Ajuda com Certidão de Batismo/Nascimento

Boa tarde pessoal, obrigado por me aceitarem desde já.

Acredito ser bisneto de Português, por parte da minha mãe. Gostaria da ajuda de vocês para encontrar algum documento/informação sobre ela.

Meu avô (Filho dela) dizia que ela tinha vindo de PT por conta de uma guerra, (A Única Guerra que achei nesse período foi uma em 1916…) e ele falava que ela tinha falecido muito nova também, com 31 anos…

Eu não sei se ela veio só ou com os pais, ou somente o pai ou somente a mãe, porque pelos dados que tenho, ela seria muito nova naquela época (em torno de 12 a 14 anos).

Os dados dela que consegui até agora:

Nome: Maria Infante de Portugal ou Maria Infância de Portugal ou Maria Gilda Infante de Portugal ou Maria Gilda Da Irlancia de Portugal.

Batismo/Nascimento: Aproximadamente no ano de 1903.

Local: Não tenho.

Pai: Gil Borges De Lima

Mãe: Izabel Infante De Portugal

Avô: Ezequiel Ferreira

Avó: Maria Ferreira

Casou-se aqui no Brasil com 18 anos de idade com Messias Borges Leal em 1 de setembro de 1921, em Oeiras, Piauí, Brasil.

Inclusive cheguei a achar a Certidão de Casamento da época na FamilySearch.

Dados do meu avô (Pai da minha Mãe) caso ajude:

João Borges Leal

Nascimento: 06/03/1928

Falecimento: 24/12/2009


Ontem eu consegui falar com a única filha da Maria Infante de Portugal que ainda está viva… Porém não chegou a conhecer ela, ela disse que a vó dela ( Maria Ferreira) realmente era de Portugal. Que a família dizia que ela e a Maria tinham sangue azul.

Vi algumas pessoas que sempre são mencionadas e acabam achando algo, irei marcar e agradeceria muito se toda essa história for verdade.

@Kleber Silva Aguiar @CarlosASP @Guilherme Moreira @eduardo_augusto


Comentários

  • editado June 10

    @Rhuglles

    Pelo casamento que você mesmo anexou ela seria brasileira....

    Este José deve ser irmão dela https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89MQ-DHRY?view=index&action=view no assento tem os anos do obito, José se registrou tardiamente e se declarou brasileiro.

    Casamento deste outro irmão Raimundo tem mais informaçoes (datas completas de obito dos pais) e a informação de que o noivo era "natural deste estado" e nascido em 1899.

    Casamento de outra irmã (Ana Infante de Portugal) https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QHV-L3XR-397Y-4 ela também aparece como brasileira, pela idade deve ter nascido no ano 1900. A mãe dela aparece como Izabel "Rainha de Portugal".

  • Entendi, que estranho, porque tudo indica que ela é de lá, inclusive a mãe dela Izabel. Estou bem confuso, mas obrigado, se achar algum outro documento nos registros de lá, ficaria grato. Pois nos daqui, realmente vai constar que ela/eles são brasileiros, porque ela perdeu os documentos quando veio pro Brasil. Chegou sem nada aqui, apenas com a roupa do corpo, como dizia meus avós. E a única filha dela viva, disse que a mãe dela era de Portugal.

  • @Rhuglles

    Por favor não leve a mal, mas quase todas as nossas familias de ascendência portuguesas têm essas histórias de que a familia portuguesa era "muito rica", "de sangue azul" etc mas perderam tudo pq vieram "fugidos da guerra", o bisavô era muito pequeno quando veio etc, "vieram clandestinos no navio" etc. No entanto na verdade o que se descobre é que a grande maioria dos que vieram para o Brasil o fizeram porque eram muito pobres e buscavam o sonho de uma vida melhor que lhes era prometido no embarque...

    Ao começar a investigar com base em documentos é muito comum descobrir que a história oral das famílias não seja tão "verdadeira" quanto pensávamos... você pode pesquisar mais, porém seu caso me parece como muitos que vemos aqui... especialmente considerando o conjunto de documentos dos irmãos dela onde todos aparecem como brasileiros (inclusive em documentos da igreja, onde não era comum que mentissem origem).

  • Claro meu amigo, tudo bem kkk pode falar, temos que ser sinceros mesmo. Entendo, faz sentido mesmo, concordo com você.

    Pelo que você pesquisou não achou nada nada relacionado a Portugal dela então? Qualquer documento, ou da mãe? Não queria tomar como base somente os documentos daqui…

    @Kleber Silva Aguiar @CarlosASP @Guilherme Moreira @Eduardo Alvim @Eduardo

  • @Rhuglles não achei nada relacionado a Portugal, a não ser os sobrenomes. Veja que sequer se menciona nos registros o fato dos pais serem portugueses, o que já é um indicativo de que não são... Se ela não tiver nenhuma relação com Portugal, obviamente só terá documentos brasileiros, não achará nenhum documento portugues dizendo que ela não é portuguesa (assim como não encontrará nenhum documento alemão dizendo que ela não é alemã ou japonês dizendo que não é japonesa kkk).

    Note que os pais de Izabel "Rainha de Portugal" eram Ezequiel Ferreira e Maria Ferreira... o que parece é que esse sobrenome/título foi algo "inventado" pelos pais por algum motivo... A filha de Isabel, Maria, recebeu o "título" de "Infante de Portugal" (Infante era um título nobiliárquico dado aos filhos dos reis, mais ou menos igual a "principe"). Encontrei outras "Izabel Rainha de Portugal" homônimas no Piauí e até em outros estados nessa mesma epoca, o que demonstra que era de certa forma uma "moda" da época, como tem algumas pessoas chamadas "Luis Rei de França" no Brasil que não tem nenhuma ligação com a realeza francesa. Se voce pesquisar vai encontrar também "Izabel Defensora de Portugal" e até outros sobrenomes incomuns como "Arbitro da Elegância" que parece ser ligado de alguma forma a alguma familia "Rainha de Portugal" (ex https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QLWP-5PPQ).... ou seja, parecem ser "títulos" que as familias inventaram talvez para homenagear a familia real (influente na epoca) ou para tentar dar uma roupagem "nobre" a linhagem familiar.

    O que você pode fazer é buscar documentos sobre Izabel e os pais Ezequiel Ferreira e Maria Ferreira (confirme se os nomes são esses mesmo) para ver se eles tem alguma origem portuguesa e assim prosseguir com sua árvore genealógica. Tente localizar o batismo da Izabel no Piaui ou talvez o casamento de Ezequiel, acho que são os documentos que poderão lhe dar o melhor norte na sua pesquisa.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.