Uso do VWP com companhia aérea brasileira

Boa tarde, por volta do fim do ano passado meu processo foi finalizado e consegui a cidadania portuguesa. Agora em julho terei a oportunidade de ir aos Estados Unidos, contudo meu visto pelo passaporte brasileiro está vencido e gostaria de utilizar o VWP/ESTA (pelo custo e por já estar bem próximo da viagem). O problema é que as companhias aéreas brasileiras não estão, em sua maioria, na lista de companhias autorizadas. Alguém já teve ou conhece alguém que teve problemas por conta da companhia aérea? Agradeço qualquer informação sobre o tópico.

«1

Comentários

  • @Caio_Braga Como assim? CIA Aérea autorizada?

    Até onde eu saiba, a autorização ESTA serve para você entrar nos EUA sem visto, mas nada vinculado à " Cia Aérea "

    Porque teria que ter algum trâmite neste sentido ????

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado June 3

    @Caio_Braga por qual companhia aerea você pretende viajar?

    Eu dei uma olhadinha breve na lista, Avianca, LATAM, Copa, Delta e American Airlines todas elas estão na lista do Visa Waiver.

    Só não achei a Gol e a Azul.


    fonte: https://www.cbp.gov/document/report/signatory-visa-waiver-program-vwp-carriers

  • @jpvecchi Como o Leo Santos comentou abaixo, há uma lista de companhias autorizadas. @LeoSantos Obrigado, infelizmente a oportunidade tinha sido pela Gol ou Azul (acabei indo de Gol), acho que tentarei trocar com a Gol para o voo que é em parceria com a American para ter mais segurança.

  • editado June 3

    @Caio_Braga @LeoSantos Isso foi " exigido " no passado, não?

    Quando nem havia o formulário ONLINE do ESTA!

    Caso a pessoa vá pela CIA AÉREA que NÃO tenha " esse convênio( sei lá o nome que isso recebe )" tem que tirar VISTO ??????????

    Não é possível uma coisa destas.

    Recuso a crer!

    Ainda acho que isso foi antes dos sistemas informáticos e de identificação biométrica!

  • @jpvecchi Acredito que ainda seja uma exigência, pois a última atualização da lista das companhias foi esse ano ainda. E a orientação é tirar o visto mesmo.

    Estou procurando alguém que já tenha tido experiência de ir pela Gol por isso, mas já vou começar a buscar trocar de companhia.

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado June 3

    @jpvecchi acredito que ainda é exigido (entrada nos EUA usando uma companhia autorizada quando for ESTA) para sair do país pode usar qualquer uma.


    https://br.usembassy.gov/visas/visa-waiver-program/


    E sim cara, acho que os EUA são cheios dessas burocracias e regrinhas totalmente desnecessárias.

  • @LeoSantos @Caio_Braga Busquei aqui e a Azul pelo fato, parece que faz parte desde 2014... nem tão recente assim

    A Gol já não sei mesmo de fato.

    Procurei até, mas nada encontrei.

    LATAM acho que está também.

    Bom saber... caso não consiga descobrir se a Gol faça parte, não comprar por ela.

    Uma das maiores vantagens quando em viagem aos EUA com o PEP é justamente a NÃO necessidade do visto.

    Aí ter que pedir o visto no " passaporte vermelho europeu " seria o cúmulo!

  • @jpvecchi a Azul não faz parte atualmente do Visa Waiver Program.

    Podem até ter feito no passado, porém atualmente não estão na lista.

    Existem até reclamações no reclame aqui sobre isso, exemplo:


    https://www.reclameaqui.com.br/azul/azul-linhas-aereas-visa-waiver-program_rTtD4PSKwXo94ScX/

  • @jpvecchi Se não me engano a Azul está buscando renovar, vi em alguma reclamação do Reclame aqui. Se não me engano a duração da autorização é de 7 anos.

  • @LeoSantos @Caio_Braga PUTZ!!!

    Se de fato, for verdade e precisar de VISTO TRADICIONAL...

    Para os cidadãos " luso-brasileiros " que partem do território nacional, pouco adiantará.

    " Além de ter que buscar passagens, preços etc, temos que olhar se a CIA AÉREA faz parte " 🤦‍♂️

  • @jpvecchi detalhe é que isso se aplica para quem sai daqui ou de qualquer país da Europa.

