Prazo de entrega para passaporte e CC em portugal

Boa tarde pessoal, estou com uma duvida referente aos prazos de entrega dos documentos, estou me planejando para tirar meus documentos em portugal, pois tenho muita urgencia e não consigo achar vagas para agendar em consulados no Brasil, com isso gostaria de saber se alguem tirou seus documentos esse ano em 2024 em porto, e em media quanto tempo leva para que els fiquem prontos. Obrigado!

Comentários

  • @iurymaierhoffer No site do IRN tem os prazos para CC e PEP, e para acelerar o prazo terá que pagar mais caro

    https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Cartao-de-Cidadao?pk_vid=006d70808537df0c1716832003bcfce4#Quantocusta

    aparecerá todos os preços e prazos para o CC.

    https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Passaporte-eletronico#Quantocusta

    também aparecerá os preços e prazos para o PEP.

  • @iurymaierhoffer eu tirei meus documentos pessoalmente no Porto agora em março/2024. Já escrevi alguns posts aqui comentando. Talvez você consiga procurar por autor ao usar a busca.

    A dica que eu dou: procure agendar pelo SIGA na Loja de Cidadão do Porto (em Campanhã), mas se não tiver vaga, pode ir mesmo assim. Lá tem muitas mesas de atendimento e, pelo menos quando fui, mesmo sem senha o atendimento acontecia em 20 minutos.

    Solicite primeiro o CC, depois o PEP. Isso se não tiver alterado o nome por qualquer eventualidade.

    Caso tenha mudado o nome, melhor averbar a mudança primeiro em uma Conservatória para só depois pedir CC e PEP.

  • @iurymaierhoffer

    Eu tirei em Lisboa esse ano e não Porto.

    Além do que os colegas mencionaram, eu acrescentaria uma margem de tempo para "imprevistos".

    Comigo aconteceram dois: apesar de meu assento de nascimento estar completamente correto, os dados no sistema para emitir o CC estavam diferentes (com sobrenome repetido). Ninguém conseguiu me explicar a razão disso, mas isso atrasou tudo, pois a correção não é instantânea; o sistema teve que rodar uma atualização (diária?) antes que a correção aparecesse para os funcionários responsáveis em processar o pedido de CC. Perdeu-se um dia útil nisso.

    A outra foi chegar na mesma Loja do Cidadão no dia seguinte, já para dar entrada no passaporte, e ela estar fechada por ter estourado um cano... Sistemas saem do ar às vezes também.

    Leve dinheiro (euros), pois só são aceitos cartões emitidos em PT para fazer o CC e o PEP.

    No cenário mais favorável e tudo sendo perfeito e pagando as taxas mais caras, e conseguindo ser atendido sempre antes das 11 da manhã (tanto para o CC como para o PEP), o cronograma seria esse:

    Primeiro dia útil: atendimento para CC antes das 11; levantar (retirar) no fim do dia. Tente arriscar se ao levantar o CC ainda dá tempo para pedir o PEP na mesma hora (em geral não dá)

    Dia útil seguinte: atendimento para PEP antes das 11; levantar (retirar) no fim do dia no aeroporto

    Fique de olho se há algum feriado em PT, ou local no Porto, nas datas pretendidas.

  • @CarlosASP

    Estou numa sinuca que causei por ter marcado hotéis pra minha próxima viagem antes de saber que teria chance de fazer meu cartão de cidadão durante a viagem. Suponha que eu peça meu cartão de cidadão com extrema urgência e que fique pronto no mesmo dia ou dia seguinte. Mas que eu só volte para buscar o cartão 3 dias depois. Isso é possível? Estarei perto do Porto numa segunda-feira e só passarei por lá novamente na quinta-feira seguinte :D

  • @mordak

    Essa eu não sei responder, mas pergunte especificamente antes de pedir o cartão quanto tempo ele fica disponível para levantamento no local a retirar. Eu fiz em Lisboa, no Porto pode ser um pouco diferente também.

    Digo isso pois, ao solicitar o passaporte (com a extrema urgência e retirada no aeroporto de Lisboa), a atendente me falou muito especificamente, sem eu perguntar nada, que o passaporte ficaria disponível para retirada no aeroporto a partir de tal hora e depois APENAS nos dois ou três (?) dias seguintes. Imagino que seja por questão de espaço, segurança etc.

    Como eu ia pegar o mais rápido possível, não perguntei o que acontece ao PEP se ele não fosse retirado nesse prazo (é destruído? é enviado para outro lugar? realmente não sei). Quando fui retirar, ele estava lá como prometido.

    Comentário adicional: ontem, em outros grupos, algumas pessoas mencionavam queda do sistema afetando os serviços em diferentes conservatórias. É o tipo de imprevisto a que fiz alusão antes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.