Consulado de SP ou CRC?

Olá a todos!

Eu gostaria de poder agradecer à vocês todos, que foram essenciais no meu processo de requerimento de nacionalidade portuguesa. Conheço o fórum há alguns meses e venho sempre sanar minhas dúvidas aqui.

Eu sou filha de pai português, e isso torna meu caso muito simples. Assim foi fácil não ter que fazer nenhuma pergunta até agora, porque tudo já estava disponível aqui. Dei início ao meu processo no final de janeiro/2012, primeiro transcrevendo o estado civil dos meus pais.

No dia 27/03/2012, enviei ao Consulado a minha documentação. Recebi uma ligação do Consulado essa semana agendando minha visita para daqui um mês. Estou bem feliz... :D

Bom, eu acho que minha experiência pode ajudar as pessoas que estão em São Paulo a decidir por qual caminho é melhor requerer sua nacionalidade portuguesa com relação ao custo financeiro: Consulado ou CRC?

Os gastos com certidões e autenticações em cartório, e os gastos com correio são praticamente os mesmos em ambos os casos.

Fazer a solicitação pela CRC custaria 175,00 Euros (R$ 430,00). Mas os documentos a serem enviados a Portugal devem ser todos legalizados pelo Consulado. São, ao menos 3 documentos, o que custa R$ 144,82.

Pelo Consulado não é possível solicitar a nacionalidade portuguesa sem solicitar também o Cartão do Cidadão, que sozinho custaria R$ 230,00. O cartão + passaporte custa R$ 415,00.

Resumo da ópera:

Pela CRC:
430,00 + 145,00 + 60 (custos com remessa do dinheiro) = R$ 635,00 + 415,00 (passaporte e cartão) = R$ 1050,00

Pelo Consulado:
Nacionalidade + cartão= R$ 880,00 + passaporte: R$ 1060,00

Como eu quero também o passaporte , ficou fácil decidir...

Boa sorte!

Comentários

  • Nossa Cristiane parabéns pela sua inteligência, eu mesmo quando fiz o meu primeiro processo perguntei varias e varias coisas mesmo já tendo tudo escrito na comunidade, acho que era mais falta de confiança do que de informação! kkkkimage

    Que bom, que você vez o "resumo da ópera" para o consulado de SP pena que o Consulado do Rio é tão moroso a qualquer coisa relativa a nacionalidade, tão diferente do consulado eficiente de SP
  • Cristiane,
    Excelente o seu resumo!  Eu sempre digo que vale a pena usar o Consulado em SP sempre que possivel e que os documentos estejam todos em ordem. O site esta bem explicado e os custos sao praticamente o mesmos, pois como voce bem assinalou evitam-se as legalizacoes. Outro fator é a facilidade de comunicacao em caso de duvidas, comentarios ou observacoes de ambas partes. Sem contar que os processos sao aprovados muito rapidamente tambem.
    Obrigada.
  • acabei de fazer essa pergunta em outro tópico....hehehe 

    Até apaguei lá!!

    Estava em dúvida!! Mas ja esclareci!! 

    Só reforçando: Os valores que vc postou são para a atribuição de quem é solteiro....para qm é casado é um pouquinho mais caro!!! No meu caso, tenho que tirar a do meu Pai....por isso meu comentário!!!

    Agradeço pela informação!!!
  • imageHerмαηø Tor®ë§:
    Nossa Cristiane parabéns pela sua inteligência, eu mesmo quando fiz o meu primeiro processo perguntei varias e varias coisas mesmo já tendo tudo escrito na comunidade, acho que era mais falta de confiança do que de informação! kkkkimage

    Que bom, que você vez o "resumo da ópera" para o consulado de SP pena que o Consulado do Rio é tão moroso a qualquer coisa relativa a nacionalidade, tão diferente do consulado eficiente de SP
    Eu tbm Hermano! Acabo perguntando muitas coisas mais por medo de errar do que qualquer outra coisa!!

