Como conseguir o assento de nascimento de português

Boa noite. Alguém sabe como posso conseguir o assento de nascimento do bisavô português da minha filha? Eu não tenho todas as informações necessárias para preencher o formulário do civilonline.pt. Uma das filhas dele já conseguiu a cidadania portuguesa e eu quero começar o processo a da minha filha a partir da avó paterna dela. Alguém pode me ajudar, por gentileza?

Comentários

  • @MaeDeBisneta

    Você precisa do nome, data de nascimento, filiação e local de nascimento para pedir no civilonline. Siga o guia e preencha apenas o que é obrigatório:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Não tem esses dados?

    Se não tiver, não tem como pedir para a filha dele, que já obteve a nacionalidade?

  • @CarlosASP

    Obrigada pela ajuda. O meu problema é não conseguir esta informação da filha dele, que insiste em dizer que é preciso apenas a certidão de óbito e sabemos que não é este o procedimento junto ao consulado. Falta apenas saber o local de nascimento para eu pedir o assento.

    Vou continuar tentando, talvez com outra pessoa da família.

    Obrigada

  • @MaeDeBisneta

    Um outro caminho; pedir ao civilonline o assento de nascimento dessa filha que já obteve a nacionalidade (isso se ela mesma não tiver já um em mãos).

    Ali deve aparecer onde os pais dela nasceram. Pelo menos, no meu assento de nascimento PT, consta o local de nascimento de meus pais.

  • @CarlosASP

    Ótima idéia 😉

    Muito obrigada!

  • @CarlosASP

    Consegui algumas informações e fui preencher o pedido de certidão no civil online.pt e o preenchimento foi rejeitado pois o nascimento do cidadão português data de mais de 100 anos, se vivo ele teria 111 anos.

    Alguém já passou por este caso de pedir um assento de nascimento de mais de 100 anos? Não sei como proceder, alguém pode me ajudar, por gentileza?

  • @MaeDeBisneta

    Leia o guia que o @CarlosASP te passou, inclusive a observação que consta ao final.

  • @ecoutinho

    Sim, eu li, estou tentando contato com outra pessoa da família que já fez... aguardando noticias, espero que tenha solução.

    Obrigada

  • editado May 28

    @MaeDeBisneta

    Tem certeza que leu atentamente até o final? Copiei abaixo a observação que aparece no final do guia. A princípio resolve seu problema. Muitas pessoas já fizeram e funciona sem problemas.


    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE - O Civil online só aceita certidões com menos de 100 anos de emissão. Assim, é preciso "driblar " o sistema!! Coloquem um ano que, a partir do pedido, seja menor que 100 anos atrás e, em "Informações Adicionais" , coloquem a data correta!!!

  • @ecoutinho

    Muito obrigada, fiquei até envergonhada... eu realmente não li a informação mais importante. Já estava desanimada, mas você me reanimou. @CarlosASP Vou tentar novamente, tomara que dê certo o detalhe de "driblar" a data e eu votarei pra dar a boa noticia 😊. Feliz por ter encontrado este fórum maravilhoso!

  • Boa noite,

    Mais uma vez estou ajudando um amigo a obter a sua nacionalidade, através do processo de filho.

    Estou precisando pedir ao civil online a certidão do seu pai.

    Para variar, falaram que nasceu em Trás-os-Montes, rsrsrs.

    Pois bem, peço ajuda para encontrar o complemento das informações sobre o local exato de nascimento.

    NOME: ARMENIO MARTINS VIANA

    FILIAÇÃO: Beatriz Martins do Pilar e Candido Luiz Viana

    DATA NASCIMENTO: 28/09/1944

    DATA DE ENTRADA: 14/05/1957

    Desde já grato!

  • editado June 9

    Outro irmão (José) de Esposende https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95BS-SCTN?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A27FH-DXH&action=view são ambas localidades proximas no distrito de Braga.

    O cartão de imigração da mãe (Beatriz) diz que ela é de Esposende também. No cartão dela está mencionado o filho Armenio, então com 12 anos. https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9P3J-Q37?view=index&action=view

    E aqui o cartão do pai (Candido) que menciona ele ser de Barcelos https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-X963-3V?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AVJ1P-25N&action=view

  • @AlanNogueira Boa noite,

    Sim, são eles.

    Vou tentar no civil online para Braga / Esposende.

    Imagino que com todas as informações, que são bem completas, deverão corrigir caso esteja em conflito.

    Realmente, deu para ver que eles viviam nessa região, tudo bem perto.

    Mais uma vez muito grato pela ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.