Esposa casada c/ filho(falecido)de portuguesa
Uma amiga pediu ajuda para saber se sua mãe teria direito a cidadania portuguesa.
A mãe dela viva é viúva e o falecido era filho de portuguesa(falecida).
A mãe dela tem direito?
Essa amiga minha ela tem direito como neta. Teria alguma forma da mãe dela ter?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@cfelipelf
Se o casamento ocorreu antes de 1981, pode pedir a nacionalidade pelo modelo "Base X".
No entanto, importante salientar que esse modelo é de nacionalidade por aquisição, ou seja, não retroage ao nascimento do requisitante. A pessoa passa a ser portuguesa quando o processo é concluído.
Faça uma busca aqui no fórum, há vários tópicos sobre o tema.
O essencial vc encontra aqui: Nacionalidade por efeito Base X - cônjuge mulher casada com português antes de 1981 — Fórum Cidadania Portuguesa
@eduardo_augusto
O pai não era português.
@cfelipelf
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25718/viuva-de-portugues-consegue-reconhecer-a-cidadania
@eduardo_augusto @Guilherme Moreira
Agradeço a ajuda amigos, vou tentar explicar novamente para ver se fica mais claro.
Avo brasileiro (falecido), casado no brasil com uma portuguesa(falecida).
Teve um filho brasileiro (falecido), que se casou com uma brasileira (mae)
Teve uma neta brasileira.
Minha pergunta é se essa MAE, tem direito a cidadania portuguesa? Seja pelo casamento ou adquirir pela neta. Existe alguma possibilidade dessa mãe ter a cidadania?
@cfelipelf
Não há concessão de cidadania para um filho BR de um ascendente PT se esse filho BR já morreu. Só se pode pedir em vida.
Se esse filho BR nunca adquiriu a cidadania PT, essa viúva BR nunca foi casada com um cidadão PT; ele viveu e morreu apenas como BR. Logo, ela não tem direito.
Caso esse filho BR tenha adquirido a cidadania PT em vida, e ele tenha se casado antes de 1981, aí sim a viúva teria direito pela chamada Base X.
A neta BR tem direito a pedir a cidadania (como neta da avó PT), mas isso não dá direito para a mãe dela.
@CarlosASP
O filho nunca teve a cidadania em vida, então ela nao terá direito. Conseguiu esclarecer.
Muito Obrigado, mais uma vez, vou comunicar a minha amiga!
@cfelipelf
é isso mesmo, como o @CarlosASP explicou.
Eu não havia percebido o detalhe de que o esposo havia falecido sem ter obtido a nacionalidade portuguesa.