maioria dos que vieram para o Brasil o fizeram porque eram muito pobres e buscavam o sonho de uma vida melhor que lhes era prometido no embarque...
Ao começar a investigar com base em documentos é muito comum descobrir que a história oral das famílias não seja tão "verdadeira" quanto pensávamos... você pode pesquisar mais, porém seu caso me parece como muitos que vemos aqui... especialmente considerando o conjunto de documentos dos irmãos dela onde todos aparecem como brasileiros (inclusive em documentos da igreja, onde não era comum que mentissem origem).
Claro meu amigo, tudo bem kkk pode falar, temos que ser sinceros mesmo. Entendo, faz sentido mesmo, concordo com você.
Pelo que você pesquisou não achou nada nada relacionado a Portugal dela então? Qualquer documento, ou da mãe? Não queria tomar como base somente os documentos daqui…
@Kleber Silva Aguiar @CarlosASP @Guilherme Moreira @Eduardo Alvim @Eduardo
@Rhuglles não achei nada relacionado a Portugal, a não ser os sobrenomes. Veja que sequer se menciona nos registros o fato dos pais serem portugueses, o que já é um indicativo de que não são... Se ela não tiver nenhuma relação com Portugal, obviamente só terá documentos brasileiros, não achará nenhum documento portugues dizendo que ela não é portuguesa (assim como não encontrará nenhum documento alemão dizendo que ela não é alemã ou japonês dizendo que não é japonesa kkk).
Note que os pais de Izabel "Rainha de Portugal" eram Ezequiel Ferreira e Maria Ferreira... o que parece é que esse sobrenome/título foi algo "inventado" pelos pais por algum motivo... A filha de Isabel, Maria, recebeu o "título" de "Infante de Portugal" (Infante era um título nobiliárquico dado aos filhos dos reis, mais ou menos igual a "principe"). Encontrei outras "Izabel Rainha de Portugal" homônimas no Piauí e até em outros estados nessa mesma epoca, o que demonstra que era de certa forma uma "moda" da época, como tem algumas pessoas chamadas "Luis Rei de França" no Brasil que não tem nenhuma ligação com a realeza francesa. Se voce pesquisar vai encontrar também "Izabel Defensora de Portugal" e até outros sobrenomes incomuns como "Arbitro da Elegância" que parece ser ligado de alguma forma a alguma familia "Rainha de Portugal" (ex https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QLWP-5PPQ).... ou seja, parecem ser "títulos" que as familias inventaram talvez para homenagear a familia real (influente na epoca) ou para tentar dar uma roupagem "nobre" a linhagem familiar.
O que você pode fazer é buscar documentos sobre Izabel e os pais Ezequiel Ferreira e Maria Ferreira (confirme se os nomes são esses mesmo) para ver se eles tem alguma origem portuguesa e assim prosseguir com sua árvore genealógica. Tente localizar o batismo da Izabel no Piaui ou talvez o casamento de Ezequiel, acho que são os documentos que poderão lhe dar o melhor norte na sua pesquisa.
Boa sorte!