    Mas acho que todos aqui tem muito boa vontade para ajudar!!!!

    abss
  • imageHerмαηø Tor®ë§:
    Nossa Cristiane parabéns pela sua inteligência, eu mesmo quando fiz o meu primeiro processo perguntei varias e varias coisas mesmo já tendo tudo escrito na comunidade, acho que era mais falta de confiança do que de informação! kkkkimage

    Que bom, que você vez o "resumo da ópera" para o consulado de SP pena que o Consulado do Rio é tão moroso a qualquer coisa relativa a nacionalidade, tão diferente do consulado eficiente de SP

    Hermano, meu caso é realmente bem simples. Não tive muitas dificuldades, mesmo., mas isso é porque pessoas como você se dispuseram a compartilhar suas dúvidas para ajudar quem chegou depois. Felizmente o atendimento do Consulado de SP é muito bom e também disponibiliza muita informação. Por outro lado já li também que não há cobrança pela legalização de documentos em algum Consulado, não me lembro qual. De qualquer forma, parece que o atendimento pela CRC do Porto é bem eficiente também.

    Obrigada! 

  • imageDenise A. Espinal:
    Cristiane,
    Excelente o seu resumo!  Eu sempre digo que vale a pena usar o Consulado em SP sempre que possivel e que os documentos estejam todos em ordem. O site esta bem explicado e os custos sao praticamente o mesmos, pois como voce bem assinalou evitam-se as legalizacoes. Outro fator é a facilidade de comunicacao em caso de duvidas, comentarios ou observacoes de ambas partes. Sem contar que os processos sao aprovados muito rapidamente tambem.
    Obrigada.

    Denise, a primeira vista parece compensar mais fazer todo o processo pela CRC e eu só resolvi parar e analisar melhor a questão dos custos depois de ver que você sempre insistia em que seria melhor fazer pelo Consulado se fosse possível. Concordo com você que esse não é o único benefício.

    Aliás, a você vai meu agradecimento especial, porque seus comentários sempre me ajudam de alguma forma.

    Obrigada!

  • imageJimmy Jimmy:
    acabei de fazer essa pergunta em outro tópico....hehehe 

    Até apaguei lá!!

    Estava em dúvida!! Mas ja esclareci!! 

    Só reforçando: Os valores que vc postou são para a atribuição de quem é solteiro....para qm é casado é um pouquinho mais caro!!! No meu caso, tenho que tirar a do meu Pai....por isso meu comentário!!!

    Agradeço pela informação!!!

    Jimmy, você tem razão. Esses custos são para quem é solteiro, e eu nem sei a diferença de preços entre um e outro caso.

    Se seu pai não for precisar de Cartão do Cidadão e passaporte, talvez seja melhor fazer pela CRC.

    Estou a disposição caso queira confirmar alguma informação sobre a nacionalidade, já que estou com tudo fresquinho na memória...

    Boa sorte!

  • Só não entendo porque o CC e o passaporte são tão caros nos consulados portugueses no Brasil. Aqui na França eu paguei 75 euros, os dois documentos, mesmo fazendo a conversão de moeda, não chega a R$ 415,00...
  • Carol,
    Eu paguei em Lisboa 150 euros pelos dois por ser pedidos con urgencia.
    A diferenca poderia ser por gastos consulares. Será?
  • Cristiane, ja que se ofereceu ai vai: 

    Qual o prazo para a finalização do processo de atribuição?
    Uma coisa que pega pra mim é o prazo....to cansado de enrolar para enviar....só esta pendente pra mim meu avô ter boa vontade e tirar um novo RG...o dele é da década de 70....LOL....
  • Jimmy, como eu disse, coloquei meus documentos no correio no dia 27/03. No dia 18/04 me ligaram e marcaram minha visita ao Consulado para dia 21/05. No site do Consulado informam o seguinte:  

    "Para o Cartão do Cidadão o utente é convocado para duas visitas ao Consulado. A primeira para a recolha dos dados biométricos, e 20 dias úteis depois (em média) o utente receberá uma ligação para vir retirar/validar o cartão."

    Como eles têm cumprido os prazos até agora, estou confiante nisso.
  • dá inveja o consulado de sp, duro é vc ter que lidar com os demais..

    nessas situacoes a CRC parece melhor escolha..

  • imageRenato .:

    dá inveja o consulado de sp, duro é vc ter que lidar com os demais..

    nessas situacoes a CRC parece melhor escolha..

    Concordo com vc Renato. Até porque, no meu caso eu poderia ter feito pelo consulado de curitiba, mas sinceramente eles demoraram 3 meses só para averbar o casamento dos meus pais, imagine para nacionalidade. Apesar de eu ter parentes em sampa, o que me daria uma outra opção na época, ainda assim eu acabaria gastando mais em função das idas e vindas à São Paulo, por essas e outras eu preferi fazer pelo Porto e foi mega rápido. 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.