Onde mandar um novo pedido de transcrição?

Olá a todos, estou precisando de ajuda

O resumo da pergunta é: onde devo mandar o pedido de transcrição para que saia o mais rápido possível? Santos ou alguma CRC em Portugal (sem ser a de Porto)?

Mais detalhes:

Enviamos em outubro/2023 para a CRC de Porto o pedido de transcrição do casamento de minha bisavó portuguesa, para que possamos pedir a cidadania portuguesa 1C de meu avô. Na época, enviei pedido por suprimento, pois não tinha a certidão de nascimento do nubente. Rapidamente eles enviaram email com detalhes de pagamento, mas depois nada.

Em janeiro/2024 finalmente encontrei a certidão de nascimento do nubente, e imediatamente enviei para a CRC de Porto para que pudesse ajudar no processo. Mas eles continuam enrolando, e cada vez que pergunto sobre o estado do processo, avisam que primeiro dão prioridade a pedidos mais recentes... Exemplo: em Abril eles primeiro concluíram pedidos recebidos em Março e Abril, mas nada de processar o nosso pedido.

Estou ficando preocupado, pois meu avô tem idade avançada e Desu nos livre algo acontecer com ele antes de podermos pedir sua cidadania.


Estou seriamente considerando enviar um novo pedido a outro lugar, o que acho que vai acabar sendo mais rápido.

  1. O que vocês pensam sobre essa situação e ideia?
  2. Devemos enviar o pedido para Santos (vivemos em São Paulo) ou para outra CRC em Portugal?

Obrigado pela ajuda nesse momento difícil!

Comentários

  • editado May 30

    @fer29

    Meus "pitacos" sobre o assunto, pois não passei pela mesma situação:


    onde devo mandar o pedido de transcrição para que saia o mais rápido possível? Santos ou alguma CRC em Portugal (sem ser a de Porto)?

    Se você mora em SP, pelos relatos recentes a melhor opção no momento é Santos (lembrando que sempre pode piorar da noite para o dia).

    em Abril eles primeiro concluíram pedidos recebidos em Março e Abril, mas nada de processar o nosso pedido.

    Parece um absurdo se não tiverem um motivo real para estar "segurando" o seu pedido (como a falta de algum documento, algum esclarecimento pendente etc)... Eles realmente responderam isso para vc de maneira formal (num email) ou é o que vc acredita que esteja acontecendo? O motivo seria a supressão da certidão de um dos nubentes? Se for por isso, já informou a eles que conseguiu a certidão e que poderia fazer a transcrição "normal"?


    O que vocês pensam sobre essa situação e ideia?

    Complicado dizer, pois afinal de contas eles até já te cobraram a taxa. Eu tentaria escalar o problema abrindo uma denúncia. Se realmente estão priorizando casos que entraram depois do seu sem um motivo prático para isso (como uma falta de documento), não parece que estão procedendo corretamente que seria tratar os casos pela ordem de chegada. Por outro lado, quando fizer a denúncia vai levar algumas semanas para apurarem até ter uma resposta, que ao final pode não ser a que vc gostaria. Se estiver com pressa, mandar para outro lugar pode ser uma opção... Depois, quando a CRC finalmente foi fazer o trabalho, verá que já foi transcrito e vai entrar em contato com vc informando e (espero) devolvendo o dinheiro.

    Devemos enviar o pedido para Santos (vivemos em São Paulo) ou para outra CRC em Portugal?

    Se for realmente para o caminho de enviar o pedido novamente, eu mandaria para Santos.

  • fer29fer29 Member

    Obrigado @ecoutinho pela resposta rapidíssima! E obrigado por dizer que também acha um absurdo, eu já estava começando a perder os cabelos por isso.


    Sim exatamente, eles responderam por email dizendo o seguinte, no dia 24/abril/2024:

    "A transcrição ainda não está concluída. A Srª Conservadora só vai concluir as transcrições pendentes no início de maio. Até ao final deste mês [abril] tem que concluir as transcrições que deram entrada este mês." -> Mas já estamos no final de maio infelizmente...

    Eu havia enviado uma carta por correio, e também por email, explicando que encontramos a certidão de nascimento, e anexamos a cópia oficial da certidão.


    A sua ideia de escalar com uma denúncia é muito boa, como eu faria isso? Com um documento escrito e assinado pelo requerente explicando a situação? Ou existe um meio mais formal?


