Dúvidas sobre sobrenome em relação a cidadania pelo casamento
Bom dia, pessoal.
Me chamo Caio, vou me casar e gostaria que minha noiva também tivesse a cidadania no futuro.
Eu tirei a minha cidadania a partir do meu avô, de sobrenome Oliveira, porém meu segundo sobrenome (Lemos), também é de origem portugesa.
Gostaria de saber se para ela ter direito à cidadania no futuro, ela poderia pegar o meu sobrenome Lemos (que no dela ficaria mais bonito e também é um sobrenome de origem portuguesa, pois minha bisavó Lemos era portuguesa) ou teria que ser o Oliveira, por ter sido o sobrenome pelo qual eu tirei a minha.
Tentei encontrar no fórum mas não achei essa informação com o mesmo exemplo que o meu.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Caio Lemos
São duas coisas aí: no casamento, vai se aplicar a lei do país onde se casarem, se for aqui no Brasil, ela pode pegar o Lemos sim, sem problema. O nome que ela adotar, vai ser o nome que será usado no futuro na cidadania portuguesa.
Para a cidadania, não importa o sobrenome, importa que vocês estejam casados a 6 anos (3 anos se tiverem filhos em comum) e atender os outros requisitos, mas é possível sim.
@Caio Lemos
Uma informação adicional ao que o @LeoSantos passou: assumindo que sua noiva seja brasileira, depois de 5 anos casada ela passará a ter direito a pedir nacionalidade portuguesa como cônjuge (ou 3 se vcs vierem a ter filhos e esses filhos tenham cidadania portuguesa). Se não for brasileira e não tiverem filhos, aí precisa ter os 6 anos de casada.
No mais, é como o LeoSantos disse: para o processo de cidadania a pessoa ter sobrenome português, italiano, inglês ou japones não faz diferença alguma.
@ecoutinho @LeoSantos ah, muito obrigado. Eu jurava que ela precisaria pegar o meu Oliveira para ter direito mesmo com a condição do casamento e do tempo. Ela é brasileira, sim. Muito obrigado aos dois
@Caio Lemos isso é uma lenda urbana que circula muito por aí, mas não é verídico.
Sobrenome português não é um requisito para pedir a cidadania.