    Lá também devem ter algumas companhias que não tem essa autorização.

    E como disse, a maioria das companhias que operam vôos para os EUA aqui no Brasil tem isso, exceto a Gol/Azul, sendo que a primeira passava dificuldades e foi comprada pela segunda.

  • @LeoSantos A venda da Gol de fato foi feita para a Azul?

    Ruim porque teremos menos concorrência.

    Mas ao mesmo tempo... espero que a Azul volte a fazer parte...

    A maioria dos voos que vejo partir, até fora de Guarulhos - GRU é da Azul!

    Aí é triste!

  • @jpvecchi eu tinha lido noticias que sim, porém parece que voltaram atrás e as companhias resolveram compartilhar voos (codeshare)

  • Em dezembro minha mãe viajou com a Azul normalmente para os Eua com passaporte português + ESTA. Voo direto BH/FLL.

  • A Azul já fez parte dessa lista (achei uma versão de 2014 e 2017 e a companhia estava lá).

    Porém não sei o que aconteceu que foram excluídos ou não conseguiram renovar. Também não sei até quando eles permaneceram na lista.

    De qualquer forma, eu não arriscaria.

  • @LeoSantos @LeonardoBessa Acredito que até o começo do ano a Azul estava na lista. Não vou arriscar, já estou vendo com a Gol como posso fazer para trocar o voo para uma companhia autorizada com o mínimo de transtorno. Obrigado pelos comentários

  • Meu Deus!!! Quanto ***** em " cláusulas escondidas " rs

    @LeoSantos @leonardocouto @Caio_Braga É....

    Assim é complexo.

    Passaporte Europeu vai abrir as portas #SQN

    Porque a CIA Aérea tem que ser " signatária igualmente ".

    Quase não há voos dessas CIAS internacionais, como AA, UA , Delta etc.

    Pelo menos, partindo de rotas em MG não.

    Ter que pedir visto tradicional é fora de senso.

    E as vezes, o " jeito " é pagar mais caro por alguma rota " alternativa " operada por CIA autorizada pelo programa VWP


    Reclamações semelhantes(recentes):

    Visa Waiver Programa - Cidadão Português - GOL - Reclame Aqui -- Agora em Maio/2024

    Participação da AZUL na VWP (Visa Waiver Program) - Azul - Reclame Aqui - Jan/2024


    Dureza!!!

  • Na minha opinião, acho que não é bem assim

    A azul possui uns 4-5 voos diários para os eua. 2 de campinas, 1 bh ou recife, 1 manaus ou belém.

    A gol mais uns 2-3 dependendo do dia. 2 de brasilia, 1 fortaleza.

    Com certeza passa de 1000 pessoas por dia. Destas, quantas têm passaporte europeu + esta e tentam embarcar? uma dezena? 2-3 dezenas? Por dia.

    Se não estivessem embarcando, teíamos relato disso na imprensa.

  • @leonardocouto Eu acho esse tipo de pensamento arriscado pra caramba.

    Passa um monte de gente batido todos os dias? Com certeza. Afinal, são aeroportos que recebem milhares de pessoas todos os dias.

    Porém, o que acontece se você for o "sorteado"? Vai ser levado pra salinha pra conversar. Alegar que "todo mundo passa" não vai ajudar muito. Nem dizer que "não sabia".

    Lembrando que o ESTA uma vez cancelado, já era, não tem volta.

  • Sim, caros colegas @leonardocouto e @LeoSantos , difícil.

    Não sei se estes que " passaram batido ", os oficiais só analisaram o fato de carregarem um passaporte elegível ao VWP e a autorização ESTA, ou qualquer outra coisa possa ter ocorrido.

    Eu mesmo não pretendo( e NÃO QUERO tirar visto tradicional por trâmites burocráticos e desnecessários, sendo que portarei um PEP ) para viajar aos EUA.

    Agora... se " barrarem " alegando: " sua cia aérea não faz parte " ... aí é paciência.

    Mas @LeoSantos , o ESTA cancelado, só pedir outro, ou não ???? Tem que tirar visto tradicional ?