    Acho que vou enviar a denúncia e ao mesmo tempo vou acabar enviando um novo pedido para Santos então. Vamos torcer para que dê certo de alguma maneira! Obrigado pela ajuda :)

  • editado May 30

    @fer29


    Eu havia enviado uma carta por correio, e também por email, explicando que encontramos a certidão de nascimento, e anexamos a cópia oficial da certidão.

    Tiveram alguma resposta? Cópia da certidão infelizmente não serve para muita coisa além de permitir ao conservador olhar para dizer se aceitaria. Para utilizar no processo precisará da certidão original, emitida recentemente pelo cartório e apostilada.

    A sua ideia de escalar com uma denúncia é muito boa, como eu faria isso? Com um documento escrito e assinado pelo requerente explicando a situação? Ou existe um meio mais formal?

    Há um canal de denúncias. Se for na discussão de processos de netos aqui no fórum verá que alguns colegas fizeram e o endereço correto do canal para denúncias. Eles obtiveram resposta (mesmo não tendo conseguido o que queriam que era a conclusão do processo), mas o importante é que deram atenção e a pessoa responsável pela conservatória teve que olhar o caso e responder claramente pq o caso não andava. Eu considero essa a última medida, caso não todo o resto tiver falhado, pq imagino que depois de ter que dar explicação para um superior em Lisboa a pessoa que está com seu processo não estará nada feliz (afinal, somos todos humanos e ninguém gosta do "chefe do chefe" questionando pq algo que está com vc não anda) e a tendencia a partir daí será aplicar a regra exatamente "como está escrita".

    Acho que vou enviar a denúncia e ao mesmo tempo vou acabar enviando um novo pedido para Santos então.

    Eu não faria isso... Escolheria apenas um caminho e seguiria por ele, se falhar aí sim vai para o outro. Imagina a hipótese: vc faz a denúncia ao mesmo tempo que manda para Santos, aí alguém em Lisboa manda um pedido de explicações para o responsável da CRC Porto e alguém vai olhar o caso com atenção, aí identificam que há outro pedido igual correndo em outro lugar. Pode te dar dor de cabeça e consumir tempo explicando "que focinho de porco não é tomada".

    O ideal seria conseguir se entender com a CRC Porto. Já tentou ligar? É difícil atenderem, mas quando precisei consegui. Dei sorte e acabei sendo atendido pela própria conservadora que, apesar de breve e direta, foi atenciosa, ouvir com atenção minha dúvida e esclareceu. É importante apenas quando ligar estar com sua dúvida pronta (de preferência escrita numa colinha na sua frente) e ser objetivo (sem emoções ou opiniões, apenas os fatos) e obviamente respeitoso e educado.

  • @fer29


    o processo 1C já foi iniciado? Trata-se de uma exigencia?

    se nao é o caso… Mande logo o processo do seu avô…

  • @fer29

    Como está o andamento do caso?


    Tive uma história de demora de transcrição que está me sufocando.

    Comecei o "processo" de transcrição de casamento na Conservatória de Loures em novembro de 2023 e a lentidão foi tão grande que o nubente faleceu como solteiro, tento complicações burocráticas para viúva que têm prazos para serem feitos como notificar para finanças sobre o óbito, direitos da viúva, solicitação do laudo do hospital (que só pode ser solicitado pela viúva), seguro de vida (participação do sinistro), notificar o banco o óbito(correto) visto que é conta conjunta e o processo de nacionalidade de casamento já iniciado, que será solicitado a transcrição de casamento.  

    Perto do falecimento fomos na conservatória falar que o nubente estava na UTI, mas a atendente não quis antecipar a transcrição mesmo sabendo que iria gerar mais trabalho depois. Só depois de 7 meses de entregar todos os documento na Conservatória de Loures, fomos convocadas para transcrição de casamento. Chegando lá apenas tivemos que mostrar todos os documento novamente e fez uma minuta da transcrição de casamento que iria passar para o conservador para analisar e já estava com um número do processo. Questionei a ordem da grandeza da espera para concretizar a transcrição. 1 semana , 6 meses, anos? A atendente que fez a minuta não soube responder.


    Só depois de 7 meses após a entrega que ele COMEÇARAM, gerando um número de processo de transcrição de casamento. Sem prazo de quanto tempo poderá ainda demorar. Será que mais 7 meses, 2 anos? Acho um absurdo. Agora irei questionar para a atendente me falar uma ordem de grandeza da demora. Porque demorando muito, mais compensa eu cancelar, devolverem meus documentos e eu ir em uma Conservatória do interior do interior e fazer isso em 1 semana.


    Gostaria de saber como anda o seu processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.