  • @jpvecchi Complicado, acabei optando por renovar meu visto pois será a rota menos custosa. Mas foi um transtorno grande, pq estava contando com o ESTA para facilitar.

  • @LeoSantos concordo que é arriscado, tem que ver se vale a pena ou não.

    :)

  • @jpvecchi

    ESTA cancelado, só pedir outro, ou não ???? Tem que tirar visto tradicional ?

    Não... Como o @LeoSantos disse: já era... Se for cancelado por um motivo como esse, perde a elegibilidade ao ESTA.

    E te diria que provavelmente a pessoa vai entrar "na lista" dos que o consulado vai passar por um pente fino antes de conceder um visto B1/B2.

  • @ecoutinho Por um procedimento em que há um " conflito " assim dizendo... entre a CIA Aérea e o programa ?

    Duro!

    O jeito é olhar as rotas que façam numa " transportadora credenciada " então.

    Não entendo o por que a Azul parou com o programa.

    Até meados de 2017 faziam!(Oficialmente falando)

  • @jpvecchi

    Por um procedimento em que há um " conflito " assim dizendo... entre a CIA Aérea e o programa ?

    Eu concordo que não parece razoável, mas é como eles funcionam. A imigração americana não quer nem saber os motivos... Quando identificarem a situação, vão reportar no sistema deles que houve "mal uso/fraude" do uso do ESTA e a pessoa que tentou entrar com ele sem poder vai ficar com essa informação no seu histórico.

  • @jpvecchi é como o colega @ecoutinho disse:


    Se for cancelado por um motivo como esse, perde a elegibilidade ao ESTA.


    E te diria que provavelmente a pessoa vai entrar "na lista" dos que o consulado vai passar por um pente fino antes de conceder um visto B1/B2.


    É exatamente isso que acontece. Você até consegue outro visto, mas vai passar por um escrutínio maior pois seu nome estará na lista de quem já teve a entrada recusada.


    Eu discordo quando fala que é um simples conflito entre a Cia área e o governo.


    Está expressamente escrito nas regras do VWP que você só pode entrar no país por uma companhia aérea autorizada... Tem até no FAQ, dizendo que é obrigatório a entrada desse jeito (sair do país, você pode sair com qualquer uma).

  • Infe, prefiro não arriscar como concordo plenamente com vocês @ecoutinho e @LeoSantos

    O problema de pedir visto, além do tramite caro e altamente burocrático, há risco de ser negado, e o contrassenso é total.

    Na prática, sair do Brasil com passaporte elegível ao VWP tornará-se inútil.

    O jeito é olhar os R$1000,00 do custo do visto por viajante, e pagar essa diferença nas passagens numa companhia elegível.

    O intuito “ economizar “ já foi pro ralo.


    Agora, a facilidade compensará se achar nesse sentido:


    ” Voo cia elegível R$3 mil reais “

    ” Voo cia inelegível (necessário visto regular) R$2 mil reais “

    EUA são chatos ao extremo, prefiro não bater de frente!


    Vou olhar futuramente a possibilidade de aplicar para o E-2 , assim que conhecer o país e se achar interessante

  • Os casos que o @leonardocouto cita, devem ser muito atípicos!


    Para terem viajado por companhia não participante e ter dado certo

  • @jpvecchi @LeoSantos Bom dia, hoje tive a entrevista do visto (felizmente aprovado). Nem o próprio funcionário da embaixada parecia saber dessa questão da Gol não ser elegível para o ESTA.

    Me perguntou por que estava tirando o visto no passaporte português e quando expliquei o motivo disse que estava surpreso. Complicado esse limbo de não sabermos se essa lista é algo aplicado ou não. Mas como foi dito pelo @jpvecchi, também prefiro não bater de frente e correr o risco de perder a viagem.

  • @Caio_Braga

    Posso fazer uma pergunta por pura "curiosidade científica"? Já que, por precaução, você decidiu ir pelo caminho de pedir um visto americano tradicional, com entrevista, coleta de digitais, teste do pézinho 😂 e todo ritual de voodoo que os consulados americanos adoram, pq pediu o visto no passaporte português e não no brasileiro?

    A princípio não vejo problema algum em fazer isso, só fiquei curioso mesmo rsrs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.